“Best teaching practices in anatomy education: a critical review” |
Estai et al.6Annals of Anatomy
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Revisão. Recursos e estratégias para o ensino de anatomia. Dissecação de corpo inteiro é reservada para estudantes de Medicina, enquanto prossecção e plastinação são mais adequadas para estudantes de ciências da saúde. |
“Anatomical dissection as a teaching method in medical school: a review of the evidence” |
Winkelmann7Medical Education
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Revisão. Efeitos da dissecação, proseccção ou da combinação dessas técnicas com meios digitais nos ganhos cognitivos. Pequena vantagem para a dissecação, com estudos heterogêneos. |
“Effective methods of teaching and learning in anatomy as a basic science: a BEME systematic review: BEME guide nº 44” |
Losco et al.8Medical Teacher
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Revisão. Relata grande variedade de métodos usados no ensino de anatomia e aquisição e retenção de conhecimento. Métodos embasados em computadores são alternativas parciais ou bastante auxiliares aos métodos tradicionais de dissecção. |
“A meta-analysis of anatomy laboratory pedagogies” |
Wilson9Clinical Anatomy
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Metanálise (1965-2015): eficácia do laboratório de anatomia. O desempenho nos exames de conhecimento e de retenção de curto prazo foi equivalente, independentemente do uso de dissecação ou outra estratégia. |
“A follow-up comparative study of two modes of learning human anatomy: by dissection and from prosections” |
Nnodim et al.10Clinical Anatomy
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Retenção após cinco anos para a anatomia do membro inferior por meio de dissecção ou prossecção. Avaliações qualitativas e quantitativas sugerem maior eficácia com prossecção. |
“Learning human anatomy: by dissection or from prosections?” |
Nnodim11Medical Education
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Os discentes do primeiro ano estudaram a anatomia do membro inferior por dissecção ou prossecção. A prossecção resultou em melhor desempenho em provas escritas e práticas, e necessitou somente de 75% do tempo alocado, quando comparada à dissecção. |
“A comparison of the effectiveness of dissection and prosection on short-term anatomic knowledge retention in a reciprocal peer-teaching program” |
Lackey-Cornelison et al.12Advances in Physiology Education
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Retrospectivo: efeito de ensino entre pares com intervalo de um ano, mesmos grupos e objetivos, por meio de dissecção ou prossecção, sistema musculoesquelético, avaliados por exames escrito e prático. O conhecimento foi equivalente, independentemente do método de ensino. |
“Teaching anatomy: cadavers vs. computers?” |
Biasutto et al.13Annals of Anatomy
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Estudo de três grupos: cadáver em número suficiente para todas as regiões e estruturas; recursos tecnológicos, mas sem cadáver; e com acesso a ambos os recursos. Grupo com ambos os recursos teve maior número de aprovações regulares. |
“Improved dissection efficiency in the human gross anatomy laboratory by the integration of computers and modern technology” |
Reeves et al.14Clinical Anatomy
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Manual de dissecção em computador para auxiliar na dissecação de cadáveres com imagens digitais. A estratégia aumentou a independência e proficiência dos alunos e a eficiência do tempo de dissecação. |
“The impact of alternating dissection on student performance in a medical anatomy course: are dissection videos an effective substitute for actual dissection?” |
Granger et al.15Clinical Anatomy
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Alunos do primeiro ano que dissecaram alternadamente foram avaliados por prova escrita e prática, e comparados com aqueles que realizaram todas as dissecações. Observou-se queda em notas em três de quatro exames com o grupo alternante. Os autores sugerem que a carga horária do curso, maior necessidade de autoestudo e menos tempo em dissecção afetaram o desempenho. |
“What do students actually do during a dissection course? First steps towards understanding a complex learning experience” |
Winkelmann et al.16Academic Medicine
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Questionários sobre o tempo gasto em atividades de laboratório. Os alunos gastaram 33% do tempo com dissecação ativa; 27%, estudando material de prossecção; e 31%, com atividades não relacionadas a cadáveres, com alta variabilidade. A dissecação não parece ser uma experiência de aprendizado uniforme. |
