Resumo:
Os cursos de pós-graduação, estabelecidos no País, a partir de 1965, na modalidade “stricto sensu” objetivam a formação do docente universitário, do pesquisador e do profissional de elevado nível de qualificação; nos três casos, o domínio do código escrito parece fundamental já que dissertações, teses, artigos, relatórios etc deverão ser escritos com relativa freqüência. Com essa finalidade foram analisadas 27 dissertações apresentadas por candidatos à matrícula em curso de mestrado, na área de saúde, localizado na região metropolitana do Rio de Janeiro, sob os pontos de vista de conteúdo, pontuação, morfossintaxe e ortografia. Os resultados obtidos demonstram um fraco desempenho frente à “norma culta”, sugerindo os autores que a) seja elevado o nível de exigência na seleção de candidatos aos cursos de mestrado e doutorado; b) sejam oferecidos cursos de Português aos alunos dos cursos de pós-graduação “stricto sensu”; c) seja incentivada, nos conselhos editoriais de revistas científicas nacionais, a presença de revisores de linguagem.