Princípios e filosofia |
• Definir a filosofia e o papel dos cuidados paliativos em todo o ciclo de vida, aplicável aos mais diversos tipos de doenças. |
• Diferenciar os cuidados paliativos ofertados conforme a evolução da doença. |
• Promover a integração dessa abordagem na trajetória da doença a fim de garantir um cuidado de qualidade1818. Schaefer KG, Chittenden EH, Sullivan AM, Periyakoil VS, Morrison LJ, Carey EC, et al. Raising the bar for the care of seriously ill patients: results of a national survey to define essential palliative care competencies for medical students and residents. Acad Med. 2014;89(7):1024-31. doi: https://doi.org/10.1097/ACM.0000000000000271. https://doi.org/https://doi.org/10.1097/...
)-(2020. Lippe M, Davis A, Stock N, Mazanec P, Ferrell B. Updated palliative care competencies for entry-to-practice and advanced-level nursing students: new resources for nursing faculty. J Prof Nurs. 2022;42:250-61. doi: https://doi.org/10.1016/j.profnurs.2022.07.012. https://doi.org/https://doi.org/10.1016/...
. |
Aspectos éticos e legais |
• Aplicar princípios éticos no cuidado de pacientes com doenças graves e seus familiares. |
• Conhecer e aplicar as leis estaduais e federais e as políticas institucionais relevantes para o cuidado de pacientes com doenças graves e suas famílias. |
• Descrever os princípios éticos que embasam a tomada de decisão em contextos de doenças ameaçadoras da vida, incluindo o direito de não instituir ou suspender o tratamento de suporte artificial à vida. |
• Entender a importância do planejamento antecipado dos cuidados e auxiliar a discussão sobre a tomada de decisões no final da vida, apoiando na definição das preferências dos pacientes e resultados aceitáveis. |
• Entender o fundamento legal e a relevância das diretivas antecipadas de vontade, bem como a possibilidade do paciente em definir um substituto para a tomada de decisão. |
• Elicitar e demonstrar respeito pelos valores, preferências, objetivos de cuidado e tomada de decisão compartilhada do paciente e da família durante doenças graves e no final da vida1818. Schaefer KG, Chittenden EH, Sullivan AM, Periyakoil VS, Morrison LJ, Carey EC, et al. Raising the bar for the care of seriously ill patients: results of a national survey to define essential palliative care competencies for medical students and residents. Acad Med. 2014;89(7):1024-31. doi: https://doi.org/10.1097/ACM.0000000000000271. https://doi.org/https://doi.org/10.1097/...
)-(2424. Pieters J, Dolmans DHJM, van den Beuken-van Everdingen MHJ, Warmenhoven FC, Westen JH, Verstegen DML. A national, palliative care competency framework for undergraduate medical curricula. Int J Environ Res Public Health. 2020;17(7):2396. doi: https://doi.org/10.3390/ijerph17072396. https://doi.org/https://doi.org/10.3390/...
. |
Comunicação |
• Comunicar-se de forma eficaz, respeitosa e compassiva com pacientes, familiares, membros da equipe interprofissional e o público sobre cuidados paliativos. |
• Demonstrar técnicas de comunicação centradas no paciente ao dar más notícias e discutir as preferências de cuidados. |
• Explorar a compreensão do paciente e da família sobre a doença, preocupações, objetivos e valores que norteiam o plano de cuidados. |
• Saber conduzir uma reunião familiar1818. Schaefer KG, Chittenden EH, Sullivan AM, Periyakoil VS, Morrison LJ, Carey EC, et al. Raising the bar for the care of seriously ill patients: results of a national survey to define essential palliative care competencies for medical students and residents. Acad Med. 2014;89(7):1024-31. doi: https://doi.org/10.1097/ACM.0000000000000271. https://doi.org/https://doi.org/10.1097/...
),(2020. Lippe M, Davis A, Stock N, Mazanec P, Ferrell B. Updated palliative care competencies for entry-to-practice and advanced-level nursing students: new resources for nursing faculty. J Prof Nurs. 2022;42:250-61. doi: https://doi.org/10.1016/j.profnurs.2022.07.012. https://doi.org/https://doi.org/10.1016/...
),(2525. Pieters J, Verstegen D, Dolmans D, Neis E, Warmenhoven F, van den Beuken- van Everdingen M. Spiritual dimension in palliative medicine: a qualitative study of learning tasks: medical students, teachers, educationalists. BMJ Support Palliat Care. 2023;13(e2):e408-e414. doi: 10.1136/bmjspcare-2021-0030 https://doi.org/10.1136/bmjspcare-2021-0...
