Nomes das disciplinas, dos módulos e dos eixos que contêm semiologia Abordagem do paciente e bases fisiopatológicas e terapêuticas dos principais sinais e sintomas; Bases: do diagnóstico e da terapêutica I, II, / do diagnóstico humano ou fisiopatológicas e propedêuticas da maturidade e do envelhecimento I a III; Clínica médica: I e II / e estágio; Diagnóstico e terapêutica I, II; Processo Saúde-Doença-Cuidado II (1ª e 2ª parte) / Doença II; Elementos da propedêutica geral; Estudo da medicina I, II; Fisiologia e semiologia aplicada I, II; Fisiopatologia e propedêutica; Fundamentos da: clínica I, II / prática e da assistência médica I a IV / prática médica I, II e IV / semiologia e propedêutica médica; Grandes síndromes clínicas sinais e sintomas; Desenvolvimento de habilidades e atitudes médicas I a III; Habilidades: I a IV / médicas / médicas I a VIII / clínicas / clínicas I, II e IV / clínicas e atitudes I a III ou I a V / clínicas e atitudes em medicina I a III ou I a IV / clínicas, atitudes e bioética / de comunicação, técnicas e humanísticas I a IV / e humanidades I a VI / específicas II a IV / e comunidade, médicas e atitudes I, II, médicas e de comunicação I, II / e práticas I, II / profissionais I a VII / profissionais clínicas I, II / semiológicas I a VI; Introdução: à clínica I, III / à clínica Médica / à prática médica / à propedêutica médica / ao estudo da medicina / ao exame clínico e relação médico-paciente / à semiologia / à semiologia médica / à semiologia médica I, II; Iniciação: ao exame clínico / à semiologia; Laboratório de Habilidades II a V; Medicina Integrada I, III, IV e V; Método clínico I a IV; Módulos clínicos: circulação e a troca gasosa (I e II), Equilíbrio vital (III), O adoecer (IV), Relacionamento médico-paciente (V), Cuidados elementares em saúde e doenças prevalentes (VI), Doenças prevalentes e queixas comuns (VII); O método do exame clínico; O paciente e as bases da medicina: semiologia, anatomofisiopatologia e farmacologia clínica; O ser humano e seus agressores: introdução à semiologia e propedêutica médica; Percepção, consciência e Emoção (eixo Habilidades e Comunidade); Prática: integrativa II / interdisciplinar de ensino, serviço e comunidade II / médica, profissional e trabalho em saúde I a III; Práticas: ampliadas III/ de integralidade ao método clínico I, III e IV / médicas I a V / de saúde na comunidade / Interdisciplinares; Propedêutica: básica / médica / médica I a III / clínica / clínica I a III / geral / da atenção e cuidados básicos em saúde / dos problemas de saúde na idade adulta / e imagenologia I e II / e semiologia / médica avançada / por ciclo(s) de vida I / segmentar I, II, III / anamnese / síndromes clínicas / semiotécnica; Raciocínio clínico e epidemiológico: semiologia normal I, II / alterada I a III; Saúde do Adulto I e II; Semiologia: A e B / geral, do Adulto / do Adulto I e II / médica / médica I a VII /médica geral / dos sistemas, e procedimentos técnicos / e propedêutica/ e propedêutica I a II/ e propedêutica do adulto/ médica I, II / e relação médico-paciente I, II) / e semiotécnica/ e semiotécnica I a III / em clínica médica I a IV / especial / especializada / das especialidades / alterada II / e ambulatório geral / integrada / integrada I, II / de adultos e idosos I e II / anamnese e propedêutica dos sistemas e aparelhos, do sistema cardiovascular, digestório, endócrino, hemolinfopoiético, locomotor, nervoso / neurológica, reprodutor; respiratório ou urinário; Semiotécnica da observação clínica; Sinais e Sintomas I, II; Unidade Curricular Simulação da Prática Profissional I a IV; e,- Vigilância em saúde e Semiologia Integrada. |
Conteúdos ensinados nos módulos ou eixos que integram a semiologia 1º semestre História da medicina; antropologia e sociologia em saúde; educação médica no Brasil e no mundo; constituição da sociedade; razão, ciência e fé; profissionalismo médico; educação em direitos humanos, meio ambiente e sistema de saúde; bioética e ética médica; aspectos psicológicos, sociais e ambientais nas situações de saúde; estudo da família; vigilância em saúde, biossegurança; habilidades de comunicação e relacionamento com o paciente; medicina baseada em narrativas (MBN); medicina centrada na pessoa (MCP); relação entre corpo humano saudável na comunidade e na sociedade; cuidado e cuidador na área médica; medicina baseada em evidências (MBE); Sistema Único de Saúde (SUS), atenção primária em saúde (APS); clínicas e atividades na APS; prevenção