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Saúde Mental de Estudantes de Escolas Médicas com Diferentes Modelos de Ensino

Medical Students’ Mental Health under Different Educational Models

RESUMO

Objetivos

Avaliar a saúde mental dos estudantes, estratégias defensivas, fontes de estresse e alívio associadas a diferentes processos educacionais.

Método

Estudo qualitativo e transversal realizado em fevereiro de 2014 por meio de grupos focais e questionário semiestruturado com 78 estudantes do terceiro semestre de duas escolas médicas numa mesma universidade pública: uma com 53 anos, na capital, com modelo de ensino tradicional, e a outra com três anos, no interior,com modelo de Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP). Foi realizada análise descritiva dos dados sociodemográficos, psicoemocionais e processo educacional do questionário e análise de conteúdo temática, além de interpretação psicodinâmica dos dados dos grupos focais.

Resultados

Responderam ao questionário 38 alunos da escola tradicionale 40 daABP, sendo a maioria do sexo masculino (52,6%), com idade 22+2 anos e solteiros (85%). Dois grupos focais com oito alunos de cada escola revelaram motivações, fontes de estresse e de alívio semelhantes entre os alunos, porém sofrimento psíquico menor nos alunos da ABP, que também referiram maior aproximação de seus professores e pactuação das tarefas.

Conclusão

O processo educacional foi associado a sofrimento psíquico por alunos de ambos os grupos.

Estudantes de Medicina; Saúde Mental; Transtorno Mental; Educação Médica

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