. |
Controle de sintomas |
1. Sintomas físicos
|
• Compreender a fisiopatologia dos principais sintomas da doença grave (por exemplo, dispneia, dor, náuseas/vômitos, delirium, ansiedade) e aplicar esse conhecimento na escolha do tratamento. |
• Avaliar a dor sistematicamente e distinguir as síndromes de dor nociceptiva das neuropáticas. |
• Entender o conceito de dor total e seu impacto no planejamento de cuidados paliativos. |
• Aplicar instrumentos específicos de avaliação de sintomas para avaliar e monitorar sintomas frequentes em cuidados paliativos. |
• Compreender os princípios da prescrição adequada dos tratamentos não farmacológicos e farmacológicos necessários para o controle dos sintomas. |
• Analisar e comunicar-se com a equipe interprofissional no planejamento e na intervenção no manejo da dor e de outros sintomas1818. Schaefer KG, Chittenden EH, Sullivan AM, Periyakoil VS, Morrison LJ, Carey EC, et al. Raising the bar for the care of seriously ill patients: results of a national survey to define essential palliative care competencies for medical students and residents. Acad Med. 2014;89(7):1024-31. doi: https://doi.org/10.1097/ACM.0000000000000271. https://doi.org/https://doi.org/10.1097/...
),(2020. Lippe M, Davis A, Stock N, Mazanec P, Ferrell B. Updated palliative care competencies for entry-to-practice and advanced-level nursing students: new resources for nursing faculty. J Prof Nurs. 2022;42:250-61. doi: https://doi.org/10.1016/j.profnurs.2022.07.012. https://doi.org/https://doi.org/10.1016/...
)-(2424. Pieters J, Dolmans DHJM, van den Beuken-van Everdingen MHJ, Warmenhoven FC, Westen JH, Verstegen DML. A national, palliative care competency framework for undergraduate medical curricula. Int J Environ Res Public Health. 2020;17(7):2396. doi: https://doi.org/10.3390/ijerph17072396. https://doi.org/https://doi.org/10.3390/...
. |
2. Sintomas psicossociais e espirituais
|
• Reconhecer e considerar os sentimentos dos pacientes e familiares, e a influência que exercem sobre o bem-estar dos envolvidos. |
• Identificar sofrimento psicossocial em pacientes e familiares utilizando ferramentas baseadas em evidências quando necessário. |
• Saber quando solicitar avaliação de outros profissionais para atender às necessidades psicossociais e espirituais de pacientes gravemente enfermos e seus entes queridos1818. Schaefer KG, Chittenden EH, Sullivan AM, Periyakoil VS, Morrison LJ, Carey EC, et al. Raising the bar for the care of seriously ill patients: results of a national survey to define essential palliative care competencies for medical students and residents. Acad Med. 2014;89(7):1024-31. doi: https://doi.org/10.1097/ACM.0000000000000271. https://doi.org/https://doi.org/10.1097/...
),(2020. Lippe M, Davis A, Stock N, Mazanec P, Ferrell B. Updated palliative care competencies for entry-to-practice and advanced-level nursing students: new resources for nursing faculty. J Prof Nurs. 2022;42:250-61. doi: https://doi.org/10.1016/j.profnurs.2022.07.012. https://doi.org/https://doi.org/10.1016/...
),(2121. Eychmüller S, Forster M, Gudat H, Lütolf UM, Borasio GD. Undergraduate palliative care teaching in Swiss medical faculties: a nationwide survey and improved learning objectives. BMC Med Educ . 2015;15:213. doi: https://doi.org/10.1186/s12909-015-0485-0. https://doi.org/https://doi.org/10.1186/...
),(2222. Ferrell B, Malloy P, Mazanec P, Virani R. CARES: AACN’s new competencies and recommendations for educating undergraduate Nursing students to improve palliative care. J Prof Nurs . 2016;32(5):327-33. doi: https://doi.org/10.1016/j.profnurs.2016.07.002. https://doi.org/https://doi.org/10.1016/...
),(2424. Pieters J, Dolmans DHJM, van den Beuken-van Everdingen MHJ, Warmenhoven FC, Westen JH, Verstegen DML. A national, palliative care competency framework for undergraduate medical curricula. Int J Environ Res Public Health. 2020;17(7):2396. doi: https://doi.org/10.3390/ijerph17072396. https://doi.org/https://doi.org/10.3390/...
),(2525. Pieters J, Verstegen D, Dolmans D, Neis E, Warmenhoven F, van den Beuken- van Everdingen M. Spiritual dimension in palliative medicine: a qualitative study of learning tasks: medical students, teachers, educationalists. BMJ Support Palliat Care. 2023;13(e2):e408-e414. doi: 10.1136/bmjspcare-2021-0030 https://doi.org/10.1136/bmjspcare-2021-0...
