N. |
Obra |
C |
N. Edu. |
D |
|
Sodré Jr., L., op. cit. #20
|
|
|
|
|
Becker Livi, S.H., op.cit. #11
|
|
|
|
|
Abdalla, Elcio, op.cit. #12
|
|
|
|
|
Montenegro Guttmann, G.A., Braga, M, op.cit. #14
|
|
|
|
|
Quillfeldt, J.A., op.cit. #15
|
|
|
|
|
Martins Maciel, A.M., Faria Seabra, M.E., Bagdonas, A., op.cit. #16
|
|
|
|
|
Plaza Teixeira, R.R., Oliveira dos Santos Jr., A.L., Brock Domingos, R., Alves de Jesus, D., Pereira Neto, J., op. cit. #17
|
|
|
|
|
Bagdonas, A., Zanetic, J., Gurgel, I., op.cit. #22
|
|
|
|
|
Martins Vieira Silva, R.M., Paganotti, A., Rodrigues Gomes, G., Carvalho Vieira, G., op.cit. #27
|
|
|
|
|
Rechi Aguiar, R., Hosoume, Y., op.cit. #44
|
|
|
|
|
Oliveira, E.F, Voelzke, M.R., Amaral, L.H., op.cit. #45
|
|
|
|
|
Rosenfeld. R., op.cit. #46
|
|
|
|
|
Feld Santos, S., Florczak, M.A., op.cit. #47
|
|
|
|
|
Bagdonas, A., Zanetic, J., op.cit. #48
|
|
|
|
|
Bagdonas, A., Zanetic, J.,Gurgel, I., op.cit. #49
|
|
|
|
|
Roche, G.R., op.cit. #50
|
|
|
|
|
Martins Arthury, L.H., Peduzzi, L.O.Q., op.cit.#51
|
|
|
|
|
Bagdonas, A. e Colombo Júnior., P.D., op.cit. #52
|
|
|
|
|
Farinha, R.P., op.cit. #53
|
|
|
|
|
Bagdonas, A., op.cit. #54
|
|
|
|
|
Seabra, M.E.F., op.cit. #55
|
|
|
|
|
da França, Samantha Philigret Santos, op.cit. #56
|
|
|
|
|
Mesquita, Antonia Iara dos Santos, op.cit. #57
|
|
|
|
|
Bezerra, Jônatas Costa, op. cit. #58
|
|
|
|
|
Seferin, A. Motta Leita, Alvarenga, F.G., Ambrózio, R.M, op. cit. #59
|
|
|
|
|
Correia, P.R. Miranda; da Silva, A.C., Romano Jr., J.G., op.cit. #60
|
|
|
|
|
Horvath, J.E., op.cit. #32
|
|
|
|
|
de Oliveira, I.L., op.cit. #62
|
|
|
|
|
Bagdonas, A., Nogueira, M., Almeida, T., Oliveira, Vera., op.cit. #63
|
|
|
|
|
Jardim, W., Guerra, A., op.cit. #64
|
|
|
|
|
Cerqueira Campos, F.C. e Braga Pereira, B, op.cit. #83
|
|
|
|
|
Compiani, M., op.cit. #84
|
|
|
|
88
|
Nascimento Jr., A. Fernandes. Fragmentos da história das concepções de mundo na construção das ciências da natureza: das certezas medievais às dúvidas pré-modernas. C&E(Bauru) 9, 277 (2003).
|
C5 |
ES, ENF |
D6 |
89
|
de Morais, F.V., Oliveira Nunes, A., Borba, G.L., Jesus Brito, A., Seixas Neves, L. Dos mitos ao Big Bang: investigando as concepções do Universo dos alunos da 5ta série do Ensino Fundamental de uma escola da periferia da cidade de Natal – RN. Atas do XVI SNEF (Rio de Janeiro, 2005).
|
C5 |
EF |
D5 |
90
|
Lacerda, Flaubert Meira Rocha. A unidade temática “Compreensão Humana do Universo” pela perspectiva antropológica da Astronomia Cultural. Dissertação de Mestrado. Universidade de São Paulo (São Paulo, São Paulo, 2017).
