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Revisão de escopo da aplicação do Postgraduate Hospital Educational Environment Measure (PHEEM) na residência médica

Resumo

Introdução:

O Postgraduate Hospital Educational Environment Measure (PHEEM) é um instrumento validado e confiável para avaliar o ambiente educacional nos programas de residência médica.

Objetivo:

Este estudo teve como objetivos mapear a aplicação do questionário PHEEM na residência médica e avaliar os resultados, os aspectos positivos e negativos e os pontos passíveis de melhoria.

Método:

Trata-se de uma revisão de escopo de acordo com a metodologia do Instituto Joanna Briggs de revisões de escopo. Foram incluídos estudos seguindo a estrutura PCC: P (participantes) = médicos residentes de qualquer especialidade; C (conceito) = o PHEEM é um instrumento utilizado para avaliar o ambiente educacional na residência médica, por meio de um questionário de 40 itens divididos em três subescalas que incluem percepção de autonomia, ensino e suporte social; C (cenário) = pesquisas sobre o PHEEM na residência médica de qualquer especialidade. As bases eletrônicas pesquisadas foram: PubMed, Embase e Biblioteca Virtual em Saúde (BVS).

Resultado:

As estratégias de busca rodadas resultaram em 1.588 estudos, 50 foram lidos na íntegra, e incluíram-se 36. Os estudos foram realizados em 22 países, e a maioria revelou um ambiente educacional mais positivo que negativo, entretanto com espaço para melhorias. Nas subescalas, a percepção de autonomia se mostrou mais positiva que negativa, e a percepção de ensino revelou que a maioria dos programas está caminhando na direção certa. Entretanto, na avaliação do suporte social, os resultados foram divididos entre um ambiente não agradável e um ambiente com mais prós do que contras. Os principais pontos positivos destacados foram baixa discriminação racial e sexual, possibilidade de trabalhar em equipe, nível adequado de responsabilidades, professores acessíveis e com boas habilidades de ensino, oportunidades de aprendizado e participação em eventos educacionais. Os principais pontos negativos foram falta de alimentação e acomodação adequadas durante o plantão, carga horária excessiva, falta de feedback por parte dos preceptores, falta de tempo protegido para estudo e cultura de culpar o residente.

Conclusão:

A aplicação do PHEEM revelou que, na maioria dos programas de residência médica, o ambiente educacional se mostrou mais positivo que negativo, entretanto com espaço para melhorias. São necessários esforços para a melhoria do ambiente educacional, especialmente do suporte social, nos programas de residência médica.

Palavras-chave:
Residência Médica; Ambiente; Educação; PHEEM

Abstract

Introduction:

The PHEEM (postgraduate hospital educational environment measure) is a validated and reliable instrument to assess the educational environment in medical residency programs.

Objective:

To map the application of the PHEEM questionnaire in medical residency, evaluate the results found, positive and negative aspects and points for improvement.

Method:

We performed a scoping review according to the Joanna Briggs institution’s methodology. Studies that followed the PCC structure were included, as follows: P (participants) = resident physicians of any specialty; C (concept) = The PHEEM is an instrument used to assess the educational environment in medical residency, through a 40-item questionnaire divided into 3 subscales that include perception of autonomy, teaching and social support. C (context)= studies on PHEEM in medical residency of any specialty. PubMed, EMBASE and the Virtual Health Library databases were the data sources.

Results:

We identified 1588 references, and after reading the title and abstract, 50 references were selected for full reading, and 36 studies were included. The studies were carried out in 22 countries, and most revealed a more positive than negative educational environment, albeit with room for improvement. In the subscales, the perception of autonomy was more positive than negative, and the perception of teaching revealed that most programs are moving in the right direction. However, when evaluating social support, the results were divided between an unpleasant environment and an environment with more pros than cons. The main highlighted positive points were low racial and sexual discrimination, possibility of working in a team, adequate level of responsibilities, accessible teachers with good teaching skills, learning opportunities and participation in educational events. The main negative points were lack of adequate food and accommodation during the shifts, excessive workload, lack of feedback from preceptors and lack of protected time for study and the culture of blaming the resident.

Conclusion:

The application of PHEEM revealed that in most medical residency programs the educational environment was more positive than negative, albeit with room for improvement. Efforts are needed to improve the educational environment, especially social support, in medical residency programs.

Key words:
Internship and Residency; Environment; Education; PHEEM

INTRODUÇÃO

A residência médica constitui uma modalidade de ensino de pós-graduação destinada a médicos, sob a forma de cursos de especialização, que funciona em instituições de saúde sob a orientação de profissionais médicos qualificados, sendo considerada o padrão ouro da especialização médica11. Brasil. Decreto nº 80.281, de 5 de setembro de 1977. Brasília; 1977..

O ambiente educacional é uma estrutura complexa e dinâmica com múltiplas interações envolvendo o aluno, os professores, o currículo médico e a estrutura do curso. O ambiente educacional é um importante determinante do comportamento dos estudantes e dos professores. O ambiente educacional influencia nos resultados, na satisfação e no sucesso do aprendizado dos residentes22. Genn JM. AMEE Medical Education Guide No. 23 (Part 1): curriculum, environment, climate, quality and change in medical education-a unifying perspective. Med Teach. 2001 July; 23(4):337-44.),(33. Harden RM. The learning environment and the curriculum. Med Teach . 2001 July;23(4):335-6..

