Acessibilidade / Reportar erro

Sobre a Dificuldade da Realização de Estudos Avaliando o Desempenho de Estudantes que Desenvolvem Diferentes Currículos: Comparando o Incomparável?

Com respeito ao artigo “Avaliação do aproveitamento do aluno em Nefrologia: estudo comparativo entre o método expositivo tradicional e o método de aprendizagem baseado em problemas”, do professor Ivan de Mello Araújo, da Faculdade de Medicina de Marilia - FAMEMA e das professoras Rita de Cássia Tibério Araújo e Maria Cláudia Cabrini Grácio da Faculdade de Filosofiia e Ciências da Universidade Estadual Paulista, tecemos breves comentários.

É louvável a tentativa da condução de estudos comparativos avaliando o desempenho de estudantes que desenvolvem diferentes currículos, contudo devemos ter em mente que o olhar dirigido a projetos político-pedagógicos com ideologias e metodologias diversas pressupõe cuidados vitais na análise de quaisquer dados ou informações colhidas.

A visão disciplinar do currículo tradicional se contrapõe à óptica interdisciplinar do currículo em construção no Curso de Medicina da FAMEMA; a pedagogia da transmissão de conhecimentos contrasta-se com metodologias ativas como a aprendizagem baseada em problemas - ABP, onde não há “aprendizado”, finito, estanque, mas sim aprendizagem, processo contínuo, busca permanente, que valoriza o estudante (de studiu, aplicação zelosa, a dor) enquanto sujeito de sua própria aprendizagem, em oposição ao “aluno” (de alumnu, “criança que se dava para criar”) que recebe passivamente a instrução.

Assim, submeter estudantes em processos e momentos distintos de formação a uma provo de conhecimentos com 40 testes de múltipla escolha, e comparar seu desempenho na disciplina de Nefrologia constitui de fato uma análise válida de “aproveitamento”?

Resposta a questões com “intensidade alta na categoria atualidade” permitem medir a utilização de periódicos pelos estudantes submetidos a exposições diferentes aos conteúdos avaliados?

Currículo e formação são movimento, e necessitam de estudos que registrem esta dinâmica. Eis o desafio da avaliação de estudantes que desenvolvem diferentes currículos: estamos querendo comparar o incomparável?

Ricardo Shoiti Komatsu

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    23 Jun 2021
  • Data do Fascículo
    Jan-Apr 2002
Associação Brasileira de Educação Médica SCN - QD 02 - BL D - Torre A - Salas 1021 e 1023 | Asa Norte, Brasília | DF | CEP: 70712-903, Tel: (61) 3024-9978 / 3024-8013, Fax: +55 21 2260-6662 - Brasília - DF - Brazil
E-mail: rbem.abem@gmail.com