1 |
Vieira et al. (2016)33. Vieira MA, Ohara CVS, Domenico EBL. The construction and validation of an instrument for the assessment of graduates of undergraduate nursing courses. Rev Lat Am Enfermagem. 2016;24:e2710. doi: 10.1590/1518-8345.0834.2710. https://doi.org/10.1590/1518-8345.0834.2...
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“A construção e validação de um instrumento para avaliação de egressos” |
Instrumento validado de acordo com as Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) com a participação dos egressos respondendo ao questionário. |
2 |
Francisco et al. (2016)1818. Francisco AM, Costa MCG, Hamamoto CG, Hafner MLMB. Avaliação da formação de enfermeiros: o reflexo dos métodos de ensino-aprendizagem e pressupostos curriculares na prática profissional. Avaliação. 2016;21(2):479-502. doi: 10.1590/S1414- 40772016000200009. https://doi.org/10.1590/S1414- 407720160...
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“Avaliação da formação de enfermeiros: o reflexo dos métodos de ensino-aprendizagem e pressupostos curriculares na prática profissional” |
Questionário sobre aspectos socioeconômicos, atuação e avaliação do curso, e uma narrativa com aspectos de sua formação e vivência profissional. |
3 |
Lima et al. (2018)1919. Lima LA, Andriola WB. Acompanhamento de egressos: subsídios para a avaliação de instituições de ensino superior (IES). Avaliação. 2018;23(1):104-25. doi: 10.1590/s1414-40772018000100007. https://doi.org/10.1590/s1414-4077201800...
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“Acompanhamento de egressos: subsídios para a avaliação de instituições de ensino superior (IES)” |
Alunos responderam a um questionário: parte presencialmente e parte via contato telefônico. |
4 |
Andriola (2014)2020. Andriola WB. Estudo de egressos de cursos de graduação: subsídios para a autoavaliação e o planejamento institucionais. Educ Rev. 2014;(54):203-20. doi: 10.1590/0104-4060.36720. https://doi.org/10.1590/0104-4060.36720...
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“Estudo de egressos de cursos de graduação: subsídios para a autoavaliação e o planejamento institucionais” |
Egressos responderam a um questionário on-line que verificava informações laborais, percepção do mercado de trabalho e satisfação com o curso. |
5 |
Senger et al. (2018)2121. Senger MH, Campos MCG, Servidoni MFCP, Passeri SMRR, Velho PENF, Toro IFC, et al. Trajetória profissional de egressos do curso de Medicina da Universidade de Campinas (Unicamp), São Paulo, Brasil: o olhar do ex-aluno na avaliação do programa. Interface (Botucatu). 2018;22(supl 1):1443-55. doi: 10.1590/1807-57622017.0190. https://doi.org/10.1590/1807-57622017.01...
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“Trajetória profissional de egressos do curso de Medicina da Universidade de Campinas (Unicamp), São Paulo, Brasil: o olhar do ex-aluno na avaliação do programa” |
Questionário semiestruturado aplicado após reforma curricular e respondido pelos egressos digitalmente. |
6 |
Meira et al. (2008)2222. Meira MDD, Kurcgant P. Avaliação da formação de enfermeiros segundo a percepção de egressos. Acta Paul Enferm. 2008;21(4):556-61. doi: 10.1590/S0103-21002008000400004. https://doi.org/10.1590/S0103-2100200800...
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“Avaliação da formação de enfermeiros segundo a percepção de egressos” |
Revisão que aborda a avaliação de cursos de graduação sob a perspectiva do egresso. |
7 |
Tonhom (2008)2323. Tonhom SFR. Os egressos como atores do processo de avaliação curricular do curso de Enfermagem da Famema. Interface (Botucatu) . 2008;12(27):931. doi: 10.1590/S1414-32832008000400025. https://doi.org/10.1590/S1414-3283200800...
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“Os egressos como atores do processo de avaliação curricular do curso de Enfermagem da Famema” |
Os egressos participaram da avaliação após três anos de graduação. Trabalho realizado com entrevistas semiestruturadas. |
8 |
Hafner et al. (2010)2424. Hafner MLMB, Moraes MAA, Marvulo MML, Braccialli LAD, Carvalho MHR, Gomes R. A formação médica e a clínica ampliada: resultados de uma experiência brasileira. Ciênc Saúde Colet . 2010;15(supl 1):1715-24. doi: 10.1590/S1413-81232010000700083. https://doi.org/10.1590/S1413-8123201000...
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“A formação médica e a clínica ampliada: resultados de uma experiência brasileira” |
O egresso participou da avaliação respondendo a entrevistas semiestruturadas com foco na formação clínica ampliada. |
9 |
Torres et al. (2012)2525. Torres AR, Ruiz T, Müller SS, Lima MCP. Inserção, renda e satisfação profissional de médicos formados pela Unesp. Rev Bras Educ Med . 2012;36(1):32-40. doi: 10.1590/S0100-55022012000100005. https://doi.org/10.1590/S0100-5502201200...
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“Inserção, renda e satisfação profissional de médicos formados pela Unesp” |
Os egressos responderam a um questionário enviado pelos Correios. O estudo avaliou os egressos de um intervalo de mais de 30 anos. |
10 |
Torres et al. (2011)2626. Torres AR, Ruiz T, Müller SS, Lima MCP. Qualidade de vida e saúde física e mental de médicos: uma autoavaliação por egressos da Faculdade de Medicina de Botucatu - Unesp. Rev Bras Epidemiol. 2011;14(2):264-75. doi: 10.1590/S1415-790X2011000200008. https://doi.org/10.1590/S1415-790X201100...
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“Qualidade de vida e saúde física e mental de médicos: uma autoavaliação por egressos da Faculdade de Medicina de Botucatu - Unesp” |
Os egressos apresentaram feedback sobre a qualidade de vida por meio de respostas a um questionário encaminhado pelos Correios. A satisfação pessoal teve um peso importante. |
11 |
Meira et al. (2018)2727. Meira MDD, Kurcgant P. Evaluación del curso de graduación según los egresados. Rev Esc Enferm USP. 2009;43(2):481-5. doi: 10.1590/S0080-62342009000200031. https://doi.org/10.1590/S0080-6234200900...
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“Avaliação de curso de graduação segundo egressos” |
Revisão sobre a avaliação de cursos superiores no Brasil, tendo a perspectiva do egresso como indicador. |
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Falavigna et al. (2013)2828. Falavigna A, Canabarro CT, Medeiros GS. Health system and medical education in Brazil: history, principles, and organization. World Neurosurg. 2013;80(6):723-7. doi: 10.1016/j.wneu.2013.01.079. https://doi.org/10.1016/j.wneu.2013.01.0...
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“Sistema de saúde e educação médica no Brasil: história, princípios e organização” |
Revisão sobre a educação médica no Brasil com a participação do egresso no momento da devolutiva. O estudo não especifica outros métodos de avaliação com a participação do aluno. |
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Poles et al. (2018)2929. Poles TPG, Oliveira RA, Anjos RMP, Almeida FA. Percepção dos internos e recém-egressos do curso de Medicina da PUC-SP sobre sua formação para atuar na atenção primária à saúde. Rev Bras Educ Med . 2018;42(3):121-8. doi: 10.1590/1981-52712015v42n3rb20170072. https://doi.org/10.1590/1981-52712015v42...
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“Percepção dos internos e recém-egressos do curso de Medicina da PUC-SP sobre sua formação para atuar na atenção primária à saúde” |
Os alunos responderam a um questionário com questões abertas e fechadas sobre sua satisfação e percepção sobre o curso. |