O Postgraduate Hospital Educational Environment Measure (PHEEM) é um instrumento validado e confiável para avaliar o ambiente educacional durante o treinamento em cursos de residência médica44. Chan CY, Sum MY, Lim WS, Chew NW, Samarasekera DD, Sim K. Adoption and correlates of Postgraduate Hospital Educational Environment Measure (PHEEM) in the evaluation of learning environments: a systematic review. Med Teach . 2016 Dec;38(12):1248-55.. Foi desenvolvido por Roff et al.55. Roff S, McAleer S, Skinner A. Development and validation of an instrument to measure the postgraduate clinical learning and teaching educational environment for hospital-based junior doctors in the UK. Med Teach . 2005 June;27(4):326-31. como um questionário de 40 itens divididos em três subescalas que incluem percepção de autonomia, percepção de ensino e percepção de suporte social. Cada item é respondido e pontuado de acordo com uma escala de Likert com cinco opções: completamente de acordo (quatro pontos), de acordo (três pontos), neutro (dois pontos), em desacordo (um ponto), completamente em desacordo (zero ponto). Entretanto, quatro dos 40 itens (números 7, 8, 11 e 13) são sentenças negativas e devem ser pontuados de forma invertida. O resultado de sua aplicação permite avaliar o ambiente educacional dos programas de residência médica, apontando os pontos positivos e as áreas que precisam ser melhoradas66. Herrera CA, Olivos T, Román JA, Larraín A, Pizarro M, Solís N, et al. Evaluación del ambiente educacional en programas de especialización médica. Rev Med Chil. 2012;140(12):1554-61.. A pontuação máxima da escala é 160: a pontuação máxima da subescala de percepção de autonomia é 56, da percepção de ensino é 60 e da percepção de suporte social é 44. Pontuações entre 0 e 40 podem ser interpretadas como muito ruins; 41 e 80, como muitos problemas; 81 e 120, como ambiente mais positivo do que negativo, mas com espaço para melhorias; e 121 e 160, como excelentes ambientes de formação55. Roff S, McAleer S, Skinner A. Development and validation of an instrument to measure the postgraduate clinical learning and teaching educational environment for hospital-based junior doctors in the UK. Med Teach . 2005 June;27(4):326-31..

O PHEEM é amplamente adotado internacionalmente em diferentes ambientes de ensino de pós-graduação44. Chan CY, Sum MY, Lim WS, Chew NW, Samarasekera DD, Sim K. Adoption and correlates of Postgraduate Hospital Educational Environment Measure (PHEEM) in the evaluation of learning environments: a systematic review. Med Teach . 2016 Dec;38(12):1248-55.),(66. Herrera CA, Olivos T, Román JA, Larraín A, Pizarro M, Solís N, et al. Evaluación del ambiente educacional en programas de especialización médica. Rev Med Chil. 2012;140(12):1554-61.. O questionário PHEEM foi traduzido e validado para o português por Vieira77. Vieira JE. The Postgraduate Hospital Educational Environment Measure (PHEEM) questionnaire identifies quality of instruction as a key factor predicting academic achievement. Clinics (São Paulo). 2008 Dec;63(6):741-6. e, portanto, pode ser utilizado como método de avaliação das residências médicas no Brasil. Além disso, a monitorização longitudinal do PHEEM após alterações no ambiente da residência médica pode ser utilizada para comprovar melhorias no ambiente educacional44. Chan CY, Sum MY, Lim WS, Chew NW, Samarasekera DD, Sim K. Adoption and correlates of Postgraduate Hospital Educational Environment Measure (PHEEM) in the evaluation of learning environments: a systematic review. Med Teach . 2016 Dec;38(12):1248-55.),(88. Chew QH, Cleland J, Sim K. Burn-out and relationship with the learning environment among psychiatry residents: a longitudinal study. BMJ Open. 2022;12:E060148..

Na imensa maioria dos programas de residência médica no Brasil, não existe uma avaliação estruturada e regular do ambiente educacional. Assim, o conhecimento e a aplicação do questionário PHEEM nos programas de residência médica podem contribuir para o diagnóstico da situação em cada programa e a elaboração de estratégias para melhoria do ambiente educacional, e sua aplicação periódica pode avaliar o impacto dessas mudanças. Sendo assim, este trabalho teve como objetivos mapear a aplicação do questionário PHEEM nos programas de residência médica e reportar os resultados encontrados, os aspectos positivos e negativos, e os pontos que necessitam de melhoria apontados pelos residentes entrevistados.

MÉTODO

Realizou-se uma revisão de escopo de acordo com a metodologia do Instituto Joanna Briggs para revisões de escopo99. Peters MDJ, Godfrey C, McInerney P, Munn Z, Tricco AC, Khalil, H. Chapter 11: Scoping Reviews (2020 version). Aromataris E, Munn Z , editors. JBI Manual for Evidence Synthesis. JBI; 2020. Available fromhttps://synthesismanual.jbi.global. https://doi.org/10.46658/JBIMES-20-12
https://synthesismanual.jbi.global. http...
. Os resultados foram reportados de acordo com os Itens de Relatórios Preferenciais para Revisão Sistemática e Metanálise para Revisões de Escopo (Preferred Reporting Items for Systematic Reviews and Meta-Analyses - PRISMA)99. Peters MDJ, Godfrey C, McInerney P, Munn Z, Tricco AC, Khalil, H. Chapter 11: Scoping Reviews (2020 version). Aromataris E, Munn Z , editors. JBI Manual for Evidence Synthesis. JBI; 2020. Available fromhttps://synthesismanual.jbi.global. https://doi.org/10.46658/JBIMES-20-12
https://synthesismanual.jbi.global. http...
),(1010. TriccoAC , Lillie E, Zarin W, O’Brien KK, Colquhoun H, Levac D, et al. PRISMA Extension for Scoping Reviews (PRISMA-ScR): checklist and explanation. Ann Intern Med. 2018 Oct 2;169(7):467-73..

