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Estratégias pedagógicas de ensino de diagnóstico por imagem nas escolas médicas brasileiras: uma revisão sistemática

Pedagogical strategies for teaching diagnostic imaging in Brazilian medical schools: a systematic review

RESUMO

Introdução:

A competência dos profissionais de saúde em radiologia não apenas desempenha um papel fundamental no controle de custos, mas também na prevenção de erros médicos decorrentes da inexperiência durante a prática clínica.

Objetivo:

Este estudo realiza uma revisão sistemática com o objetivo de investigar as estratégias pedagógicas empregadas no ensino de diagnóstico por imagem nas instituições médicas brasileiras, bem como analisar o nível de conhecimento adquirido pelos estudantes de Medicina ao longo de sua graduação.

Método:

A revisão sistemática da literatura seguiu as diretrizes do Preferred Reporting Items for Systematic Reviews and Meta-Analyses (PRISMA) e abrangeu as bases de dados PubMed, LILACS/BVS, Scopus, Web of Science, Embase e ScienceDirect. A busca visou identificar artigos que abordassem metodologias e estratégias de disseminação do conhecimento em imagiologia médica. A avaliação do nível de evidência foi conduzida utilizando a abordagem GRADE.

Resultado:

Dos 152 artigos inicialmente identificados, 13 foram selecionados após a remoção de duplicatas e análise de títulos e resumos. Durante a leitura completa, excluíram-se oito artigos por causa de metodologias inadequadas ou desalinhamento com os objetivos da pesquisa. Os estudos elegíveis envolveram 461 alunos de Medicina em 49 instituições brasileiras, principalmente privadas, caracterizadas por um sistema híbrido de ensino e uma ênfase particular em módulos de radiologia médica. Salas de aula foram destacadas como os principais ambientes de ensino. No contexto do ensino de diagnóstico por imagens, muitos alunos ainda enfrentam dificuldades na avaliação de exames, independentemente do período letivo. O estudo aponta para a falta de uniformidade nos benefícios das políticas governamentais, resultando em segregação regional e financeira no acesso ao ensino.

Conclusão:

A despadronização do ensino contribui para uma formação deficiente em radiologia, deixando os profissionais despreparados para a interpretação adequada de exames. Diante da escassez de estudos e das disparidades identificadas, torna-se imperativo estabelecer parâmetros mínimos para os currículos em radiologia médica, proporcionando uma base estruturada para as instituições de ensino nacionais e visando à melhoria da qualidade do ensino e da formação profissional.

Palavras-chave:
Brasil; Diagnóstico por Imagem; Ensino; Graduação Médica; Radiologia

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