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Qualidade da residência médica na perspectiva das partes interessadas: revisão de escopo e painel Delphi

Quality of medical residency from the stakeholders’ perspective: a scoping review and Delphi panel

RESUMO

Introdução:

Embora na literatura médica existam diversas métricas para avaliar a qualidade dos programas de residência, os instrumentos avaliativos tendem a focar as dimensões dos residentes e preceptores. Isso negligencia uma ampla gama de partes interessadas (stakeholders), cujas perspectivas são fundamentais para uma compreensão holística da qualidade dos programas.

Objetivo:

Diante desse contexto, esta revisão teve como objetivos mapear os principais stakeholders envolvidos na residência médica, identificar e categorizar as métricas de avaliação da qualidade dos programas mais prevalentes na literatura, e analisar a sua relevância em relação às perspectivas das partes interessadas.

Método:

Inicialmente, foi realizada uma revisão de escopo da literatura para identificar e categorizar os stakeholders, além de mapear as métricas de qualidade. Posteriormente, um painel Delphi foi conduzido para analisar a relevância dessas métricas em relação às perspectivas das partes interessadas identificadas.

Resultado:

Foram mapeados 14 stakeholders e identificadas 17 métricas, posteriormente divididas em quatro categorias principais. As métricas “adaptabilidade” e “bem-estar” se destacaram, sendo unanimemente reconhecidas por todos os stakeholders como “favorável” ou “altamente favorável”. Por sua vez, “autoavaliação” e “satisfação do paciente” receberam avaliações mais cautelosas ou negativas. Os painelistas enfatizaram que “nenhuma métrica é capaz de fornecer individualmente uma avaliação precisa da qualidade de um programa de residência médica”.

Conclusão:

Ao mapear os stakeholders da residência médica, bem como identificar, categorizar e analisar as métricas de avaliação da qualidade mais prevalentes, este estudo ampliou o debate sobre a complexidade das perspectivas em torno da formação médica. A diversidade de atores envolvidos justifica valorizações distintas das várias dimensões da qualidade, reforçando a conclusão de que métricas isoladas não capturam integralmente a qualidade dos programas. Na prática, os resultados sublinham a importância da implementação de sistemas de avaliação da qualidade que sejam equilibrados e alinhados com as expectativas e necessidades dos principais stakeholders.

Palavras-chave:
Estudos de Avaliação; Avaliação Educacional; Residência Médica; Indicadores; Participação dos Interessados

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