Estevez et al. (2010). Anatomical Sciences Education: “A novel three-dimensional tool for teaching human neuroanatomy”. |
Reintegrar o aprendizado 2D e compreensão 3D da neuroanatomia, orientando a construção de modelos de argila das estruturas cerebrais periventriculares. |
Foram 101 estudantes divididos aleatoriamente em grupo experimental (n = 51) e grupo de controle (n = 50). Primeiramente, todos foram apresentados ao método 2D tradicional, posteriormente o grupo experimental construiu modelos de argila 3D, enquanto o grupo de controle reexaminou seções transversais do cérebro em 2D. |
O modelo 3D proposto foi eficaz para ensinar as relações espaciais da neuroanatomia. |
Avaliação da frequência da aplicação da intervenção, durabilidade do efeito e avaliação formal. |
Greenwald et al. (2014). Journal of Undergraduate Neuroscience Education: “A mind of their own: Using inquiry-based teaching to build critical thinking skills and intellectual engagement in an undergraduate neuroanatomy course”. |
Analisar se a abordagem de casos clínicos por investigação poderia ser implementada na graduação e gerar maiores ganhos de pensamento crítico ao aluno em comparação aos métodos convencionais. |
O grupo convencional empregou palestras didáticas e laboratório de cadáveres humanos, enquanto o grupo experimental aplicou estudos de casos clínicos, trabalho em grupo e palestras didáticas. Foram avaliadas as habilidades de pensamento crítico por meio da versão on-line do CCTST. |
Os alunos do grupo experimental mostraram ganhos de pensamento crítico 2,5 vezes maiores que os alunos do grupo convencional. Além disso, no exame final o grupo experimental obteve, em média, pontuações mais altas. |
Não avaliou o conhecimento do conteúdo por meio de um exame padronizado. |
Stepan et al. (2017). International Forum of Allergy & Rhinology: “Immersive virtual reality as a teaching tool for neuroanatomy”. |
Avaliar os efeitos sobre o desempenho, a satisfação e a motivação do aluno associado à implementação da realidade virtual imersiva no ensino da neuroanatomia para estudantes de Medicina. |
O grupo de controle utilizou livros on-line, enquanto grupo VR utilizou óculos de realidade virtual e livros on-line, e posteriormente foram avaliados no conhecimento e na satisfação com o experimento. |
Os grupos não obtiveram diferença significativa no conhecimento, mas o grupo VR demonstrou melhor satisfação com o aprendizado. |
Número de participantes no estudo. Pequeno tempo para o estudo, pois era necessário aprender a utilizar os óculos VR. |
Svirko et al. (2017). Anatomical Sciences Education: “Teaching neuroanatomy using computer-aided learning: what makes for successful outcomes?”. |
Entender se os estudantes de Medicina que passam mais tempo no curso de neuroanatomia assistido por computadores melhoram a aprendizagem e o desempenho na avaliação. |
Foram sete cortes (2019 a 2015) com implementação do curso assistido por computadores, que abrangia sessões na internet, associado com aulas-padrões. |
Os alunos que optaram por passar mais tempo no curso tinham tendência a obter melhor desempenho na avaliação final. |
Variáveis obtidas em curto espaço de tempo. Abordagem à aprendizagem foi medida por meio de escala de autorrelato, necessário à honestidade dos participantes. |
Sanders et al. (2019). Revista Brasileira de Educação Médica: “Retrieval-Based Learning in Neuroanatomy Classes”. |
Promover um aprendizado robusto e duradouro por meio de um ensino pedagógico, de modo que os alunos estejam envolvidos ativamente e recuperem o conteúdo de forma oral e escrita, bem como identifiquem estruturas em materiais cadavéricos. |
Trata-se de um estudo transversal, no qual 242 alunos foram expostos ao método tradicional (aula teórica + trabalho passivo com material cadavérico) e 296 alunos utilizaram o método de aprendizagem baseada na recuperação (aula teórica + prática de recuperação). |