e promoção da saúde nas comunidades; equipe multiprofissional nos cuidados ao paciente; doença, diagnóstico, terapêutica, prognóstico; fármacos; laboratório; procedimentos básicos à prática médica; raciocínio clínico; suporte básico de vida; primeiros socorros; técnica de remoção de pacientes politraumatizados; fratura; técnica cirúrgica e habilidades cirúrgicas; relações dos diversos sistemas orgânicos, mentais e relacionais; integração dos conhecimentos de anatomia e fisiologia; microscopia e citologia; morfofisiologia do sistema digestório e glândulas anexas; crescimento e desenvolvimento; nutrição; risco para doenças cardiovasculares (CV); exames de imagem; habilidades iniciação científica (IC); informática, telemedicina; sistemas de apoio à decisão médica e de informação geográfica; prontuário eletrônico do paciente e prescrição médica, Picture Archiving and Communication System - PACS (Sistema de Comunicação e Arquivamento de Imagens). |
Conteúdos ensinados nos módulos ou eixos que integram a semiologia 1º semestre História da medicina; antropologia e sociologia em saúde; educação médica no Brasil e no mundo; constituição da sociedade; razão, ciência e fé; profissionalismo médico; educação em direitos humanos, meio ambiente e sistema de saúde; bioética e ética médica; aspectos psicológicos, sociais e ambientais nas situações de saúde; estudo da família; vigilância em saúde, biossegurança; habilidades de comunicação e relacionamento com o paciente; medicina baseada em narrativas (MBN); medicina centrada na pessoa (MCP); relação entre corpo humano saudável na comunidade e na sociedade; cuidado e cuidador na área médica; medicina baseada em evidências (MBE); Sistema Único de Saúde (SUS), atenção primária em saúde (APS); clínicas e atividades na APS; prevenção e promoção da saúde nas comunidades; equipe multiprofissional nos cuidados ao paciente; doença, diagnóstico, terapêutica, prognóstico; fármacos; laboratório; procedimentos básicos à prática médica; raciocínio clínico; suporte básico de vida; primeiros socorros; técnica de remoção de pacientes politraumatizados; fratura; técnica cirúrgica e habilidades cirúrgicas; relações dos diversos sistemas orgânicos, mentais e relacionais; integração dos conhecimentos de anatomia e fisiologia; microscopia e citologia; morfofisiologia do sistema digestório e glândulas anexas; crescimento e desenvolvimento; nutrição; risco para doenças cardiovasculares (CV); exames de imagem; habilidades iniciação científica (IC); informática, telemedicina; sistemas de apoio à decisão médica e de informação geográfica; prontuário eletrônico do paciente e prescrição médica, Picture Archiving and Communication System - PACS (Sistema de Comunicação e Arquivamento de Imagens). |
2º semestre Sociologia da saúde e principais etapas do ciclo vital; etnias; formação médica; cuidado e cuidador na área médica; bioética e ética acadêmica e médica na atenção em saúde da família e comunidade; educação ambiental e em saúde; princípios da política de saúde e de gestão do SUS; controle social na gestão dos serviços de saúde; a comunidade e as unidades básicas de saúde (UBS); APS II; fatores sociais, ambientais, comportamentais e psicossomáticos das síndromes; prontuário médico; compreender o paciente no seu contexto social, cultural e familiar e nos seus aspectos étnico-raciais; comunicação em saúde; entender, informar e educar os pacientes, familiares e comunidades quanto à promoção de saúde, prevenção, tratamento e reabilitação das doenças; ações preventivas básicas em pediatria; doenças infecciosas regionais; biossegurança; vias de administração de medicamentos; velocidade de infusão; coleta e armazenamento de materiais biológicos para laboratório; técnicas cirúrgicas básicas; primeiros socorros em vítimas de afogamento, queimaduras e acidentes com animais peçonhentos; abordagem pré-hospitalar do trauma; suporte básico de vida; organização dos serviços de saúde de urgência e emergência; comissão e serviço de controle de infecções hospitalares; semiologia do idoso; declaração e atestado de óbito e legislação relacionada; morfofisiologia e fisiopatologia relacionada à semiologia; raciocínio clínico; iniciação científica; habilidades de informática; tecnologia da informação aplicada à saúde; MBE. |