A presente revisão se utilizou do acrônimo PCC: P = participantes, C = conceito e C = contexto.

Participantes

Foram considerados participantes médicos residentes de qualquer especialidade.

Conceito

O PHEEM é um instrumento utilizado para avaliar o ambiente educacional durante o treinamento em cursos de residência médica4, por meio de um questionário de 40 itens divididos em três subescalas que incluem percepção de autonomia, percepção de ensino e percepção de suporte social55. Roff S, McAleer S, Skinner A. Development and validation of an instrument to measure the postgraduate clinical learning and teaching educational environment for hospital-based junior doctors in the UK. Med Teach . 2005 June;27(4):326-31..

Contexto

Esta revisão considerou pesquisas sobre o PHEEM na residência médica em qualquer especialidade, qualquer ambiente de estudo, incluindo serviços comunitários e ambientes clínicos (enfermaria, ambulatório, pronto-socorro, sala de cirurgia etc.), bem como serviços de atenção primária.

Critérios de exclusão

Foram excluídos estudos que tiveram como participantes estudantes de graduação, bem como aqueles que tiveram como participantes residentes de outras áreas da saúde, porém não médicos.

Estratégias de busca

Foram criadas três estratégias de buscas adaptadas às bases de dados eletrônicas PubMed, Embase e Biblioteca Virtual em Saúde (BVS). Usaram-se os descritores e sinônimos referentes a residência médica, PHEEM e ambiente educacional. Em 25 de agosto de 2022, rodou-se a estratégia de busca na base PubMed, e, em 26 de agosto de 2023, realizaram-se as estratégias nas bases Embase e BVS, além da atualização na base PubMed. Não houve restrição de idioma ou data de publicação.

Seleção de estudos

Depois de rodadas as estratégias de busca, todas as referências identificadas foram transportadas para o Rayyan, um aplicativo da web para realização de revisões sistemáticas. Os títulos e resumos foram então analisados por dois revisores independentes (P. L. G. e A. P. M. M.) para avaliação quanto aos critérios de inclusão. As autoras avaliaram detalhadamente e de forma independente os textos completos dos estudos selecionados em relação aos critérios de inclusão. Os motivos para a exclusão de estudos de texto completo que não atenderam aos critérios de inclusão foram registrados e relatados na revisão. As divergências que surgiram entre os revisores em cada etapa do processo de seleção do estudo foram resolvidas por meio de discussão ou com um terceiro revisor.

Extração de dados

Extraíram-se as seguintes informações dos estudos incluídos: país de origem, tipo de estudo, especialidade dos residentes, contexto, desfechos avaliados, número de participantes, escore total do PHEEM, subescores de autonomia, ensino e suporte social, pontos mais positivos, pontos mais negativos, outras informações relevantes e resultados.

RESULTADOS

A primeira estratégia de busca resultou em 931 estudos, e um estudo foi adquirido por busca manual66. Herrera CA, Olivos T, Román JA, Larraín A, Pizarro M, Solís N, et al. Evaluación del ambiente educacional en programas de especialización médica. Rev Med Chil. 2012;140(12):1554-61.. A segunda estratégia de busca resultou em 656 estudos. Após a leitura dos títulos e resumos, apontaram-se 50 estudos como elegíveis que foram lidos na íntegra, porém excluíram-se 1444. Chan CY, Sum MY, Lim WS, Chew NW, Samarasekera DD, Sim K. Adoption and correlates of Postgraduate Hospital Educational Environment Measure (PHEEM) in the evaluation of learning environments: a systematic review. Med Teach . 2016 Dec;38(12):1248-55.),(55. Roff S, McAleer S, Skinner A. Development and validation of an instrument to measure the postgraduate clinical learning and teaching educational environment for hospital-based junior doctors in the UK. Med Teach . 2005 June;27(4):326-31.),(1111. Algaid SA. Assessment of educational environment for interns using Postgraduate Hospital Educational Environment Measure (PHEEM). JTU Med Sc. 2010;5(1):1-12.)-(2222. Wall D, Clapham M, Riquelme A, Vieira J, Cartmill R, Aspegren K, et al. Is PHEEM a multi-dimensional instrument? An international perspective. Med Teach . 2009 Nov;31(11): e521-7.) (Figura 1). Os estudos excluídos e os motivos da exclusão estão demonstrados no Quadro 1. Dessa forma, incluíram-se 36 estudos nesta revisão66. Herrera CA, Olivos T, Román JA, Larraín A, Pizarro M, Solís N, et al. Evaluación del ambiente educacional en programas de especialización médica. Rev Med Chil. 2012;140(12):1554-61.)-(88. Chew QH, Cleland J, Sim K. Burn-out and relationship with the learning environment among psychiatry residents: a longitudinal study. BMJ Open. 2022;12:E060148.),(2323. Aalam A, Zocchi M, Alyami K, Shalabi A, Bakhsh A, Alsufyani A, et al. Perceptions of emergency medicine residents on the quality of residency training in the United States and Saudi Arabia. World J Emerg Med. 2018;9(1):5-12.)-(5555. Waheed K, Al-Eraky M, Ejaz S, Khanum A, Naumeri F. Educational environment for residents in obstetrics and gynecology working in teaching hospitals of Lahore, Pakistan: a cross-sectional study. J Pak Med Assoc . 2019 July;69(7):1029-32..

