Universidade do Estado do Pará, Belém, Pará, Brasil.Universidade do Estado do ParáBrasilBelém, Pará, BrasilUniversidade do Estado do Pará, Belém, Pará, Brasil.
Camila Fernanda Antunes Castanho Cavaleiro de Macêdo Loureiro
Universidade do Estado do Pará, Belém, Pará, Brasil.Universidade do Estado do ParáBrasilBelém, Pará, BrasilUniversidade do Estado do Pará, Belém, Pará, Brasil.
Mariseth Carvalho de Andrade
Universidade do Estado do Pará, Belém, Pará, Brasil.Universidade do Estado do ParáBrasilBelém, Pará, BrasilUniversidade do Estado do Pará, Belém, Pará, Brasil.
Suzana Rodrigues Ramos
Universidade do Estado do Pará, Belém, Pará, Brasil.Universidade do Estado do ParáBrasilBelém, Pará, BrasilUniversidade do Estado do Pará, Belém, Pará, Brasil.
Carolina Ribeiro Mainardi
Universidade do Estado do Pará, Belém, Pará, Brasil.Universidade do Estado do ParáBrasilBelém, Pará, BrasilUniversidade do Estado do Pará, Belém, Pará, Brasil.
Cristina Helena Rama
Hospital Maternidade Leonor Mendes de Barros, São Paulo, São Paulo, Brasil.Hospital Maternidade Leonor Mendes de BarrosBrasilSão Paulo, São Paulo, BrasilHospital Maternidade Leonor Mendes de Barros, São Paulo, São Paulo, Brasil.
Nara Macedo Botelho
Universidade do Estado do Pará, Belém, Pará, Brasil.Universidade do Estado do ParáBrasilBelém, Pará, BrasilUniversidade do Estado do Pará, Belém, Pará, Brasil.
ENDEREÇO PARA CORRESPONDÊNCIA. Brenda Diniz Rodrigues. Laboratório de Cirurgia Experimental da Universidade do Estado do Pará Tv. Perebebuí, 2623 - Marco, Belém - PA, CEP: 66087-662 E-mail: brendadinizrodrigues@gmail.com
CONTRIBUIÇÃO DOS AUTORES
Todos os autores participaram da concepção do trabalho, análise de dados, revisão bibliográfica e redação do manuscrito, aprovando a versão final.
CONFLITO DE INTERESSES
Os autores declaram que não possuem qualquer conflito de interesses.
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Hospital Maternidade Leonor Mendes de Barros, São Paulo, São Paulo, Brasil.Hospital Maternidade Leonor Mendes de BarrosBrasilSão Paulo, São Paulo, BrasilHospital Maternidade Leonor Mendes de Barros, São Paulo, São Paulo, Brasil.
TABELA 1
Média de acertos por questão e por aluno baseada nos quesitos do roteiro para inserção de DIU TCU 380-A
imageFIGURA 1
Vista tridimensional do suporte rígido do simulador para inserção de dispositivos intrauterinos
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imageFIGURA 2
Vista tridimensional da peça semiflexível do simulador para inserção de dispositivos intrauterinos
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imageFIGURA 3
Média de acertos por questão e por aluno, comparando-se avaliação inicial e final
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imageFIGURA 4
Diagrama de extremos e quartis
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imageFIGURA 5
Dispositivos intrauterinos de cobre bem posicionados nas avaliações inicial e final
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table_chartTABELA 1
Média de acertos por questão e por aluno baseada nos quesitos do roteiro para inserção de DIU TCU 380-A
Questões da avaliação
Avaliação inicial
Avaliação final
p - valor
1. Higiene das mãos e paramentação adequada
1
6,7%
14
93,3%
< 0,0001*
2. Exame físico adequado
6
40,0%
10
66,7%
0,0465*
3. Inserção apropriada do espéculo vaginal
15
100,0%
15
100,0%
–
4. Fez antissepsia adequada
7
46,7%
12
80,0%
0,0164*
5. Pinçamento do colo uterino
15
100,0%
15
100,0%
–
6. Histerometria adequada
14
93,3%
15
100,0%
0,6291
7. Carregou o DIU corretamente no dispositivo de inserção
14
93,3%
15
100,0%
0,6291
8. Delimitou histerometria dispositivo de inserção
6
40,0%
14
93,0%
< 0,0001*
9. Introdução adequada do dispositivo de inserção
9
60,0%
13
86,7%
0,0431*
10. Liberou braço do DIU corretamente
7
46,7%
14
93,3%
< 0,0001*
11. Certificou posicionamento do DIU
4
26,7%
13
86,7%
< 0,0001*
12. Retirada do dispositivo de inserção
8
53,3%
14
93,3%
0,0008*
13. Secção do fio apropriada (2-3 cm)
7
46,7%
15
100,0%
< 0,0001*
14. Retirou pinça do colo e hemostasia adequada
8
53,3%
13
86,7%
0,0107*
15. Retirou espéculo vaginal corretamente
15
100,0%
15
100,0%
–
16. Posicionamento adequado do DIU
6
40,0%
14
93,3%
< 0.0001*
Média geral de acertos por questão
8,9
59,2%
13,8
92,1%
–
Média geral de acertos por aluno
9,5
63,3%
14,7
98,0%
–
How to cite
Rodrigues, Brenda Diniz et al. Training Model for Intrauterine Device Insertion. Revista Brasileira de Educação Médica [online]. 2019, v. 43, n. 4 [Accessed 11 April 2025], pp. 47-53. Available from: <https://doi.org/10.1590/1981-52712015v43n4RB20180120>. Epub 14 Oct 2019. ISSN 1981-5271. https://doi.org/10.1590/1981-52712015v43n4RB20180120.
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