“Cadaveric dissection as an educational tool for anatomical sciences in the 21st century” |
Ghosh17Anatomical Sciences Education
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Revisão de literatura. Propõe que a dissecação continua a ser angular do currículo de anatomia, complementada com métodos de aprendizagem inovadores. |
“Learning gross anatomy: dissection and prosection” |
Yeager18Clinical Anatomy
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Estudo comparando testes de alunos para regiões em que dissecaram com aquelas em que aprenderam com material de prossecção. As dissecções promoveram melhores resultados, mas com reduzida diferença. |
“Cadaveric surgery: a novel approach to teaching clinical anatomy” |
Nutt et al.19Clinical Teacher
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Procedimento cirúrgico simulado como forma de aprendizado de anatomia na graduação. O grupo de estudantes apontou grande aprendizado por associação, experiência significante e uma visão valiosa sobre a cirurgia. |
“Early and prolonged opportunities to practice suturing increases medical student comfort with suturing during clerkships: suturing during cadaver dissection” |
Manning et al.20Anatomical Sciences Education
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Estudo de sutura (alunos do primeiro ano) em laboratório de dissecação de anatomia e atitudes quando se deparam com pacientes dois anos depois. O módulo de sutura foi associado à maior confiança no procedimento em cenários reais. |
Human anatomy: let the students tell us how to teach. |
Davis et al.33Anatomical Sciences Education
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Opinião de alunos e professores de anatomia sobre a eficácia de diferentes métodos e ferramentas de ensino. Ambos os grupos foram favoráveis ao acesso a cadáveres e ao ensino em pequenos grupos. |
“Dissection in the modern medical curriculum: an exploration into student perception and adaptions for the future” |
Jeyakumar et al.34Anatomical Sciences Education
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Percepções dos alunos sobre a eficácia da dissecção (anatomia musculoesquelética). Análises quantitativas e qualitativas sugerem a aprendizagem em cadáveres como essencial, novas modalidades de ensino apenas a complementam. |
“Optimizing the use of cadavers by integrating pathology during anatomy dissection” |
Geldenhuys et al.21Anatomical Sciences Education
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Estudo sobre presença de lesões patológicas em cadáveres utilizados em dissecação. Os estudantes foram expostos a uma ampla variedade de lesões analisadas com patologia macroscópica e histopatologia (tuberculose, pneumonia, aterosclerose, diverticulose e pielonefrite, como exemplos). |
“Cadaveric dissection in relation to problem-based learning case sequencing: a report of medical student musculoskeletal examination performances and self-confidence” |
Thompson et al.22Anatomical Sciences Education
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Estudo de aprendizado baseado em problemas (PBL) seguido da dissecção cadavérica, comparado com PBL sem sequência com dissecções relacionadas. Nenhuma diferença para pontuações de exame. A autoconfiança foi maior entre estudantes em PBL seguido de dissecação pertinente. |
“An intensive anatomy by whole-body dissection elective: a longitudinal study” |
Burgess et al.23Clinical Anatomy
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Estudo longitudinal sobre aquisição e retenção de conhecimento com dissecação de corpo inteiro e aprendizado baseado em equipes (TBL). Houve significativa aquisição (pré e pós-testes) e manutenção do conhecimento tridimensional no reconhecimento de estruturas, um e sete meses após estudo. |
“The additional role of virtual to traditional dissection in teaching anatomy: a randomised controlled trial” |
Boscolo-Berto et al.25Surgical and Radiologic Anatomy
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Comparação de estudo virtual com livros didáticos seguida de dissecação de anatomia. Melhor desempenho em testes com estudo virtual em testes pré e pós-estudo e no reconhecimento tridimensional de estruturas musculares. |
“‘Dissection Educational Videos’ (DEVs) and their contribution in anatomy education: a students’ perspective” |
Natsis et al.24Surgical and Radiologic Anatomy
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“Vídeos educacionais de dissecação” on-line durante a pandemia de Covid-19 comparados às aulas presenciais no ensino de anatomia. A nova modalidade de ensino foi aprovada pelos alunos. |
