McEvoy et al.77. McEvoy M, Pollack S, Dyche L, Burton W. Near-peer role modeling: can fourth-year medical students, recognized for their humanism, enhance reflection among second-year students in a physical diagnosis course? Med Educ Online . 2016 Sep 2;21:31940. doi: 10.3402/meo.v21.31940. https://doi.org/10.3402/meo.v21.31940...
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Estudo comparativo |
Empregar estudantes de Medicina do quarto ano, reconhecidos por seu humanismo, para facilitar sessões reflexivas para discentes do segundo ano para o desenvolvimento humanístico. |
Os pares próximos, reconhecidos por seu humanismo, demonstraram influência significativa em apro-fundar as reflexões dos estudantes de Medicina em torno das interações com pacientes ou do desenvolvimento da humanidade. No geral, os alunos preferiram os fóruns com pares aos não facilitados. Esse modelo é promissor para melhorar a autorreflexão na educação médica, mas precisa de mais exploração para determinar os efeitos comportamentais. |
Kolar et al.88. Kolar C, Hager K, Janke KK. Using peer teaching to introduce the Pharmaceutical Care Model to incoming pharmacy students. Curr Pharm Teach Learn. 2018 Feb;10(2):170-7. doi: 10.1016/j.cptl.2017.10.011. https://doi.org/10.1016/j.cptl.2017.10.0...
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Estudo interven-cionista |
Projetar e avaliar uma atividade de ensino entre pares, em que estudantes de Farmácia do segundo ano introduziram o Modelo de Assistência Farmacêutica e discutiram o sucesso no currículo do curso com os alunos de primeiro ano, todos dispostos em pares. |
Um evento estruturado de ensino por pares fora da tradicional sala de aula pode criar um espaço para: ensino e aprendizagem, conexões aluno-aluno e conselhos sobre o currículo a ser compartilhado. |
Shah et al.99. Shah I, Mahboob U, Shah S. Effectiveness of horizontal peer-assisted learning in physical examination performance. J Ayub Med Coll Abbottabad. 2017;29(4):559-65. |
Ensaio clínico quase -experimental |
Comparar os sistemas horizontais aprendizagem (aprendizagem assistida por pares - peer-assisted learning PAL) com aprendizagem assistida por especialistas (expert assisted learning- EAL) no ensino de habilidades de exame físico. |
Esse estudo tem implicações no desenvolvimento curricular, pois fornece evidência quantitativa indicando que a PAL horizontal como estratégia de aprendizado pode realmente substituir, em vez de aumentar, a EAL no ensino de habilidades clínicas para estudantes de graduação. |
Agiuset al.1010. Agius A, Stabile I. Undergraduate peer assisted learning tutors’ performance in summative anatomy examinations: a pilot study. Int J Med Educ. 2018;9:93-8. doi: 10.5116/ijme.5aa3.e2a6. https://doi.org/10.5116/ijme.5aa3.e2a6...
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Ensaio randomizado |
Comparar os resultados do exame de anatomia sumária de tutores e alunos de-PAL- na mesma sala de aula. |
Alunos do primeiro ano que serviram como tutores tiveram melhor performance em avaliações práticas de anatomia que seus tutoreados, após administração do método de ABP (assistência baseada em pares). |
Burgesset al.1111. Burgess A, McGregor D. Peer teacher training for health professional students: a systematic review of formal programs. BMC Med Educ. 2018;18(1):263. doi: 10.1186/s12909-018-1356-2. https://doi.org/10.1186/s12909-018-1356-...
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Revisão sistemática |
Determinar o racional, o design, o conteúdo e a avaliação de programas de habilidades de treinamento de professores por pares nas profissões da saúde. |
Estudantes, professores e institutos podem se beneficiar dos programas de treinamento desenvolvidos para a implementação do ensino em pares em qualquer profissão de saúde, e também em um contexto interprofissional. |
Jauregui et al.1212. Jauregui J, Bright S, Strote J, Shandro J. A novel approach to medical student peer-assisted learning through case-based simulations. West J Emerg Med. 2018;19(1):193-7. doi: 10.5811/westjem.2017.10.35319. https://doi.org/10.5811/westjem.2017.10....
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Estudo de intervenção |
Desenvolver e implementar uma sessão de PAL baseada em casos que incentive a responsabilidade pelo aprendizado dos alunos, promova habilidades de ensino e economize a presença do corpo docente. |
Concluíram o curso e a pesquisa de avaliação relacionada a ele 135 estudantes de Medicina. A satisfação do aluno foi alta, com uma pontuação geral de 4,6 em uma escala Likert de 5 pontos. Em comentários escritos, os alunos relataram que pequenos grupos com o mínimo envolvimento do corpo docente proporcionaram um ambiente de aprendizado seguro e uma oportunidade de liderar um grupo de colegas. De acordo com os discentes, a PAL é mais eficaz que as simulações tradicionais para aprendizagem. Os professores relataram que os alunos continuavam engajados e exigiam supervisão mínima. |
Tamachi et al.1313. Tamachi S, Giles JA, Dornan T, Hill EJR. “You understand that whole big situation they’re in”: interpretative phenomenological analysis of peer-assisted learning. BMC Med Educ . 2018;197. doi: 10.1186/s12909-018-1291-2. https://doi.org/10.1186/s12909-018-1291-...
