Primeiro autor |
País |
Duração do estudo |
Desenho do estudo |
Variável da saúde mental estudada |
Instrumento utilizado para medir a variável |
Lewis et al.2323. Lewis AD, Menezes DAB, McDermott HE,Hibbert LJ, Brennan SL, Ross EE, et al. A comparison of course-related stressors in undergraduate problem-based learning (PBL) versus non-PBL medical programmes. BMC Med Educ . 2009;9(60):1-8. |
Reino Unido |
Não informada |
Observacional e transversal |
Gostar do curso e o estresse relacionado a ele; insegurança pela expectativa dos docentes por um currículo confuso; preocupação com o aprendizado médico; competição e método educacional; insuficiência da educação; falta de apoio docente e tempo para estudos curriculares e extracurriculares; senso de isolamento social e anonimato entre os alunos; conformidade com o esperado do curso |
Questionário de autorrelato avaliado pelo the Perceived Medical Student Stress scale (PMSS) e Higher Education Stress Inventory (HESI). |
Barbosa et al.2222. Barbosa ML, Ferreira BLR, Vargas TN, da Silva GM, Nardi AE, Machado S,et al. Burnout prevalence and associated factors among Brazilian medical students. Clin Pract Epidemiol Ment Heal.2018;14:188-95. |
Brasil |
Não informada |
Observacional e transversal |
Burnout
|
Questionário abordando as três dimensões da síndrome de burnout: exaustão emocional, descrença e eficácia profissional. |
Bahar-Özvarişetal.1616. Bahar-Özvariş Ş, Çetin FÇ, Turan S, Peters AS. Cooperative learning: anew application of problem-based learning in mental health training. Med Teach. 2006;28(6):553-7. |
Turquia |
Não informada |
Observacional e longitudinal de caso-controle |
Satisfação com o aprendizado cooperativo proporcionado pela ABP |
Questionário sobre satisfação, |
Lucchetti et al.2424. Lucchetti G, Damiano RF, DiLalla LF,Lucchetti ALG, Moutinho ILD,da Silva Ezequiel O, et al. Cross-cultural differences in mental health, quality of life, empathy, and burnout between US and Brazilian medical students. Acad Psychiatry. 2018;42(1):62-7. |
Brasil e Estados Unidos |
Seis meses |
Observacional, transversal e intercultural |
Depressão, ansiedade e estresse, empatia, abertura à espiritualidade, bem-estar, burnout e qualidade de vida |
Escala de Ansiedade e Estresse (DASS-21), Pesquisa sobre Empathy, Spirituality, and Wellness in Medicine survey (ESWIM), Oldenburg Burnout Inventory (Olbi) e The World Health Organization Quality of Life (WHOQOL-Bref). |
Trappler1717. Trappler B. Integrated problem-based learning in the neuroscience curriculum - The SUNY Downstate experience. BMC Med Educ. 2006;6(47):1-7. |
Estados Unidos |
Não informada |
Observacional e transversal |
Satisfação do aluno com a mudança do módulo de neurociência para o modelo ABP |
Questionário sobre satisfação. |
Yan et al.1818. Yan Q, Ma L, Zhu L, Zhang W. Learning effectiveness and satisfaction of international medical students: introducing a hybrid - PBL curriculum in biochemistry. Biochem Mol Biol Educ. 2017;45(4):336-42. |
China |
Não informada |
Observacional, transversal e de coorte |
Satisfação com a metodologia de ABP |
Questionário de satisfação e exame avaliativo. |
Holen et al.2121. Holen A, Manandhar K, Pant DS, Karmacharya BM, Olson LM, Koju R, et al. Medical students’ preferences for problem-based learning in relation to culture and personality: amulticultural study. Int J Med Educ. 2015;6:84-92. |
Estados Unidos, Nepal e Noruega |
Não informada |
Observacional transversal |
Tipo de personalidade relacionado com a satisfação com o método ABP |
Os traços de personalidade foram aferidos pela versão curta do NEO Five-Factor Inventory (NEO-FFI). |
Jiménez-Mejías et al.1919. Jiménez-Mejías E, Amezcua-Prieto C, Martínez-Ruiz V, Olvera-Porcel MC, Jiménez-Moleón JJ, Claret PL. Medical student’s satisfaction and academic performance with problem-based learning in practice-based exercises for epidemiology and health demographics. Innov Educ Teach Int. 2015;52(5):510-21. |
Espanha |
Não informada |
Observacional longitudinal de caso-controle |
Satisfação dos alunos com a implementação da ABP |
Questionário anônimo cujos itens foram escolhidos entre o Questionário de Avaliação do Ensino para Participação do Aluno e o Questionário de Avaliação Didática de Implicação do Aluno. |
Schauber et al.2525. Schauber SK, Hecht M, Nouns ZM, Kuhlmey A, Dettmer S. The role of environmental and individual characteristics in the development of student achievement: a comparison between a traditional and a problem-based-learning curriculum. Adv Heal Sci Educ. 2015;47:777-80. |
Alemanha |
Vinte e quatro meses |
Observacional, longitudinal e prospectivo |
Percepção dos alunos sobre o ambiente de aprendizagem, crenças de autoeficácia, afeto positivo relacionado ao estudo, apoio social, indicadores de aprendizado autorregulado e desempenho acadêmico |
Medidas de autorrelato, Lista de Avaliação de Suporte Interpessoal (adaptada), Escala Geral de Autoeficácia de Schwarzer e Jerusalém, Estrutura de Pekrun e Achievement Emotion Questionnaire. |
Alimoglu et al.2020. Alimoglu MK, Gurpinar E, Mamakli S, Aktekin M. Ways of coping as predictors of satisfaction with curriculum and academic success in medical school. Am J Physiol -Adv Physiol Educ. 2011;35:33-8. |
Turquia |
Vinte e quatro meses |
Observacional, longitudinal e prospectivo |
Satisfação com a ABP e tipos de satisfação |
Adotou-seo Revised Ways of Coping Questionnaire (RWCQ) para investigar os componentes e determinantes de situações estressantes. |