|
C5 |
EM |
D3 |
91
|
Comitti, V.S. Princípio antrópico cosmológico, Rev. Bras. EnsinoFís. 33, 1504 (2011).
|
C5 |
ES |
D7 |
92
|
Nascimento Jr., A. Fernandes. Fragmentos da presença do pensamento idealista na história da construção das ciências da natureza. C&E(Bauru) 7, 265 (2001)
|
C5 |
ES, ENF |
D6 |
93
|
Arthury L.H.M., Peduzzi, L.O.Q. A Cosmologia moderna à luz dos elementos da epistemologia de Lakatos: recepção de um texto para graduandos em Física. Rev. Bras. Ensino Fís., 35, 1 (2013).
|
C5 |
ES |
D4, D6 |
94
|
Danhoni Neves, M.C., A questão controversa da cosmologia moderna: Hubble e o infinito – parte 1. CCEF 17, 189 (2000)
|
C5 |
ES, ENF |
D6 |
95
|
Zanetic, J. Dos “Principia” da Mecânica aos “Principia” de Newton, CCEF 5, 23 (1988).
|
C5 |
ES, ENF |
D6 |
96
|
Goldfarb, A.M.A., Ciência e sociedade no século XVII europeu: a formação da Cosmologia moderna, CCEF 6, 49 (1989).
|
C5 |
ES, ENF |
D6 |
97
|
Moreira, M.A. e Ostermann, F., Sobre o ensino do método científico, CCEF 10, 108 (1993).
|
C5 |
EM, ES, ENF |
D4, D7 |
98
|
Penereiro, J.C., Galileo e a defesa da Cosmologia copernicana: a sua visão do Universo, CBEF 26, 173 (2009).
|
C5 |
EM, ES, ENF |
D6 |
99
|
Martins, A.F.P., “Visoes de Universo” de Alunos Adultos Trabalhadores. Atas do XI SNEF (Niterói, 1995).
|
C5 |
ES, ENF |
D5 |
100
|
Mariano de Carvalho, S.H., Uma viagem pelos céus: outra versão para o ensino de Física. Atas do XV SNEF (Curitiba, 2003).
|
C5 |
EF, EM, ENF |
D3 |
101
|
Barros Queiroz, A.S. et al. Representação simbólica, arqueoastronomia e ensino de Astronomia. Atas do XV SNEF (Curitiba, 2003).
|
C5 |
EM, ENF |
D3 |
102
|
Danhoni Neves, M.C. A história da ciência no ensino de Física. C&E (Bauru) 5, 73 (1998).
|
C5 |
EM, ENF |
D6 |
103
|
Daros Gama, L., Zanetic, J. Abordagens epistemológicas no ensino da Física: a Cosmologia como tema motivador. Atas do XVIII SNEF (Vitória, 2009).
|
C5 |
ES |
D6 |
104
|
Bagdonas, A., Silva, C., Florio Andrade, V. Discutindo a natureza da Ciência a partir de episódios da história da Cosmologia: o grande debate. Atas do XVIII SNEF (Vitória, 2009)
|
C5 |
EM, ES |
D6 |
105
|
Bagdonas, A., Silva, C., Um curso sobre história da Cosmologia na formação inicial de professores. Atas do XIX SNEF (Manaus, 2011).
|
C5 |
ES |
D3, D6 |
106
|
Fabricio, V., de Lima, Domingos, F.L., Ribeiro, M.V., Bagdonas, A., Zupa, C.C. Um jogo para debater Cosmologia no seu contexto social: experiências em um curso para professores de Física. Atas do XXII SNEF (São Carlos, 2017).
|
C5 |
ES |
D4 |
107
|
Santos, H., Cilento, J., Guerra, A., Reis, J.C. Astronomia e modelos cosmológicos: relato de uma sequência didática a partir da codocência. Atas do XXIII SNEF (Salvador, 2019)
|
C5 |
EM |
D3, D6 |
108
|
Pinheiro Carneiro, B., Souza Ribeiro, M.A. Cosmologia voltada para a Educação Básica, contribuindo para a popularização da Astronomia. Atas do XXIII SNEF (Salvador, 2019).