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Estudo observa-cional. |
Empregar a análise fenomenológica interpretativa para uma exploração aprofundada de como os estudantes de Medicina experimentam as sessões de PAL. |
Os alunos relataram as sessões de ABP como um ambiente seguro e igualitário. Isso foi facilitado por relações estreitas com tutores, com quem eles compartilhavam um forte senso de camaradagem e propósito. Os tutores de colegas sentiram-se capazes de entender os alunos de maneira mais ampla no contexto sociocultural. Os participantes compararam com tutores mais seniores em contextos clínicos. |
Anantharaman et al.1414. Anantharaman LT, Ravindranath Y, Dayal S, Shankar N. Peer-assisted learning versus didactic teaching in osteology for first-year Indian undergraduate medical students: a quasi-experimental study. Surg Radiol Anat. 2019;41(10):1163-71. doi: 10.1007/s00276-019-02259-y. https://doi.org/10.1007/s00276-019-02259...
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Estudo randomizado cruzado |
Incorporar a PAL ao ensino de osteologia para os alunos de Medicina do primeiro ano e compará-la com os métodos didáticos tradicionais. |
Maiores diferenças de grupo foram observadas no pré-teste em comparação com os escores médios do pós-teste, com o grupo ABP mostrando maiores escores médios para sessões de membros superiores e inferiores. Pontuações de pós-teste maiores em comparação com as pontuações do pré-teste para todas as sessões, independentemente do método utilizado. Pontuações mais altas nas pontuações do pré ou do pós-teste foram observadas no grupo PAL para cinco sessões. |
Passeri et al.1515. Passeri SMRR, Mazur E. Peer instruction-based feedback sessions improve the retention of knowledge in medical students. Rev Bras Educ Med. 2019;43(3). doi: 10.1590/1981-52712015v43n2RB20180230. https://doi.org/10.1590/1981-52712015v43...
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Estudo intervencionista |
Identificar se o uso do da IP no feedback da avaliação melhora a retenção de conceitos básicos em educação médica. |
Os alunos que receberam feedback imediato apresentaram menor tendência a cometer os mesmos erros conceituais da primeira avaliação. A IP no feedback melhorou a retenção de conhecimentos básicos em estudantes de Medicina. |
Taheri et al.1616. Taheri M, Amini M, Delavari S, Bazrafkan L, MazidiMoradi J. Effect of peer assisted learning (PAL) education on knowledge, attitude and behavior related to prevention and control of diabetes. BMC Res Notes. 2019;12:227. doi: 10.1186/s13104-019-4261-9. https://doi.org/10.1186/s13104-019-4261-...
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Estudo quase experimental |
Comprar o efeito da PAL e das palestras sobre conhecimentos, atitudes e comportamentos dos participantes na prevenção do diabetes. |
Ambos os métodos tiveram aumento no comportamento para prevenção do diabetes, como atividade física, controle de peso, aferição da pressão arterial, perfil lipídico de sangue, avaliação do risco de diabetes, aumento da ingestão de alimentos saudáveis e tabagismo. Não houve superioridade de um método em relação ao outro. |
Versteeg et al.1717. Versteeg M, van Blankenstein FM, Putter H, Steendijk P. Peer instruction improves comprehension and transfer of physiological concepts: a randomized comparison with self-explanation. Adv Health Sci Educ. 2019;24:151-65. doi: 10.1007/s10459-018-9858-6. https://doi.org/10.1007/s10459-018-9858-...
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Ensaio de coorte |
Investigar como a AP (aprendizagem por pares) poderia otimizar a compreensão dos conceitos fisiológicos em relação à autoexplicação. |
Ambos os métodos apresentaram maiores escores de transferência que o controle (p = 0,006), com tendência a maiores pontuações de transferência próximas para AP. Essas descobertas apoiam o AP como um método valioso para melhorar a compreensão de conceitos fisiológicos. Além disso, quando se compararam os efeitos da AP interativo com a SE , estabeleceram-se novos insights que complementam as teorias educacionais em atividades de aprendizagem ativa. |
Widyahening et al.1818. Widyahening IS, Findyartini A, Ranakusuma RW, Dewiasty E, Harimurti K. Evaluation of the role of near-peer teaching in critical appraisal skills learning: a randomized crossover trial. Int J Med Educ . 2019;10:9-15. doi: 10.5116/ijme. 5c39.b55b. https://doi.org/10.5116/ijme. 5c39.b55b...
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Estudo randomizado cruzado |
Avaliar o ensino de tutores próximos de habilidades críticas de avaliação para estudantes de Medicina como um aspecto da medicina baseada em evidências. |
Não houve diferença nos testes de avaliação entre o grupo que recebeu tutores próximos e tutores seniores. |