Acessibilidade / Reportar erro

A formação do nefrologista: uma análise bioética

RESUMO

Introdução:

O processo formativo em que o profissional está inserido terá intensa relação com a forma como ele se colocará perante as situações do cotidiano de atuação, especialmente as que evidenciam conflitos bioéticos.

Objetivo:

Este estudo teve como objetivo avaliar a formação ética dos profissionais atuantes em ambulatórios de tratamento conservador da doença renal crônica (DCR) e o conhecimento deles acerca dos conceitos, das correntes e das teorias bioéticos.

Método:

Trata-se de um estudo transversal, descritivo, de abordagem qualitativa em que foram entrevistados 63 profissionais, incluindo médicos, nutricionistas, enfermeiros, psicólogos e assistentes sociais, atuantes nos ambulatórios de tratamento conservador da DRC de quatro serviços de formação de especialistas em nefrologia do Rio de Janeiro, entre março e setembro de 2022. As entrevistas foram gravadas, transcritas e analisadas pela técnica de Bardin.

Resultado:

Na análise das entrevistas, emergiram 28 categorias agrupadas em quatro eixos temáticos: estudo da ética; como e o que os profissionais aprendem sobre ética; relevância do estudo da ética na formação profissional; e estudo da ética em nefrologia. A avaliação do conhecimento dos profissionais acerca dos conceitos bioéticos evidenciou que apenas dois falaram de teorias bioéticas e conceitos específicos de ética.

Conclusão:

Evidenciaram-se desinteresse e pouca valoração do estudo da ética na formação do especialista em nefrologia, o que foi associado à dificuldade dos profissionais em compreender a importância da competência moral para uma prática médica efetiva, humanizada e de qualidade.

Palavras-chaves:
Bioética; Nefrologia; Capacitação de Recursos Humanos em Saúde; Ensino

Associação Brasileira de Educação Médica SCN - QD 02 - BL D - Torre A - Salas 1021 e 1023 | Asa Norte, Brasília | DF | CEP: 70712-903, Tel: (61) 3024-9978 / 3024-8013, Fax: +55 21 2260-6662 - Brasília - DF - Brazil
E-mail: rbem.abem@gmail.com