|
C5 |
EF |
D3 |
109
|
Genzini de Carvalho, T.F., Lopes de Almeida Pacca, J. O movimento histórico-lógico do conceito de céu: da história da humanidade ao ensino de Astronomia. Atas do XXIII SNEF (Salvador, 2019).
|
C5 |
EM, ES, ENF |
D6 |
110
|
Compiani, M. As geociências no Ensino Fundamental: um estudo de caso sobre o tema “A formação do Universo”. Tese de Doutorado. Universidade Estadual de Campinas (Campinas, São Paulo, 1996).
|
C5 |
EF |
D3 |
111
|
Costa, Gilvana Benevides. Uma abordagem humanística para o ensino de astronomia no Ensino Médio. Dissertação de Mestrado. Universidade Federal do Rio Grande do Norte (Natal, Rio Grande do Norte, 2005).
|
C5 |
EM |
D2, D3 |
112
|
de Oliveira, Jorge Henrique Lopes. Noções de cosmologia no Ensino Médio: o paradigma criacionista do Big Bang e a inibição de teorias rivais. Dissertação de Mestrado. Universidade Estadual de Maringá (Maringá, Paraná, 2006).
|
C5 |
EM |
D2, D5 |
113
|
Nascimento, J.O.V. Proposta de material paradidático sobre as origens do Universo e da vida. Dissertação de Mestrado. Universidade Estadual de Feira de Santana (Feira de Santana, Bahia, 2015).
|
C5 |
EF |
D2, D4 |
114
|
Nachtigall, F.V. Astronomia: uma proposta integradora. Dissertação de Mestrado. Centro Universitário Franciscano (Santa Maria, Rio Grande do Sul, 2016).
|
C5 |
EM |
D3, D6 |
115
|
da Rocha, Rafael Gomes Coelho. Ensino de Astronomia na Perspectiva da Inclusão de Deficientes Visuais em Aulas de Física do Ensino Médio. Dissertação de Mestrado. Universidade Federal Fluminense (Niterói, Rio de Janeiro, 2016).
|
C5 |
EM |
D3 |
116
|
de Souza, R. Origens da vida no contexto cósmico: estudo sobre o desenvolvimento de MOOC em Astronomia. Dissertação de Mestrado. Universidade de São Paulo (São Paulo, São Paulo, 2016).
|
C5 |
ENF |
D3 |
117
|
Waga, Ioav. Cem anos de descobertas em cosmologia e novos desafios para o século XXI. Rev. Bras. Ensino Fís. 27, 157 (2005).
|
C5 |
ES, ENF |
D6, D7 |
118
|
de Medeiros, Luziânia Ângelli Lins. Cosmoeducação: uma abordagem transdisciplinar no ensino de Astronomia. Dissertação de Mestrado. Universidade Federal do Rio Grande do Norte (Natal, Rio Grande do Norte, 2006).
|
C5 |
EF, ES |
D2, D3 |
119
|
Skolimoski, Kellen Nunes. Cosmologia na teoria e na prática: possibilidades e limitações no ensino. Dissertação de Mestrado. Universidade de São Paulo (São Paulo, São Paulo, 2014).
|
C5 |
EM |
D3 |
120
|
Santos, Rogério Aparecido. Mapas Conceituais como instrumento de promoção e avaliação da aprendizagem de Cosmologia. Dissertação de Mestrado. Universidade Federal Fluminense (Volta Redonda, Rio de Janeiro, 2015).
|
C5 |
EM |
D3 |
121
|
Frinhani, Geysa. O uso da Astronomia como eixo temático motivador para introdução ao estudo de Cinemática no ensino médio. Dissertação de Mestrado. Universidade Federal do Espírito Santo (São Mateus, Espírito Santo, 2016).
|
C5 |
EM |
D3 |
122
|
Ferreira, Rafael da Costa. (2017). Criação e uso de um material instrucional digital multimídia para o ensino de conceitos de Astronomia para o Ensino Médio. Dissertação de Mestrado. Universidade Federal Fluminense (Volta Redonda, Rio de Janeiro, 2017).
