Resumo:
Introdução:
Avaliação é uma parte crítica da aprendizagem, e validade é sem dúvida seu aspecto mais importante. No entanto, diferentes visões e crenças levaram a uma concepção fragmentada do significado de validade, com um foco excessivo nos métodos psicométricos e escores, negligenciando a utilidade do teste. As últimas décadas testemunharam a criação de um número significativo de testes para avaliar diferentes aspectos da formação da profissão médica, mas os pesquisadores frequentemente limitam suas conclusões à consistência de suas medidas, sem nenhuma análise adicional sobre os impactos educacionais e sociais do teste. O objetivo deste trabalho é determinar o conceito predominante de validade nos estudos de avaliação em educação médica.
Método:
Foi realizada uma pesquisa bibliométrica da literatura de estudos sobre avaliação da aprendizagem de estudantes de Medicina para determinar o conceito prevalente de validade. A pesquisa abrangeu o período de janeiro de 2001 a agosto de 2019. Os estudos foram classificados em duas categorias: 1. “conceito de validade fragmentada” e 2. “conceito de validade unificada”. Para ajudar nos argumentos de validade, os estudos também foram classificados com base na estrutura de Miller para avaliação clínica.
Resultados:
A partir de uma pesquisa inicial que resultou em 2.823 estudos, selecionaram-se 716 com base nos critérios de elegibilidade, e consideraram-se 693 (96,7%) estudos com conceito fragmentado de validade que priorizavam os resultados dos escores em detrimento de uma análise da utilidade do teste, e apenas 23 (3,2%) foram alinhados com uma visão unificada de validade, apresentando uma análise explícita das consequências e da utilidade do teste. Embora a última década tenha testemunhado um aumento expressivo de estudos sobre avaliação, esse crescimento não foi acompanhado por uma mudança significativa do conceito de validade.
Conclusões:
Esta análise bibliométrica demonstrou que os estudos sobre avaliação de aprendizagem em educação médica têm um conceito fragmentado de validade, limitados aos métodos psicométricos e escores. A grande maioria dos trabalhos não está comprometida com uma análise sobre a utilidade e o impacto educacional de uma política de avaliação. Essa visão restritiva pode levar à perda de tempo e recursos valiosos com métodos de avaliação sem consequências educacionais significativas.
Palavras-chave:
Validade; Educação Médica; Avaliação