3º semestre História da medicina; valores éticos, humanísticos, sociais e psicológicos; espiritualidade e religião; ética e bioética; profissionalismo médico e comunicação com pacientes; Programa Nacional de Segurança do Paciente; prontuário, registro e direitos do paciente e do médico; Classificação Internacional de Doenças (CID); saúde e trabalho; medicina centrada na pessoa; aspectos psicossociais da prática médica; envelhecimento; luto e estágios de aceitação da morte; raciocínio clínico; semiologia da criança e do adolescente; semiologia do idoso; linguagem técnica em medicina e linguagem de sinais; abordagem ao paciente e seus familiares; sistema e atenção à saúde de média e alta complexidade; programas e políticas de APS aos pacientes de doenças mentais; biossegurança; vigilância nutricional, ambiental, sanitária e epidemiológica; epidemiologia clínica; farmacologia/farmacologia; medicalização e saúde; enfermagem; anestesiologia; procedimentos médicos, imunização; princípios e procedimentos da assepsia e antissepsia; histologia, fisiologia, patologia geral, fisiopatologia do aparelho circulatório, locomotor, nervoso, respiratório, renal e reprodutor masculino; exames laboratoriais e de imagem do sistema urinário e do aparelho digestivo; psicologia médica na relação médico-paciente (RMP); aspectos culturais, psicológicos, de gênero e afetivos relacionados à dor e escalas de dor; fisiopatologia dos principais sinais e sintomas; fatores sociais, ambientais, comportamentais e psicossomáticos das síndromes relacionadas aos sistemas digestivo, endócrino e reprodutor; integração entre anatomia, histologia, fisiologia, patologia geral, psicologia, parasitologia, microbiologia, imunologia, semiologia, saúde, família e sociedade e imagenologia; diagnóstico e exames laboratoriais de doenças infecciosas regionais; medicina de família e comunidade; práticas em ambulatório e enfermaria, atividades nas UBS e centros comunitários de saúde; pesquisas e trabalhos acadêmicos; uso da internet/habilidades de informática. |
4º semestre Humanidades; meio ambiente e sustentabilidade; psicologia da saúde; bioética e ética médica; direitos do paciente; comportamento do estudante; interdisciplinaridade e práticas multiprofissionais; saúde, família e sociedade; cuidados na APS nas comunidades; políticas públicas e programas de saúde voltados para populações específicas LGBT e rural; promoção da saúde e prevenção quaternária; vigilância ambiental, epidemiológica e em saúde; sistema de informação e indicadores em saúde; treinamento de habilidades de comunicação e de informática; diferenças culturais, pacientes com difícil interação, comunicação de má notícia em situações sensíveis; raciocínio clínico; semiologia obstétrica e pediátrica; semiologia do idoso; saúde mental; técnicas básicas/prática de enfermagem; princípios da assepsia e antissepsia; microbiologia, parasitologia, virologia e imunologia; doenças infecciosas e parasitárias; ferramentas de registro médico e prescrição de medicamentos (receituários); atestado médico, licenças médicas, perícia; farmacologia/ fármacos; diagnóstico e conduta nas doenças prevalentes; SUS; exames laboratoriais; exame parasitológico de fezes; raios X (RX), ultrassonografia (USG), tomografia computadorizada (TC), arteriografia, endoscopia, colonoscopia, manometria, pHmetria, colangiopancreatografia, colangiorressonância e exames laboratoriais relacionados; estudo de peças anatômicas de patologias dos principais sistemas do organismo humano; estudo de autópsias; semiologia, tanatologia e responsabilidade médica; o paciente terminal e o processo de morrer; integrações horizontais; correlação anatomopropedêutica utilizando conhecimentos de histologia, fisiologia, patologia geral, fisiopatologia e semiologia; pesquisas e trabalhos acadêmicos. |
2º ano Ética; processo de cuidado e educacional; trabalho em equipe; educação em saúde; habilidades de comunicação, liderança e gestão; relatórios; língua estrangeira; ética; procedimentos médicos; MBE; semiologia pediátrica; monitorização; punção venosa; equipamentos básicos em laboratório; exame físico ginecológicos e obstétrico; semiologia do idoso; semiologia oncológica; laboratório; ECG; diagnóstico por imagem de artrose, osteoporose, doença pulmonar obstrutiva crônica; calcificações em placas ateromatosas, atrofia cerebral; ECG nas sobrecargas e nos bloqueios; técnicas cirúrgicas; pré-projeto de trabalho científico (TCC). |
