Acessibilidade / Reportar erro

A decisão de ser médico: estudo multicultural Brasil-Portugal

Resumo:

Introdução:

A definição de uma carreira profissional representa a primeira grande decisão do adolescente e, em geral, ocorre num contexto de indecisões, conflitos e transformações, típicos dessa fase da vida.

Objetivo:

Este estudo teve como objetivo conhecer as motivações que levam adolescentes a escolher o curso de Medicina no Brasil e em Portugal.

Método:

Trata-se de estudo de abordagem qualitativa, do tipo exploratório, que utilizou entrevistas abertas. Participaram 17 portugueses e 14 brasileiros, ingressantes no curso de Medicina, de uma universidade pública do Norte de Portugal e de uma universidade privada do Nordeste do Brasil, no ano de 2018. Para análise e interpretação das falas, utilizou-se a análise de conteúdo de Bardin, na modalidade temática.

Resultado:

Identificaram-se duas temáticas - motivações intrínsecas e motivações extrínsecas - e seis núcleos de sentido: disposição para ajudar os outros, tendência natural, medicina como ciência, interesse pela pesquisa, influência de modelos e estabilidade profissional/ status social.

Conclusão:

Os adolescentes ingressantes em Medicina no Brasil e em Portugal apresentaram similaridade na motivação para a escolha profissional. Prevaleceram as motivações intrínsecas, e a disposição para ajudar os outros foi a razão mais frequente para escolher Medicina nos dois países.

Palavras-chave:
Adolescência; Escolha Profissional; Motivação; Medicina; Educação Médica

Associação Brasileira de Educação Médica SCN - QD 02 - BL D - Torre A - Salas 1021 e 1023 | Asa Norte, Brasília | DF | CEP: 70712-903, Tel: (61) 3024-9978 / 3024-8013, Fax: +55 21 2260-6662 - Brasília - DF - Brazil
E-mail: rbem.abem@gmail.com