|
C5 |
EM |
D3 |
123
|
Nadim Ginebro, T., Bretones, P.S. Adaptação e encenação da atividade BIG BANG BRASIL: análise de uma prática para levar a História da Cosmologia às escolas. Atas do II SNEA (2013).
|
C5 |
ENF, ES, EM |
D3 |
124
|
Skolimoski, K.N., Zanetic, J. Mitos de criação: modelos cosmogônicos de diferentes povos e suas semelhanças. Atas do II SNEA (2013).
|
C5 |
EM, ENF |
D3 |
125
|
Oliveira Bernardes, A. História da Astronomia no Ensino Médio: discutindo a Cosmologia grega através do modelo de Eudoxo. Atas do III SNEA (2015).
|
C5 |
EM, ENF |
D3 |
126
|
Danhoni Neves, M.C., Ribeiro, F., Pedrochi, F., Lopes de Oliveira, J.H., Zolin, M., Bordim Sanches, M., deOliveira Scoaris, R.C., Barbosa, R., Romero, S., Oliveira Resquetti, S., Bianchi, V. Uma discussão sobre o mapemanento conceitual da Relatividade e da Cosmologia para o ensino de Física moderna e contemporânea. Atas do V ENPEC (2005).
|
C5 |
EM |
D2 |
127
|
Alvim, Marcia H. Os saberes acerca dos astros praticados pelos povos mesoamericanos e as novas abordagens historiográficas em História das Ciências. Atas do V ENPEC (2005).
|
C5 |
ES, EM |
D6 |
128
|
Rodríguez, B.L., Sahelices, C.C. Representaciones mentales de profesores de ciencias sobre el universo y los elementos que incorporan en su estructura em general y los modelos cosmológicos que lo explican. Revista Brasileira De Pesquisa em Educação em Ciências 5, 1 (2011).
|
C5 |
ES |
D2 |
129
|
Compiani, M. Narrativas e desenhos no ensino de Astronomia/Geociências com o tema “A formação do Universo”:olhar das Geociências. Rev. Ensaio 12, 257 (2010).
|
C5 |
EF |
D3 |
130
|
Bezerra da Silva, M.L., Baia Costa, L. A origem do Universo na percepção dos professores de Ciências dos anos iniciais do Ensino Fundamental: um estudo baseado em discursos. Atas do XII ENPEC (2019).
|
C5 |
EF |
D2 |
131
|
Morais Falcão, E.B., dos Santos, A.G., Raggio Luiz, R. Conhecendo o mundo social dos estudantes: encontrando a Ciência e a Religião. Revista Electrónica de Enseñanza de las Ciencias 7, 2 (2008).
|
C5 |
EM |
D5 |
132
|
Évora, F.R.R. Natureza e Movimento: um estudo da física e da cosmologia aristotélicas. Cad. Hist. Fil. Cien. 15, 127 (2005).
|
C5 |
ES |
D7 |
133
|
Ribeiro, M.B., Videira, A.P. Cosmologia e pluralismo teórico. Scientiæ Studiae 2, 519 (2004).
|
C5 |
ES |
D7 |
134
|
Schorn, R. A educação filosófica e cosmológica. Griot – Revista de Filosofia 7, 1 (2013).
|
C5 |
ES |
D7 |
135
|
Porto, C.M., Porto, M.B.D.S.M., A evolução do pensamento cosmológico e o nascimento da ciência moderna. Rev. Bras. Ensino Fís. 30, 4601.1 (2008).
|
C5, C6 |
EM, ES, ENF |
D6 |
136
|
Dahmen, S.R. Gödel e Einstein: e quando o tempo não resiste à amizade?. Rev. Bras. Ensino Fís. 28, 531 (2006).
|
C5, C6 |
ES |
D6. |
137
|
Santos, V.H., Relatividade e realidade, CCEF 3, 83 (1986).
|
C5, C6 |
ES, ENF |
D5, D6 |
138
|
Santos, V.H., Considerações sobre o tempo, CCEF 4, 32(1987).
