Organizar o cuidado |
• Realizar o acolhimento do usuário |
• Proporcionar cuidado integral e longitudinal |
• Articular os níveis de atenção primária, secundária, terciária |
• Organizar o processo de trabalho |
• Organizar as ações de promoção, de prevenção, reabilitação e cura no processo de trabalho da equipe do Nasf e ESF |
Trabalhar de modo colaborativo |
• Atuar conjuntamente com os outros profissionais de saúde |
• Realizar planejamento conjunto com os membros das equipes do Nasf e da ESF |
• Realizar apoio à equipe da ESF |
• Pactuar as práticas de atenção à saúde com as equipes do Nasf e da ESF |
• Manter diálogo constante com os outros profissionais da equipe do Nasf |
• Atuar segundo os princípios éticos profissionais |
• Ter bom relacionamento com as equipes do Nasf e da ESF |
• Compartilhar a responsabilidade do cuidado com as equipes do Nasf e da ESF |
• Gerenciar conflitos da equipe do Nasf |
Realizar diagnóstico da comunidade |
• Identificar as necessidades de saúde locais |
• Identificar os equipamentos sociais |
• Realizar diagnóstico da comunidade com base na epidemiologia |
• Diagnosticar riscos de saúde, ambientais e sociais |
• Conhecer os outros níveis de atenção primária, secundária e terciária |
Planejar as ações da comunidade |
• Considerar as necessidades da comunidade no planejamento das ações |
• Planejar ações que promovam mudanças em conjunto com a comunidade |
• Desenvolver projetos considerando os recursos disponíveis |
• Definir prioridades de saúde e de ações com base em pesquisas e dados epidemiológicos |
• Estabelecer estratégias para facilitar o acesso à rede |
• Avaliar os resultados das ações de saúde |
Desenvolver ações intersetoriais |
• Planejar ações em conjunto com os equipamentos sociais, visando parcerias |
• Atuar de maneira integrada com outros setores, visando corresponsabilidade |
• Dialogar com os equipamentos sociais e diferentes setores |
• Utilizar espaços comunitários |
• Reduzir as barreiras setoriais |
• Desenvolver negociação com outros setores |
Fortalecer as políticas públicas |
• Conhecer as políticas públicas vinculadas ou não ao setor de saúde |
• Participar das reuniões de conselho |
• Ter formação política s |
• Apoiar a constituição de conselho |
• Conhecer os programas governamentais e inseri-los na prática de saúde |
Desenvolver ações educativas com a equipe |
• Realizar treinamentos com profissionais da rede de serviços |
• Integrar o saber do indivíduo nas práticas educativas, com linguagem acessível |
• Ter habilidades didático-pedagógicas e gerenciar grupos educacionais |
• Capacitar a população visando a hábitos saudáveis no contexto da população |
• Considerar as necessidades da equipe nas capacitações |
• Ter conhecimentos de educação em saúde |
Atuar com as diferentes coletividades |
• Reconhecer os determinantes de saúde |
• Respeitar a diversidade e a cultura comunitária |
• Considerar a diversidade cultural comunitária no planejamento de ações |
• Considerar valores e princípios da comunidade |