Resumo:
A educação médica permanece um desafio para professores, pesquisadores e planejadores de saúde. A sociedade atual, em permanente mudança, requer que profissionais médicos sejam tecnicamente competentes, humanos e capazes de resolver problemas em contextos situacionais diferentes.
Tradicionalmente o ensino médico tem valorizado a memorização de fatos, tomando o aluno um recipiente passivo de informação. O aprendizado baseado em problemas (PBL), implementado há 20 anos na Universidade de McMaster, pretende tornar os alunos elementos ativos, independentes e responsáveis por seu próprio aprendizado, capazes de aplicar o conhecimento adquirido em situações práticas. A experiência de ensino se dá em pequenos grupos e o papel básico do professor é de facilitador. O grupo é exposto a um caso clínico e os participantes devem identificar tópicos de aprendizado e buscar informações. Mais do que o conteúdo, o processo de aprendizado é valorizado.
Diversas pesquisas têm sido realizadas com o intuito de avaliar os resultados dessa estratégia educacional, hoje bastante difundida. Apesar de ainda não serem conclusivos, os estudos sugerem que PBL é uma experiência válida. A resistência à mudança e outras limitações devem ser consideradas para sua implementação.
Palavras-chave:
Educação Médica; Aprendizagem/métodos; Curriculum