Acessibilidade / Reportar erro

A interdisciplinaridade como ferramenta para mergulhos mais profundos na graduação em Medicina

Interdisciplinarity as a tool for deeper dives in undergraduate Medicine

RESUMO

Introdução:

Demandas sociais suscitaram questionamentos sobre o ensino médico. Assim, surgiram tendências de formação generalista, que atendam às necessidades da população. A matriz curricular da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Alagoas é composta pelos eixos: teórico-prático integrado, aproximação à prática médica e à comunidade, e desenvolvimento pessoal, indissociáveis e de caráter interdisciplinar.

Objetivo:

Este estudo teve como objetivo desenvolver atividades interdisciplinares entre os três eixos curriculares no curso de Medicina de uma universidade pública.

Método:

Utilizou-se a pesquisa-ação como estratégia metodológica com análise de conteúdo, e adotou-se o software Iramuteq para análise das discussões entre pesquisadores e participantes, as quais foram divididas em cinco encontros permeados por obras literárias e música motivadora, correlacionando-se com a interdisciplinaridade.

Resultado:

Em relação aos debates sobre a temática, foram geradas nuvens de palavras, análises de similitude e dendrogramas que refletiram o pensamento dos participantes e a complexidade da temática. Os participantes focaram o discurso na saúde do aluno, nas relações interpessoais, em espaços que propiciem a interdisciplinaridade, bem como na comunicação entre os professores. Além disso, discutiram-se a necessidade da interdisciplinaridade no currículo médico e a importância da relação médico-paciente e da visão holística da medicina. Por fim, foram criados dois casos clínicos que evidenciaram os aspectos socioeconômicos e patológicos das doenças.

Conclusão:

A pesquisa-ação e a utilização do Iramuteq foram de suma importância para a coleta de dados de maneira fidedigna e rápida. Observou-se que o curso de Medicina prima pelo ensino da ética e da bioética nas disciplinas eletivas e obrigatórias até o sexto período e tem uma lacuna nos demais períodos, sendo sugerida a criação da disciplina de Humanidades para o sétimo período. Há uma demanda por uma interação mais expressiva nos projetos de extensão e por maior socialização dos professores e comunicação entre as disciplinas intra e intereixos.

Palavras-chave:
Educação Médica; Estudos interdisciplinares; Literatura; Software; Medicina

Associação Brasileira de Educação Médica SCN - QD 02 - BL D - Torre A - Salas 1021 e 1023 | Asa Norte, Brasília | DF | CEP: 70712-903, Tel: (61) 3024-9978 / 3024-8013, Fax: +55 21 2260-6662 - Brasília - DF - Brazil
E-mail: rbem.abem@gmail.com