|
C5, C6 |
ES, ENF |
D7 |
139
|
Soares Amorim, D., Peduzzi, L.O.Q., História e Filosofia da Ciência, Natureza da Ciência e Teoria da Relatividade Geral nas obras aprovadas pelo PNLD 2018. Atas do XXIII SNEF (Salvador, 2019).
|
C5, C6 |
EM |
D6 |
140
|
Filardo Bassalo, J.M., A crônica da gravitação. Parte II: da Grécia antiga à idade média, CCEF 7, 212 (1990).
|
C5, C6 |
EM, ES, ENF |
D7 |
141
|
Filardo Bassalo, J.M., A crônica da gravitação. Parte I: das primeiras civilizações à Grécia antiga, CCEF 7, 70 (1990).
|
C5, C6 |
EM, ES, ENF |
D7 |
142
|
Caruso, F., de Freitas, N., Física Moderna no Ensino Médio: o espaço-tempo de Einstein em tirinhas, CBEF 26, 355 (2009).
|
C5, C6 |
EM |
D3 |
143
|
Sales Teixeira, E., de Quadro Peduzzi, L.O., Freire Junior, O., Os caminhos de Newton para a Gravitação Universal: Uma revisão do debate historiográfico entre Cohen e Westfall, CBEF 27, 215 (2010).
|
C5, C6 |
ES |
D6 |
144
|
Filardo Bassalo, J.M., Afinal, o que é a massa?, CBEF 33, 433 (2016).
|
C5, C6 |
EM, ES, ENF |
D6 |
145
|
Vieira dos Reis, U., Reis, J.C., Os conceitos de espaço e de tempo como protagonistas no ensino de Física: um relato sobre uma sequência didática com abordagem histórico-filosófica, CBEF 33, 744 (2016).
|
C5, C6 |
EM |
D3, D6 |
146
|
Oliveira, L.M., Gomes, M.L., Einstein e a Relatividade entram em cena: diálogos sobre o teatro na escola e um ensino de física criativo, CBEF 33, 943 (2016).
|
C5, C6 |
EM, ENF |
D3 |
147
|
Capiberibe Nunes, R., Pereira de Queirós, W. Doze mitos sobre a Teoria da Relatividade que precisamos superar, CBEF 37, 531 (2020).
|
C5, C6 |
EM, ES, ENF |
D6 |
148
|
Trevisan, R.H., Benetti Lattari, C.J., Trevisan Sanzovo, D., Queiroz, V., Alves dos Reis, G. O aprendizado dos conceitos de Astronomia no Ensino Fundamental. Atas do XV SNEF (Curitiba, 2003).
|
C5, C6 |
EF |
D2, D3 |
149
|
da Silva Peron, T., Guerra, A. Relatividade Restrita no 1eiro ano do Ensino Médio: abordagem histórica e influências. Atas do XIX SNEF (Manaus, 2011)
|
C5, C6 |
EM |
D3. |
150
|
Fabris, J., Aristóteles e a gravitação. CdA 1, 6 (2020).
|
C5, C6 |
ES, ENF |
D6 |
151
|
Arthury, L.H.M. A Cosmologia moderna à luz dos elementos da epistemologia de Lakatos. Dissertação de Mestrado. Universidade Federal de Santa Catarina (Florianópolis, Santa Catarina, 2009).
|
C5, C6 |
ES |
D3 |
152
|
Carápia, D.L. Utilizando recursos audiovisuais como mediadores para ensinar a teoria do Big Bang à luz da História e Filosofia da Ciência. Dissertação de Mestrado. Universidade Estadual de Feira de Santana (Feira de Santana, Bahia, 2016).
|
C5, C6 |
EM |
D3, D6 |
153
|
Freire, J.C. Evolução de conceito de mundo: uma proposta para inserção da Teoria da Relatividade no Ensino Médio. Dissertação de Mestrado. Universidade Federal de Lavras, (Lavras, Minas Gerais, 2015).
|
C5, C6 |
EM |
D3 |
154
|
Bagdonas, A., Zanetic, J., Gurgel, I. Controvérsias sobre a natureza da ciência como enfoque curricular. Revista Brasileira de História da Ciência 7, 242 (2014).
|
C5, C6 |
EM |
D4 |