PONTOS POSITIVOS
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1. Relações sociais |
Relatos que consideraram que o confinamento possibilitou uma maior aproximação das interações sociais. |
• “Passar um tempo que antes não tinha oportunidade com minha família” (E56). |
• “Estar mais perto dos meus familiares” (E83). |
2. Lazer e desenvolvimento pessoal |
Relatos que consideraram como ponto positivo do confinamento o maior tempo para lazer e a possibilidade de desenvolvimento pessoal, incluindo autocuidado, autoconhecimento e estudos. |
• “Autoconhecimento, possibilidade de aprimorar a paciência, resiliência” (E4). |
• “Meu reencontro comigo mesma” (E18). |
• “Mais tempo para atividades individuais, como estudo, leitura, musculação e meditação” (E49). |
• “Oportunidades para desenvolver a espiritualidade, o autocontrole, e reestabelecer prioridades” (E84). |
3. Preocupação social |
Relatos que consideraram como positivo o próprio objetivo do confinamento como medida de saúde pública, isto é, a conscientização da população sobre o cenário atual e a necessidade de mudança de hábitos para redução do contágio, e a possibilidade de maior tempo para preparo dos sistemas de saúde. |
• “Menor incidência de contágio, melhor preparo do sistema de saúde” (E38). |
• “Reduzir o fluxo de pessoas nos grandes centros e fortalecer o entendimento de um momento que necessita de mudanças no estilo de vida” (E93). |
• “Maior desenvolvimento de uma perspectiva social, ao invés de somente individual” (E87). |
4. Economia de tempo e dinheiro |
Relatos que consideraram que a mudança de hábitos durante o confinamento permitiu uma melhor otimização do tempo e economia de dinheiro. |
• “Não ter gasto tempo com transporte para faculdade, comer comida de casa sem ser esquentada no micro-ondas” (E63). |
• “Ter tempo para fazer as coisas em casa” (E65). |
• “Não ter que realizar deslocamento para ir às obrigações […]” (E74). |
• “[...] almoçar em casa, menos tempo de deslocamento/trânsito para ir para a faculdade” (E86). |
PONTOS NEGATIVOS
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1 Preocupação social, econômica e política |
Relatos de repercussões negativas da pandemia e do confinamento nos campos social, político e econômico, como o desemprego, as mortes e o aumento da desigualdade social. |
• “Drástica mudança econômica e social no país” (E65). |
• “Retrocesso da economia” (E111). |
2. Conflitos de convivência |
Relatos de conflitos com as pessoas de convívio diário, seja por aumento do tempo de convívio e menor privacidade, como das pessoas que voltaram para a casa dos pais, seja por desgaste com pessoas que não seguiam as medidas de combate contra a Covid-19. |
• “Muita convivência com meus pais” (E42). |
• “[...] ter que brigar com as pessoas para seguir orientações [...]” (E65). |
3. Vida social, saúde física e mental |
Os relatos citaram como pontos negativos da quarentena um prejuízo na saúde mental e física, bem como uma sensação de solidão. |
• “Distanciamento social. É difícil ficar longe das pessoas que gosta, não poder abraçar, conversar pessoalmente” (E18). |
• “Dificuldade em fazer exercício físico e a alimentação está pior. [E48]”. |
• “Aumento de crises de ansiedade” (E56). |
4. Ensino remoto e mudança de rotina |
Relatos que consideraram que o confinamento foi prejudicial para a vida acadêmica, bem como está exigindo uma adaptação ao ensino remoto emergencial e a uma nova rotina sem sair de casa. |
• “Estudar à distância, perder parte das aulas devido à internet, menos concentração, menos rendimento, mais cansaço, menos aprendizado, mais trabalhos” (E89). |
• “Modificar a minha rotina, não conseguir variar o local de estudo, depender do acesso e da qualidade da internet para as aulas, interrupções durante as aulas pela família” (E86). |
DIFICULDADES
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1. Vida social, saúde física e mental |
Relatos que consideraram que o período do confinamento trouxe dificuldades para a vida social, a saúde mental e a saúde física. |
• “Ficar sem atividade física e sem ver amigos” (E14). |
• “Medo, incerteza em relação ao futuro” (E51). |
• “Dificuldades em não sair com os amigos para bares/festas; aumento da ansiedade [...]” (E108). |
2. Conflito de convivência |
Relatos que consideraram que o período do confinamento trouxe desafios para as adaptações de convivência dentro do domicílio. |
• “[...] me adaptar a morar com meus pais novamente” (E7). |
• “Estar com meus pais, já que não morava com eles há muito tempo” (E74). |
• “Ainda, a convivência com a família, mesmo sendo algo positivo, torna-se um dificultador quando é necessário estar concentrada nas aulas, provas e não posso ser interrompida” (E86). |
3. Ensino remoto e adaptação a uma nova rotina |
Relatos que consideraram que o período do confinamento trouxe dificuldades no que diz respeito ao ensino remoto e à adaptação a uma nova rotina, como ficar mais tempo dentro de casa. |
• “A mesma rotina durante muito tempo, sem quebras de expectativa e atividades extras” (E16). |
• “Viver na frente da tela de um computador, estar recluso dentro de casa” (E20). |
• “A rotina ficou muito difícil, principalmente para dormir, acordar e estudar” (E36). |
• “Acostumar-se com aula on-line” (E69). |
4. Adaptação às novas medidas de proteção individual e coletiva |
Relatos que consideraram como desafios do período do confinamento a adaptação às novas medidas de proteção individual e coletiva, como hábitos de higiene e uso de máscaras. |
• “Acostumar a usar máscara” (E11). |
• “Muito cuidado e limpeza com compras de supermercado [...]” (E31). |
• “Incluir novos hábitos de higiene no cotidiano” (E95). |