Resumo:
Introdução:
Avaliar habilidades clínicas é um desafio no curso médico. A heterogeneidade na escolha dos pacientes somada à falta de critérios objetivos resultou em mudança metodológica para utilização do Objective Structured Clinical Examination (OSCE).
Objetivo:
O objetivo deste estudo foi identificar se o OSCE resulta em distribuição de frequência de notas de desempenho de padrão gaussiano em comparação ao modelo tradicional.
Método:
Analisaram-se as notas de 239 estudantes da disciplina de Semiologia e Propedêutica de um curso de Medicina entre 2016 (modelo tradicional) e 2017 (OSCE) pelos testesKolmogorov-Smirnovbidimensional e t de Student para verificar a correlação delas com o coeficiente de rendimento (CR).
Resultados:
As notas da prova no modelo tradicional (p < 0,0001; KS = 0,1881) estão mais distantes da normalidade do que as da prova do modelo OSCE (p = 0,0010; KS = 0,1134) e são mais correlatas com o CR (p < 0,0001; r = 0,45) do que no modelo OSCE (p = 0,31; r = 0,06).
Conclusão:
O OSCE pode proporcionar informações mais fidedignas sobre o desempenho do estudante em estágios práticos do curso médico.
Palavras-chave:
Avaliação Educacional; Educação Médica; Desempenho Acadêmico