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Adesão e percepções sobre simulação em graduação nas ciências da saúde

INTRODUÇÃO: O ensino superior tem sido constantemente pressionado para inserir novas técnicas. Em que se pese a vasta utilização das técnicas, ainda há carência de informações sobre sua utilização e impacto. A FMRP-USP está estruturando um Laboratório de Habilidades e necessita de dados sobre a prevalência de uso destes recursos. OBJETIVO: Avaliar a prevalência de recursos de simulação nos cursos oferecidos pela FMRP-USP. MÉTODOS: Entrevista estruturada através de questionário desenvolvido especificamente aos responsáveis pelas disciplinas de graduação da FMRP-USP. Os dados obtidos foram armazenados em banco de dados desenvolvido na plataforma Microsoft Access. Os cursos foram divididos entre aqueles que oferecem algum tipo de recurso (GI) e os que se limitam a recursos tradicionais (GII) e foi utilizado o teste de qui-quadrado para a comparação de proporções entre os grupos. RESULTADOS: Analisou-se 256 disciplinas. O percentual de disciplinas que compuseram o GI foi de 18,3%, variando de acordo com o curso - Medicina (24,7%), Terapia Ocupacional (23,0%), Nutrição (15,9%), Fisioterapia (9,8%) e Fonoaudiologia (9,1%). Há predominância do uso de programas de computador (42,5%) independente do curso. A origem dos recursos é de predomínio da FMRP-USP (56,3%), mas apresenta importante contribuição de outros setores. A manutenção, porém, é quase exclusividade da FMRP-USP. Os recursos estão alocados predominantemente nos Departamentos. Verificou-se grande interesse na centralização desses recursos em um laboratório de simulação. CONCLUSÃO: 1) Os recursos de simulação são predominantemente de baixa complexidade e em sua maioria restritos à programas de computador; 2) Há diversidade no uso dos recursos na dependência da área de aplicação, com maior uso em Medicina; 3) Os recursos estão dispersos na FMRP-USP, com aquisição e manutenção dependentes de iniciativas individuais dos cursos, sem centralização

Educação de Graduação em Medicina; Simulação; Prevalência


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