Figura 1
Fluxograma PRISMA dos artigos incluídos.

Quadro 1
Estudos excluídos e motivos.

Estudos incluídos

O Quadro 2 resume as principais características dos estudos incluídos nesta revisão.

Quadro 2
Sumário das características dos estudos incluídos.

Os 36 estudos incluídos foram realizados em 22 países e seis continentes, sendo 16 na Ásia, oito na Europa, sete na América, três na África e dois na Oceania. Um estudo foi realizado em dois países, Estados Unidos e Arábia Saudita2323. Aalam A, Zocchi M, Alyami K, Shalabi A, Bakhsh A, Alsufyani A, et al. Perceptions of emergency medicine residents on the quality of residency training in the United States and Saudi Arabia. World J Emerg Med. 2018;9(1):5-12.. Apenas um estudo foi realizado no Brasil77. Vieira JE. The Postgraduate Hospital Educational Environment Measure (PHEEM) questionnaire identifies quality of instruction as a key factor predicting academic achievement. Clinics (São Paulo). 2008 Dec;63(6):741-6.. Trinta estudos foram publicados a partir de 2013. Os estudos incluíram residentes de clínica médica, especialidades clínicas, cirurgia geral e especialidades cirúrgicas, medicina de emergência, medicina de família, pediatria, anestesiologia, terapia intensiva, ginecologia e obstetrícia, medicina laboratorial, entre outras. O número de participantes que responderam ao questionário variou de 19 a 3.456, dos quais 24 estudos incluíram mais de cem residentes.

