RESUMO
Introdução:
A realização da cistostomia suprapúbica deve ser uma competência do médico urologista e cirurgião geral. O treinamento dessa competência por meio da simulação surge como alternativa segura, livre de riscos para pacientes e médicos residentes.
Objetivo:
Este estudo teve como objetivos criar um simulador realístico para o treinamento de cistostomia suprapúbica e obter sua validação de face e conteúdo.
Método:
O procedimento foi realizado no simulador por especialistas que posteriormente responderam a um questionário semiestruturado para a avaliação do realismo anatômico e a utilidade do simulador como ferramenta de ensino e treinamento.
Resultado:
Avaliaram o simulador 21 urologistas com idade média de 41,2 anos. O realismo anatômico teve nota média de 4,24 (nota máxima: 5), e a utilidade como ferramenta de ensino obteve média de 4,76 (nota máxima: 5).
Conclusão:
O simulador desenvolvido é, portanto, útil para o ensino prático de cistostomia por punção, pois foi validado em face e conteúdo, e, por isso, pode ser incorporado aos currículos da formação de médicos residentes, sobretudo em cirurgia geral e urologia.
Palavras-chave:
Cistostomia; Tecnologia Educacional; Treinamento por Simulação; Estudo de Validação; Educação Médica