Resumo:
A busca ativa da informação é imperativa na formação de profissionais de Medicina.
Objetivo:
a) Identificar os princípios títulos hoje adotados nas faculdades de medicina pesquisadas nos estados do Rio de Janeiro, São Paulo e Minas Gerais; b) Identificar os critérios de aquisição e recursos instrucionais utilizados por estes estudantes, além do livro-texto, no processo de aprendizagem.
Métodos:
Aplicação de questionários para identificar títulos e critérios adotados na compra de livros e de outros recursos instrucionais.
Resultados e Conclusões:
A biblioteca básica do aluno de medicina ao final do curso compõem-se principalmente de livros de clínica médica, seguidos pelos de anatomia e de fisiologia. As outras especialidades apresentam com frequência progressivamente menor, estando os de medicina preventiva localizados no seu limite inferior. A maioria dos livros é comprada no livreiro da escola, que se revela um agente integrador entre alunos e professores. O idioma preferencial na escolha dos livros ainda é o português, quando comprado ao inglês e ao espanhol. Existe uma diversificação na utilização dos recursos instrucionais, mais o livro-texto apresenta-se como preferência marcante , apesar dos recursos de informática serem também utilizados por esta categoria de alunos.
Palavra-chave:
Educação Médica; Estudantes de Medicina; Aprendizagem