Em 22 estudos66. Herrera CA, Olivos T, Román JA, Larraín A, Pizarro M, Solís N, et al. Evaluación del ambiente educacional en programas de especialización médica. Rev Med Chil. 2012;140(12):1554-61.),(88. Chew QH, Cleland J, Sim K. Burn-out and relationship with the learning environment among psychiatry residents: a longitudinal study. BMJ Open. 2022;12:E060148.),(2323. Aalam A, Zocchi M, Alyami K, Shalabi A, Bakhsh A, Alsufyani A, et al. Perceptions of emergency medicine residents on the quality of residency training in the United States and Saudi Arabia. World J Emerg Med. 2018;9(1):5-12.),(2727. Bari A, Khan RA, Rathore AW. Postgraduate residents’ perception of the clinical learning environment; use of postgraduate hospital educational environment measure (PHEEM) in Pakistani context. J Pak Med Assoc. 2018 Mar;68(3):417-22.)-(2929. Bigotte Vieira M, Godinho P, Gaibino N, Dias R, Sousa A, Madanelo I, et al. Medical residency’ satisfaction in Portugal. Acta Med Por. 2016;29(12):839-53.),(3131. BuAli WH, Khan AS, Al-Qahtani MH, Aldossary S. Evaluation of hospital-learning environment for pediatric residency in eastern region of Saudi Arabia. J Educ Eval Health Prof . 2015 Apr 18; 12:14. doi: https://doi.org/10.3352/jeehp.2015.12.14.
https://doi.org/https://doi.org/10.3352/...
)-(3333. Ezomike UO, Udeh EI, Ugwu EO, Nwangwu EI, Nwosu NI, Ughasoro MD, et al. Evaluation of postgraduate educational environment in a Nigerian teaching hospital. Niger J Clin Pract. 2020 Nov;23(11):1583-9.),(3535. Flaherty GT, Connolly R, O’Brien T. Measurement of the postgraduate educational environment of junior doctors training in Medicine at an Irish University Teaching Hospital. Ir J Med Sci. 2016 Aug;185(3):565-71.),(3737. González C, Ahtamon A, Brokering W, Budge M C, Cadagan M J, Jofre P, et al. Perception of the educational environment in residents of medical specialties in Chilean universities. Rev Med Chil e. 2022; 150:381-90.)-(3939. Goulding JM, Passi V. Evaluation of the educational climate for specialty trainees in dermatology. J Eur Acad Dermatol Venereol. 2016 June;30(6):951-5.),(4242. Khan A M, Iqbal W, Khan S A. Assessment of educational environment at a public sector Medical College in Kashmir. PJMHS . 2017;11(3):1072-4.),(4545. Llera J, Durante E. Correlation between the educational environment and burn-out syndrome in residency programs at a university hospital. Arch Argent Pediatr. 2014 Feb;112(1):6-11.)-(4747. Ong AM, Fong WW, Chan AK, Phua GC, Tham CK. Using the Postgraduate Hospital Educational Environment Measure to identify areas for improvement in a Singaporean residency program. J Grad Med Educ . 2019 Aug;11(4 Suppl):73-8.),(4949. Pinnock R, Reed P, Wright M. The learning environment of pediatric trainees in New Zealand. J Paediatr Child Health. 2009 Sept;45(9):529-34.)-(5353. Sheikh S, Kumari B, Obaid M, Khalid N. Assessment of postgraduate educational environment in public and private hospitals of Karachi. J Pak Med Assoc . 2017 Feb;67(2):171-7., a média do escore total do PHEEM esteve entre 81 e 120, indicando um ambiente educacional mais positivo que negativo, mas com espaço para melhorias. Em oito estudos realizados na Arábia Saudita3030. Binsaleh S, Babaeer A, Alkhayal A, Madbouly K. Evaluation of the learning environment of urology residency training using the Postgraduate Hospital Educational Environment Measure inventory. Adv Med Educ Pract. 2015 Apr 2 ; 6:271-7.),(4343. Khoja AT. Evaluation of the educational environment of the Saudi family medicine residency training program. J Family Community Med. 2015 Jan-Apr;22(1):49-56., no Paquistão2424. Ahmad SA, Anwa A, Tahir H, Mohydin M, Gauha F, Aslam R, et al. Perception of the educational environment of post-graduate residents in teaching hospitals across Pakistan. PJMHS. 2021;15(12):3218-21.),(5555. Waheed K, Al-Eraky M, Ejaz S, Khanum A, Naumeri F. Educational environment for residents in obstetrics and gynecology working in teaching hospitals of Lahore, Pakistan: a cross-sectional study. J Pak Med Assoc . 2019 July;69(7):1029-32., na Etiópia3434. Fisseha H, Mulugeta B, Argaw AM, Kassu RA. Internal medicine residents’ perceptions of the learning environment of a residency training program in Ethiopia: a mixed methods study. Adv Med Educ Pract. 2021 Oct 7; 12:1175-83., no Japão5454. Shimizu T, Tsugawa Y, Tanoue Y, Konishi R, Nishizaki Y, Kishimoto M, et al. The hospital educational environment and performance of residents in the General Medicine In-Training Examination: a multicenter study in Japan. Int J Gen Med. 2013 July 29; 6:637-40., na Turquia2525. Akdeniz M, Yaman H, Senol Y, Akbayin Z, Cihan FG, Celik SB, et al. Family practice in Turkey: views of family practice residents. Postgrad Med. 2011;123(3):144-9. e na Grécia4848. Papaefstathiou E, Tsounis A, Papaefstathiou E, Malliarou M, Sergentanis T, Sarafis P. Impact of hospital educational environment and occupational stress on burnout among Greek medical residents. BMC Res Notes . 2019 May 22;12(1):281. doi: https://doi.org/10.1186/s13104-019-4326-9.
https://doi.org/https://doi.org/10.1186/...
, a média do escore total foi de 41-80, apontando um ambiente educacional com muitos problemas. Em nenhum dos estudos, o ambiente educacional foi considerado muito ruim (pontuação abaixo de 40) ou excelente (pontuação acima de 120). Seis estudos77. Vieira JE. The Postgraduate Hospital Educational Environment Measure (PHEEM) questionnaire identifies quality of instruction as a key factor predicting academic achievement. Clinics (São Paulo). 2008 Dec;63(6):741-6.),(2626. Aspegren K, Bastholt L, Bested KM, Bonnesen T, Ejlersen E, Fog I, et al. Validation of the PHEEM instrument in a Danish hospital setting. Med Teach . 2007 June;29(5):498-500.),(3636. Galli A, Brissón ME, Soler C, Lapresa S, De Lima AA. Assessment of educational environment in cardiology residencies. Rev Argent Cardiol. 2014;82(5):373-8.),(4040. Jalili M, Mortaz Hejri S, Ghalandari M, Moradi-Lakeh M, Mirzazadeh A, Roff S. Validating modified PHEEM questionnaire for measuring educational environment in academic emergency departments. Arch Iran Med. 2014 May;17(5):372-7.),(4141. Karathanos V, Koutsogiannou P, Bellos S, Kiosses V, Jelastopulu E, Dimoliatis I. How 731 residents in all specialties throughout Greece rated the quality of their education: evaluation of the educational environment of Greek hospitals by PHEEM (Postgraduate Hospital Education Environment Measure) Arch Hellen Med . 2015;32(6):743-57.),(4444. Koutsogiannou P, Dimoliatis ID, Mavridis D, Bellos S, Karathanos V, Jelastopulu E. Validation of the Postgraduate Hospital Educational Environment Measure (PHEEM) in a sample of 731 Greek residents. BMC Res Notes. 2015 Nov 30; 8:734. doi: https://doi.org/10.1186/s13104-015-1720-9.
https://doi.org/https://doi.org/10.1186/...
) não demonstraram a pontuação total do PHEEM.