O modelo de aprendizagem baseado na evocação de conteúdos tem melhor efeito em longo prazo. |
O experimento foi implementado em somente duas turmas consecutivas e em uma instituição brasileira. É necessário maior número de alunos e de testes para avaliar o real impacto da estratégia. |
Rezende et al. (2020). Anatomical Sciences Education: “Comparison of team-based learning versus traditional lectures in neuroanatomy: medical student knowledge and satisfaction”. |
Avaliar o impacto de introduzir TBL na disciplina de neuroanatomia no ensino, a aquisição de conhecimento, a percepção e satisfação dos alunos de Medicina. |
O grupo de ensino tradicional utilizou palestras, enquanto o outro grupo associou a estratégia TBL e palestras; em ambos, o mesmo professor e tempo dispensado. |
Ambos os grupos obtiveram resultados similares no conhecimento, porém o grupo TBL demonstrou maior satisfação no aprendizado. |
O experimento foi implementado em somente duas turmas consecutivas e em uma instituição brasileira. É necessário maior número de alunos e de testes para avaliar o real impacto da estratégia. |
Welch et al. (2020). MedEdPORTAL “A multimedia educational module for teaching early medical neuroanatomy”. |
Utilizar um método de multimídia para o ensino de neuroanatomia para os alunos de Medicina em estágios iniciais, para permitir um ensino autônomo, flexível e de fácil compreensão para reduzir a neurofobia.. |
Dividiram-se 354 alunos de Medicina em duas turmas para que pudessem ser avaliados. Os alunos receberam um cérebro humano e realizaram as etapas de dissecação e revisão. Em seguida, receberam um questionário com 11 perguntas e também uma pesquisa em escala Likert para avaliar o aprendizado da neuroanatomia. |
Os alunos obtiveram resultados satisfatórios nos exames, bem como utilizaram os recursos disponibilizados, com destaque para os slides de revisão pós-dissecção. |
O tamanho pequeno da turma e a taxa de resposta foram grandes limitações para o estudo. Além disso, não se compararam os resultados com os obtidos pelos alunos que não tiveram acesso ao módulo de multimídia. |
Mathon et al. (2021). European Radiology: “Teaching brain imaging through a drawing method may improve learning in medical students”. |
Avaliar o desempenho do ensino imagem cerebral por meio do método de desenho em estudantes de faculdades de Medicina. |
O grupo de ensino-padrão teve sessões de ensino para leitura das imagens, enquanto, no grupo ensino por desenho, o aluno descrevia a imagem para o examinador e, posteriormente, os papéis eram invertidos, com o aluno desenhando a partir da descrição do examinador, sem ter visto anteriormente a imagem. |
O ensino por meio de desenhos promoveu a atenção nos estudantes. Ademais, os estudantes conseguiram correlacionar alterações radiológicas e estruturas neuroanatômicas. |
Foi implementado em somente uma instituição. Não foi possível determinar se os alunos realizavam outros cursos concomitantemente. Não avaliou a melhora do conhecimento em longo prazo. |
Pickering et al. (2022). Anatomical Sciences Education: “Assessing the difference in learning gain between a mixed reality application and drawing screencasts in neuroanatomy”. |
Explorar o impacto e analisar se existe diferença no ganho de aprendizado do aplicativo de realidade mista com o uso de screencasts de desenho em neuroanatomia. |
Todos os alunos do segundo ano foram divididos de forma aleatória em 12 grupos de aproximadamente 20 alunos, em uma sala de tutoria para pequenos grupos. Duzentos alunos realizaram os pré e pós-testes. |
O grupo do aplicativo de realidade mista apresentou superioridade no estudo, pois permitiu que os alunos explorassem os modelos anatômicos em diferentes perspectivas, por meio de uma experiência mais imersiva e interativa. Isso colaborou para a compreensão dos estudos neuroanatômicos de forma mais efetiva. |
Um pequeno número de alunos por ensino, generalização dos resultados, dificuldade de mensurar o impacto na aprendizagem. |