Acessibilidade / Reportar erro

O Reflexo do Aumento de Vagas da Residência de Cirurgia Geral no Brasil

Resumo:

Introdução:

Nos últimos anos, houve um aumento no número de vagas de residência médica em todas as regiões do Brasil. Apenas nos últimos quatro anos, de 2014 a 2018, houve um aumento de 18.953 vagas gerais ofertadas para o primeiro ano de residência médica para 26.094, 37% a mais, o que foi acompanhado também pela área de cirurgia geral. Em consequência, o número de cirurgiões gerais vem aumentando substancialmente, de 12.430 em 2008 para 34.065 em 2018, um aumento percentual absoluto de 174%. Esses novos cirurgiões vêm trazendo consigo seus conhecimentos teóricos e práticos já atualizados, em sua maioria, de novas técnicas e modalidades cirúrgicas. Nesse contexto, nas últimas duas décadas a cirurgia videoassistida vem se tornando a via de escolha para inúmeros procedimentos no Brasil e no mundo, tendo em vista seus benefícios para os pacientes, tais como menor permanência hospitalar no pós-operatório e menos resposta metabólica ao trauma cirúrgico. Este estudo correlaciona o aumento do número de vagas em residência médica e consequentemente de novos cirurgiões ao aumento de cirurgias videolaparoscópicas no sistema público de saúde.

Metodologia:

Os dados para revisão foram extraídos do Departamento de Informática do Sistema Único de Saúde (Datasus). Escolheram-se as cirurgias com maior frequência para análise dos dados.

Resultados:

Os resultados foram divididos nas cinco áreas geograficamente distribuídas pelo Brasil. Ao final do estudo atual, demonstrou-se que o número de cirurgias videoassistidas aumentou em 233%, acompanhado pela elevação de 63% no número de vagas de residência médica e acréscimo de 174% no número de novos cirurgiões no Brasil, no mesmo período.

Conclusão:

O atual estudo demonstrou que o aumento do número de cirurgias videoassistidas no país está relacionado diretamente com o aumento exponencial do número de vagas de residência médica e, por consequência, do número de novos cirurgiões gerais. A formação desses novos cirurgiões gerais ocorre, cada vez mais, num contexto de técnicas videolaparoscópicas que trazem consigo inúmeros benefícios já reconhecidos para os pacientes. Conclui-se, portanto, que o acréscimo no número de vagas de residências médicas em cirurgia geral - que cada vez mais empregam os ensinamentos em técnicas videolaparoscópicas - tem contribuído como fator complementar para o aumento do número de cirurgias videoassistidas observado em todas as regiões do Brasil.

Palavras-chave:
Residência Médica; Cirurgia Videoassistida; Cirurgia Geral

Associação Brasileira de Educação Médica SCN - QD 02 - BL D - Torre A - Salas 1021 e 1023 | Asa Norte, Brasília | DF | CEP: 70712-903, Tel: (61) 3024-9978 / 3024-8013, Fax: +55 21 2260-6662 - Brasília - DF - Brazil
E-mail: rbem.abem@gmail.com