Vinte e quatro estudos relataram as pontuações das subescalas de autonomia, ensino e suporte social. Na subescala de autonomia, 17 estudos apontaram resultados entre 29 e 42, indicando uma percepção mais positiva que negativa, e sete estudos pontuaram entre 15 e 28, indicando uma percepção negativa. Nenhum estudo pontuou entre 0 e 14 ou entre 43 e 56, o que revela, respectivamente, uma percepção muito ruim ou excelente. Na subescala de ensino, em 17 estudos os resultados estavam entre 31 e 45, mostrando que o programa está caminhando na direção certa, e seis com escore entre 16 e 30, indicando necessidade de treinamento para professores e preceptores. Nenhum estudo pontuou entre 0 e 15 ou entre 46 e 60, o que revela, respectivamente, professores com baixa qualidade de ensino ou professores modelo. Na subescala de suporte social, 11 estudos apresentaram resultados entre 12 e 22, indicando um ambiente não agradável, e 12 entre 23 e 33, indicando mais prós do que contras. Nenhum estudo pontuou entre 0 e 11 ou entre 34 e 44, o que indica ausência de suporte social ou ambiente com suporte excelente.

Os principais pontos positivos destacados foram baixa discriminação racial e sexual, trabalho em equipe, colaboração de outros médicos, nível adequado de responsabilidades, professores acessíveis, professores com boas habilidades de ensino, boas oportunidades de aprendizado, oportunidade de participar de eventos educacionais e ambiente seguro.

Quando se analisaram as respostas do PHEEM, observaram-se os principais problemas: alimentação durante o plantão (20 estudos), falta de um manual informativo para os residentes (12 estudos), acomodação no plantão (dez estudos), carga horária excessiva (nove estudos), além de falta de tempo protegido para estudo, falta de feedback por parte dos preceptores e cultura de culpar o residente. Embora, em vários estudos, a baixa discriminação sexual e racial tenha sido citada como fator positivo, outros estudos realizados na Arábia Saudita3131. BuAli WH, Khan AS, Al-Qahtani MH, Aldossary S. Evaluation of hospital-learning environment for pediatric residency in eastern region of Saudi Arabia. J Educ Eval Health Prof . 2015 Apr 18; 12:14. doi: https://doi.org/10.3352/jeehp.2015.12.14.
https://doi.org/https://doi.org/10.3352/...
, em Marrocos2828. Berrani H, Abouqal R, Izgua AT. Moroccan residents’ perception of hospital learning environment measured with French version of the postgraduate hospital educational environment measure. J Educ Eval Health Prof. 2020 Jan; 17:4. doi: https://doi.org/10.3352/jeehp.2020.17.4.
https://doi.org/https://doi.org/10.3352/...
, no Paquistão2424. Ahmad SA, Anwa A, Tahir H, Mohydin M, Gauha F, Aslam R, et al. Perception of the educational environment of post-graduate residents in teaching hospitals across Pakistan. PJMHS. 2021;15(12):3218-21.) e na Grécia4141. Karathanos V, Koutsogiannou P, Bellos S, Kiosses V, Jelastopulu E, Dimoliatis I. How 731 residents in all specialties throughout Greece rated the quality of their education: evaluation of the educational environment of Greek hospitals by PHEEM (Postgraduate Hospital Education Environment Measure) Arch Hellen Med . 2015;32(6):743-57. revelaram a discriminação sexual e racial como um problema importante nesses países.

Alguns estudos apontam diferenças entre especialidades. Vieira77. Vieira JE. The Postgraduate Hospital Educational Environment Measure (PHEEM) questionnaire identifies quality of instruction as a key factor predicting academic achievement. Clinics (São Paulo). 2008 Dec;63(6):741-6. avaliou residentes de diferentes especialidades e observou maior pontuação na escala de autonomia nos residentes de clínica médica e maior percepção de ensino nos residentes de anestesia. Sandhu et al.5252. Sandhu A, Liaqat N, Waheed K, Ejaz S, Khanum A, Butt A, et al. Evaluation of educational environment for postgraduate residents using Post Graduate Hospital Educational Environment Measure. J Pak Med Assoc . 2018 May;68(5):790-2.) observaram maior pontuação do PHEEM nos questionários respondidos pelos residentes de neurologia e menor pontuação nos residentes de anestesiologia. No estudo de Berrani et al.2828. Berrani H, Abouqal R, Izgua AT. Moroccan residents’ perception of hospital learning environment measured with French version of the postgraduate hospital educational environment measure. J Educ Eval Health Prof. 2020 Jan; 17:4. doi: https://doi.org/10.3352/jeehp.2020.17.4.
https://doi.org/https://doi.org/10.3352/...
, os residentes de medicina laboratorial apresentaram valores mais elevados do PHEEM do que os residentes de outras especialidades. Ezomike et al.3333. Ezomike UO, Udeh EI, Ugwu EO, Nwangwu EI, Nwosu NI, Ughasoro MD, et al. Evaluation of postgraduate educational environment in a Nigerian teaching hospital. Niger J Clin Pract. 2020 Nov;23(11):1583-9.) mostraram que residentes de ginecologia e obstetrícia pontuaram mais que os de pediatria e cirurgia no escore total do PHEEM e nas categorias de ensino e suporte social. Bigotte Vieira et al.2929. Bigotte Vieira M, Godinho P, Gaibino N, Dias R, Sousa A, Madanelo I, et al. Medical residency’ satisfaction in Portugal. Acta Med Por. 2016;29(12):839-53. demonstraram que os residentes de endocrinologia, cardiologia, anestesiologia, medicina de família e gastroenterologia apresentavam maior satisfação com o ambiente educacional que os de outras especialidades. Recentemente, no estudo de González et al.3737. González C, Ahtamon A, Brokering W, Budge M C, Cadagan M J, Jofre P, et al. Perception of the educational environment in residents of medical specialties in Chilean universities. Rev Med Chil e. 2022; 150:381-90., as especialidades com maiores pontuações no escore total do PHEEM foram oftalmologia, dermatologia e anatomia patológica, enquanto cirurgia geral, ginecologia e obstetrícia e cardiologia obtiveram as menores pontuações.