5º semestre Educação em direitos humanos; psicologia médica; desenvolvimento do pensamento reflexivo; comunicação em saúde; biossegurança; interdisciplinaridade e práticas multiprofissionais; técnica de sondagem nasogástrica; obstruções do aparelho digestório e urinário e tomada de medidas sanitárias; doenças infecciosas e parasitárias; punção lombar; gestação e parto, período neonatal, infância, adolescência; semiologia do idoso; instrumentos diagnósticos laboratoriais de uretrite e cervicite; exames laboratoriais e de imagem; prescrição médica; patogênese e fisiopatologia de principais sinais e sintomas clínicos; anatomia patológica e patologia clínica; raciocínio clínico; conduta diagnóstica e terapêutica das afecções mais frequentes no adulto; fisiopatologia, manifestações clínicas, exames complementares, radiologia e abordagem clínica e cirúrgica das principais doenças dos aparelhos respiratório, CV e digestivo; interpretação do ECG. |
6º semestre Medicina e humanidades; educação ambiental; psicologia médica; comunicação em saúde; saúde e sociedade; interdisciplinaridade e práticas multiprofissionais; atuação do médico no SUS; práticas em clínica médica; método clínico centrado na pessoa; elaboração do diagnóstico médico ampliado; uso racional de medicamentos; integrações horizontais; estudo clínico e fisiopatológico das doenças prevalentes da região; anatomia patológica e patologia clínica das doenças prevalentes da região; introdução à terapêutica medicamentosa; atividades teórico-práticas de semiologia e propedêutica pediátrica e ginecológica/saúde da criança e do adolescente; semiologia do idoso; semiologia oncológica; semiologia médica especial e técnicas cirúrgicas; técnicas de exame físico em situações anormais com ênfase nos pacientes com história de trauma e perdas crônicas e agudas de sangue e com distúrbios mentais e do comportamento; habilidades de solicitação racional de realização e interpretação de exames complementares; estudo dos instrumentos diagnósticos laboratoriais de uretrite, cervicite; cateterização da bexiga; obstruções do aparelho digestório e urinário e tomada de medidas sanitárias; pressupostos da terapia substitutiva renal; transplante de órgãos; método. |
3º ano Ética médica e bioética; MBE; processo de cuidado e educacional; medicina psicossomática; habilidades de liderança, gestão e de comunicação frente aos diversos padrões de comportamento dos pacientes; língua estrangeira; papel do médico na equipe interdisciplinar; clínica ampliada; fenômenos biológicos, sociais, psicológicos; problemas de pessoas, família e comunidade, relacionadas à vida adulta, reprodução, sexualidade, envelhecimento; semiologia da criança, do adolescente e da mulher; semiologia do idoso; anamnese psiquiátrica; métodos complementares; correlação clínica de casos mais simples; raciocínio clínico; manuseio e conhecimento do instrumental cirúrgico básico; técnicas/coleta de material biológico para exames; contenção; tamponamento anterior (otorrinolaringologia); drenagem de abscessos; suporte avançado de vida; manejo na urgência. |
7º semestre Medicina e humanidades; saúde e sociedade; habilidades médicas; integrações horizontais; anatomia, histologia e patologia, aplicados ao estudo da propedêutica; fisiopatologia das enfermidades e sua relação com os sinais e sintomas; raciocínio clínico; prescrição médica; solicitação racional e interpretação de exames complementares; realização e interpretação de exames complementares; técnicas cirúrgicas básicas; método; atestado de óbito. |
8º semestre SUS; método clínico centrado na pessoa; semiologia psiquiátrica; integrações horizontais; anatomia, histologia e patologia, aplicados na propedêutica adulta; raciocínio clínico; urgências e emergências; suporte avançado de vida na criança e no adulto; método. |
4º ano Processo de cuidado e educacional; fenômenos biológicos, sociais, psicológicos; problemas de pessoas, família e comunidade; clínica ampliada; habilidades de comunicação, liderança e gestão; manejo de pacientes e famílias em situações difíceis; consentimento informado; cuidados paliativos; tanatologia; MBE; técnicas de coleta de material biológico para exames laboratoriais; procedimentos cirúrgicos de baixa complexidade; obstetrícia; correlação clínica com casos clínicos mais complexos; atendimento nas especialidades médicas em patologias prevalentes e/ou com risco de vida; suporte avançado de vida na criança e no adulto; diagnóstico de artrite e artrose, fraturas e luxação, artrose piogênica, acidente vascular isquêmico e hemorrágico, cardiomegalia, pneumotórax e derrame pleural; diagnóstico das alterações eletrocardiográficas da isquemia miocárdica e de algumas arritmias. |