“The use of anatomical dissection videos in medical education” |
Greene26Anatomical Sciences Education
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Estudo de vídeos de dissecação em três cursos sequenciais de sistemas de órgãos. Houve uma diminuição no total de visualizações e na finalização dos vídeos do curso 1 para o curso 3. |
“Virtual dissection: an interactive anatomy learning tool” |
Wainman et al.27Anatomical Sciences Education
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Impacto entre realidade virtual e modelos físicos no aprendizado de anatomia. Não houve diferenças em testes, mas os estudantes com baixa habilidade visuoespacial tiveram pior desempenho em comparação com seus colegas de alta habilidade visuoespacial. |
“Mixed reality as a time-efficient alternative to cadaveric dissection” |
Ruthberg et al.28Medical Teacher
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Plataforma HoloAnatomy como modalidade para aprender anatomia em comparação com a dissecação cadavérica. O tempo de estudo foi maior para cadáveres, mas sem diferença para resultados em exames. |
“Teaching musculoskeletal module using dissection videos: feedback from medical students” |
Mustafa et al.29BMC Medical Education
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Estudo sobre vídeos de dissecação no ensino de anatomia. Os vídeos foram aprovados, mas os estudantes sugeriram a necessidade de orientação de instrutores. Imagens ajudaram a entender melhor as aulas regulares de anatomia. |
“Modern and synchronized clinical anatomy teaching based on the BDIE method (board-digital dissection-imaging-evaluation)” |
Massalou et al.30Surgical and Radiologic Anatomy
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Aulas com quadro de anotações sincronizado com dissecação digital e imagens reais receberam uma taxa de aprovação de 97%; e relatórios de melhoria de compreensão da anatomia e retenção para grande maioria, 90%. |
“Virtual dissection with clinical radiology cases provides educational value to first year Medical students” |
Darras et al.31Academic Radiology
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Dissecação virtual para estudo de oitos condições clínicas, em demonstrações em pequenos grupos e no método PBL. Imagens melhoram a compreensão da doença, sua patologia, as relações radiológicas e a relevância clínica da anatomia nos casos. |
“Anatomy by whole body dissection as an elective: student outcomes” |
Huynh et al.32Journal of Surgical Education
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Aquisição de conhecimentos e percepções sobre dissecação de corpo inteiro em pequenos grupos. Testes de verdadeiro/falso e identificação de estruturas antes e no final do curso mostraram forte melhora e percepções favoráveis. |
“Outcomes and satisfaction of two optional cadaveric dissection courses: a 3-year prospective study” |
Pais et al.35Anatomical Sciences Education
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Aquisição de conhecimento e percepções de dissecação de corpo inteiro em curso opcional de oito semanas. A análise quantitativa (testes) e a qualitativa (percepções) mostraram dados favoráveis à oferta de cursos complementares. |
“On behalf of tradition: an analysis of medical student and physician beliefs on how anatomy should be taught” |
Marom et al.36Clinical Anatomy
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Enquete nacional (Israel) com estudantes de Medicina, residentes e especialistas médicos sugeriu valorização dos métodos tradicionais de ensino de anatomia, particularmente dissecação cadavérica |
“Anatomy education and classroom versus laparoscopic dissection-based training: a randomized study at one medical school” |
ten Brinke et al.37Academic Medicine
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Ensino baseado em dissecção com três grupos: palestras, dissecção com modelos laparoscópicos e ambos os métodos. Os grupos de dissecação tiveram melhor desempenho nos testes, mas não entre si. |
“Evaluating dissection in the gross anatomy course: correlation between quality of laboratory dissection and students outcomes” |
Nwachukwu et al.38Anatomical Sciences Education
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Avaliação da qualidade da dissecação realizada em equipes. Correlação com desempenho em exames regulares e no National Board of Medical Examiners (NBME), e objetivos de aprendizado por meio de questionário. Notas de exames práticos se correlacionaram positivamente com a qualidade da dissecação e com notas em teste escrito e do NBME. |