Três estudos avaliaram a relação entre ambiente educacional e burnout. Llera et al.4545. Llera J, Durante E. Correlation between the educational environment and burn-out syndrome in residency programs at a university hospital. Arch Argent Pediatr. 2014 Feb;112(1):6-11.) revelaram uma correlação negativa entre ambiente educacional, exaustão e despersonalização, e uma correlação positiva entre ambiente educacional e realização pessoal. Papaefstathiou et al.4848. Papaefstathiou E, Tsounis A, Papaefstathiou E, Malliarou M, Sergentanis T, Sarafis P. Impact of hospital educational environment and occupational stress on burnout among Greek medical residents. BMC Res Notes . 2019 May 22;12(1):281. doi: https://doi.org/10.1186/s13104-019-4326-9.
https://doi.org/https://doi.org/10.1186/...
) demonstraram que o escore total do PHEEM se correlacionou negativamente com burnout. A percepção do ambiente educacional foi inversamente proporcional ao status de burnout em residentes de psiquiatria, no estudo de Chew et al.88. Chew QH, Cleland J, Sim K. Burn-out and relationship with the learning environment among psychiatry residents: a longitudinal study. BMJ Open. 2022;12:E060148.. Outros estudos revelaram correlação positiva entre bem-estar do residente e o ambiente educacional5050. Posada Uribe MA, Vargas González V, Orrego Morales C, Cataño C, Vásquez EM, Restrepo D. Educational environment and mental wellbeing of medical and surgical postgraduate residents in Medellin, Colombia. Rev Colomb Psiquiatr (Engl Ed). 2021 Apr 17: S0034-7450(21)00040-8. doi: https://doi.org/10.1016/j.rcp.2021.02.003.
https://doi.org/https://doi.org/10.1016/...
, e correlação entre exaustão emocional e ambiente educacional com qualidade de vida no trabalho5151. Puranitee P, Stevens FFCJ, Pakakasama S, Plitponkarnpim A, Vallibhakara SA, Busari JO, et al. Exploring burnout and the association with the educational climate in pediatric residents in Thailand. BMC Med Educ . 2019 July 5;19(1):245. doi: https://doi.org/10.1186/s12909-019-1687-7. Erratum in: BMC Med Educ . 2019 Aug 1;19(1):296.
https://doi.org/https://doi.org/10.1186/...
.

Um estudo5454. Shimizu T, Tsugawa Y, Tanoue Y, Konishi R, Nishizaki Y, Kishimoto M, et al. The hospital educational environment and performance of residents in the General Medicine In-Training Examination: a multicenter study in Japan. Int J Gen Med. 2013 July 29; 6:637-40.) demonstrou que o conhecimento médico, avaliado por meio do General Medicine Internal Training Examination (GM-ITE) ao final da residência, foi significativamente associado ao ambiente educacional. Maiores escores do PHEEM foram associados a melhores resultados no GM-ITE.

DISCUSSÃO

O PHEEM é um instrumento confiável para avaliação do ambiente educacional nos programas de residência médica, tendo sido validado em diferentes partes do mundo. Nesta revisão, avaliamos a utilização do PHEEM em programas de residência médica de diversas especialidades, em vários países. Consideraram-se o escore total e os subescores do PHEEM, destacando especialmente os pontos positivos e negativos apontados com o objetivo de identificar os pontos passíveis de melhorias no ambiente educacional dos programas de residência.

A maioria dos estudos revelou um ambiente educacional nos programas de residência médica mais positivo que negativo, entretanto com espaço para melhorias. Na avaliação das subescalas, a percepção de autonomia se mostrou mais positiva que negativa, e a percepção de ensino revelou que a maioria dos programas está caminhando na direção certa. Entretanto, na avaliação do suporte social, os estudos mostraram resultados divididos entre um ambiente não agradável e um ambiente com mais prós do que contras.

Os principais pontos positivos relatados na subescala de autonomia foram sentir-se parte da equipe de trabalho e nível adequado de responsabilidade durante o treinamento; na subescala de ensino, destacaram-se professores disponíveis e acessíveis, professores com boas habilidades de ensino, boas oportunidades de aprendizado e oportunidade de participar de eventos educacionais; na subescala de suporte social, baixa discriminação racial e sexual, colaboração de outros médicos e ambiente seguro. Grande parte dos problemas apontados nos estudos esteve relacionada ao suporte social, sendo a falta de alimentação adequada durante o plantão o principal problema na maioria dos estudos, independentemente do país ou da região, seguida por acomodação inadequada e cultura de culpar o residente. Em um estudo realizado em Marrocos28, a discriminação sexual foi considerada um problema por metade dos residentes, associada à discriminação racial, problemas também observados na Arábia Saúdita3131. BuAli WH, Khan AS, Al-Qahtani MH, Aldossary S. Evaluation of hospital-learning environment for pediatric residency in eastern region of Saudi Arabia. J Educ Eval Health Prof . 2015 Apr 18; 12:14. doi: https://doi.org/10.3352/jeehp.2015.12.14.
https://doi.org/https://doi.org/10.3352/...
, no Paquistão2424. Ahmad SA, Anwa A, Tahir H, Mohydin M, Gauha F, Aslam R, et al. Perception of the educational environment of post-graduate residents in teaching hospitals across Pakistan. PJMHS. 2021;15(12):3218-21. e na Grécia4141. Karathanos V, Koutsogiannou P, Bellos S, Kiosses V, Jelastopulu E, Dimoliatis I. How 731 residents in all specialties throughout Greece rated the quality of their education: evaluation of the educational environment of Greek hospitals by PHEEM (Postgraduate Hospital Education Environment Measure) Arch Hellen Med . 2015;32(6):743-57., demonstrando que fatores regionais e culturais influenciam no ambiente educacional, especialmente no quesito suporte social dos programas de residência médica. Na subescala de percepção de autonomia, os principais pontos negativos foram falta de manual informativo e protocolos clínicos para os residentes, carga horária excessiva e ser chamado em momentos inadequados, enquanto na subescala de ensino os principais problemas apontados foram falta de tempo protegido para estudo e falta de feedback por parte dos preceptores.

