Acessibilidade / Reportar erro

Pôster como estratégia de aprendizado na disciplina de humanidades: contribuições para a formação do médico

Use of posters as a learning strategy in the humanities discipline: contributions to the training of medical professionals

RESUMO

Introdução:

Com a implementação do Sistema Único de Saúde (SUS) no Brasil, houve a reformulação do currículo médico sob uma perspectiva biopsicossocial. Para atender a essa demanda no âmbito acadêmico, o componente de humanidades médicas (HM) foi delineado para estimular reflexões interdisciplinares de cunho ético-humanista. A proposta é potencializada com o desenvolvimento de estratégias educacionais capazes de garantir a execução da disciplina no contexto das metodologias ativas. Nessa perspectiva, no ano de 2020, devido à pandemia da Covid-19, o formato tradicional de aulas presenciais necessitou de adaptação para o ensino remoto, o que suscitou a concepção e proposta de adoção de pôster criativo como recurso metodológico.

Objetivo:

Este estudo teve como objetivo analisar as possíveis contribuições da produção do pôster criativo para o aprendizado e processo de formação do médico, no contexto da disciplina de HM.

Método:

Trata-se de um estudo de abordagem qualitativa de viés exploratório-descritivo. A coleta foi realizada mediante entrevista individual semiestruturada, por meio virtual, no período de agosto a novembro de 2022. Após a transcrição, utilizou-se a análise de conteúdo temática desenvolvida por Bardin para auxiliar na análise dos relatos transcritos e na elaboração de unidades temáticas. A interpretação seguiu referenciais teóricos interdisciplinares do campo da saúde e componentes da disciplina de HM.

Resultado:

No total, 20 acadêmicos de uma universidade pública do estado do Pará compuseram a amostra deste estudo. A partir da organização e leitura das transcrições, emergiram as seguintes categorias: experiência no ensino presencial; experiência no ensino remoto; processo de elaboração do pôster; arte e humanidades médicas; contribuições da disciplina e do pôster.

Conclusão:

O uso da ferramenta pôster destaca o papel dos acadêmicos como protagonistas do seu aprendizado no recorte de HM. A maioria referiu o uso do pôster como elemento potencializador para a reflexão proposta pela disciplina, favorecido pela mediação da arte, em diversas modalidades de expressão. Houve a oportunidade de os acadêmicos exporem seus sentimentos e compreensões acerca de temáticas sensíveis à formação médica.

Palavras-chave:
Tecnologias Educacionais; Educação Médica; Humanização da Assistência

Associação Brasileira de Educação Médica SCN - QD 02 - BL D - Torre A - Salas 1021 e 1023 | Asa Norte, Brasília | DF | CEP: 70712-903, Tel: (61) 3024-9978 / 3024-8013, Fax: +55 21 2260-6662 - Brasília - DF - Brazil
E-mail: rbem.abem@gmail.com