Os programas de residência médica têm realidades que variam muito de um país para o outro e mesmo de uma região para outra no mesmo país. Faltam estudos sobre avaliação de ambiente educacional nos programas de residência médica no Brasil. Apenas um estudo77. Vieira JE. The Postgraduate Hospital Educational Environment Measure (PHEEM) questionnaire identifies quality of instruction as a key factor predicting academic achievement. Clinics (São Paulo). 2008 Dec;63(6):741-6., realizado há mais de uma década, demonstrou a confiabilidade do PHEEM traduzido para o português, avaliando o ambiente educacional em programas de residência médica no Hospital das Clínicas de São Paulo e em um hospital de Florianópolis. Os escores encontrados revelaram uma percepção de autonomia mais positiva que negativa, percepção de ensino caminhando na direção correta e uma percepção de mais pontos prós do que contras no suporte social. Os pontos mais positivos foram ausência de racismo e de discriminação sexual, nível adequado de responsabilidade, professores acessíveis e oportunidades para praticar procedimentos. Os pontos considerados mais problemáticos foram alimentação durante o plantão, carga horária de trabalho excessiva, falta de horário reservado para estudo, falta de feedback por parte dos professores e cultura de culpar o residente.

A análise dos resultados do PHEEM permite apontar alguns pontos a serem melhorados. O excesso de carga horária de trabalho é um problema frequente nos programas de residência. No Brasil, a Comissão Nacional de Residência Médica regulamenta como carga horária máxima semanal 60 horas de trabalho, descanso pós-plantão e pelo menos um dia de folga por semana (Lei nº 6.932, de 7 de julho de 1981)5656. Brasil. Lei nº 6.932, de 7 de julho de 1981. Dispõe sobre as atividades do médico residente. Diário Oficial da União; 1981. Seção 1, p. 12789.. Além disso, deve ser reservado um tempo protegido de estudo durante a semana-padrão dos residentes. O feedback é essencial no processo de ensino-aprendizagem. Os preceptores devem ser capacitados e estimulados a fornecer feedback para os residentes durante as atividades da residência. A elaboração e a implantação de manuais para os residentes e de protocolos clínicos podem melhorar a percepção de autonomia dos residentes.

As questões de alimentação e acomodação durante o plantão estão entre os aspectos negativos mais apontados por residentes de todos os diferentes programas de distintos países e devem ser discutidas e resolvidas em conjunto com a administração do hospital.

Esta revisão tem algumas limitações. Alguns estudos não forneciam a pontuação total do PHEEM, outros não indicavam a pontuação das subescalas, e alguns não mostravam a pontuação de cada item da escala. As diferenças regionais e culturais no ambiente educacional dificultam a generalização dos resultados.

CONCLUSÃO

A utilização do questionário PHEEM revelou que, na maioria dos programas de residência médica, o ambiente educacional se mostrou mais positivo que negativo, entretanto com espaço para melhorias. Os pontos positivos destacados foram baixa discriminação racial e sexual, possibilidade de trabalhar em equipe e colaboração de outros médicos, nível adequado de responsabilidades, professores acessíveis e com boas habilidades de ensino, boas oportunidades de aprendizado e participação em eventos educacionais. Os principais pontos negativos indicados foram falta de alimentação e acomodação adequadas durante o plantão, carga horária excessiva, falta de feedback por parte dos preceptores, falta de tempo protegido para estudo e cultura de culpar o residente. Assim, a melhoria do ambiente educacional na residência médica deve envolver especialmente esforços no aperfeiçoamento do suporte social, de modo a tornar mais eficiente a capacidade de aprendizado e preservar a saúde mental dos médicos residentes.

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    Avaliado pelo processo de double blind review.
  • FINANCIAMENTO

    Esta pesquisa é resultado do trabalho de conclusão do curso de especialização em Preceptoria de Residência Médica e ao Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do SUS, parceria do Hospital Alemão Oswaldo Cruz com o Ministério da Saúde.

Editado por

Editora-chefe: Rosiane Viana Zuza Diniz. Editora associada: Margareth Salerno Rodrigues.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    15 Mar 2024
  • Data do Fascículo
    2024

Histórico

  • Recebido
    30 Mar 2023
  • Aceito
    21 Dez 2023
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