. |
Trabalho em equipe |
• Trabalhar em equipe multidisciplinar e interdisciplinar, demonstrando familiaridade com os deveres e as responsabilidades dos demais profissionais de saúde envolvidos. |
• Saber quando solicitar avaliação de outros profissionais para atender às necessidades apresentadas pelo paciente e por seus familiares. |
• Colaborar efetivamente com a equipe interprofissional para coordenar a prestação de cuidados paliativos de alta qualidade em ambientes de saúde2020. Lippe M, Davis A, Stock N, Mazanec P, Ferrell B. Updated palliative care competencies for entry-to-practice and advanced-level nursing students: new resources for nursing faculty. J Prof Nurs. 2022;42:250-61. doi: https://doi.org/10.1016/j.profnurs.2022.07.012. https://doi.org/https://doi.org/10.1016/...
)-(2424. Pieters J, Dolmans DHJM, van den Beuken-van Everdingen MHJ, Warmenhoven FC, Westen JH, Verstegen DML. A national, palliative care competency framework for undergraduate medical curricula. Int J Environ Res Public Health. 2020;17(7):2396. doi: https://doi.org/10.3390/ijerph17072396. https://doi.org/https://doi.org/10.3390/...
. |
Cuidado centrado na pessoa e aspectos culturais |
• Compreender a importância das questões culturais no cuidado na fase final da vida. |
• Demonstrar respeito pelo cuidado centrado na pessoa, alinhando o plano de cuidado com os valores, as crenças, as preferências e os objetivos do cuidado do paciente e da família. |
• Respeitar a diversidade cultural, espiritual e outras formas de diversidade para os pacientes e suas famílias na prestação de serviços de cuidados paliativos. |
• Fornecer cuidados competentes, compassivos e culturalmente sensíveis aos pacientes e às suas famílias durante toda a trajetória da doença, incluindo o processo de morrer e após a morte1919. Bush SH, Roze des Ordons A, Chary S, Boyle AB. The development and validation of updated palliative and end-of-life care competencies for medical undergraduates in Canada. J Palliat Med . 2019;22(12):1498-500. doi: https://doi.org/10.1089/jpm.2019.0160. https://doi.org/https://doi.org/10.1089/...
)-(2222. Ferrell B, Malloy P, Mazanec P, Virani R. CARES: AACN’s new competencies and recommendations for educating undergraduate Nursing students to improve palliative care. J Prof Nurs . 2016;32(5):327-33. doi: https://doi.org/10.1016/j.profnurs.2016.07.002. https://doi.org/https://doi.org/10.1016/...
. |
Autocuidado no exercício profissional |
• Reconhecer os próprios valores e crenças (culturais e espirituais) sobre doenças graves e a morte e sua influência na prestação do cuidado. |
• Refletir sobre a dinâmica da relação de cuidado com um paciente e seus familiares na assistência paliativa. |
• Refletir sobre as próprias reações emocionais diante do processo de morrer e morte dos pacientes |
• Ter consciência de seus próprios limites pessoais e profissionais na prestação do cuidado. |
• Implementar estratégias de autocuidado para apoiar o enfrentamento do sofrimento, da perda, do sofrimento moral e da fadiga por compaixão1818. Schaefer KG, Chittenden EH, Sullivan AM, Periyakoil VS, Morrison LJ, Carey EC, et al. Raising the bar for the care of seriously ill patients: results of a national survey to define essential palliative care competencies for medical students and residents. Acad Med. 2014;89(7):1024-31. doi: https://doi.org/10.1097/ACM.0000000000000271. https://doi.org/https://doi.org/10.1097/...
),(2020. Lippe M, Davis A, Stock N, Mazanec P, Ferrell B. Updated palliative care competencies for entry-to-practice and advanced-level nursing students: new resources for nursing faculty. J Prof Nurs. 2022;42:250-61. doi: https://doi.org/10.1016/j.profnurs.2022.07.012. https://doi.org/https://doi.org/10.1016/...
),(2121. Eychmüller S, Forster M, Gudat H, Lütolf UM, Borasio GD. Undergraduate palliative care teaching in Swiss medical faculties: a nationwide survey and improved learning objectives. BMC Med Educ . 2015;15:213. doi: https://doi.org/10.1186/s12909-015-0485-0. https://doi.org/https://doi.org/10.1186/...
),(2222. Ferrell B, Malloy P, Mazanec P, Virani R. CARES: AACN’s new competencies and recommendations for educating undergraduate Nursing students to improve palliative care. J Prof Nurs . 2016;32(5):327-33. doi: https://doi.org/10.1016/j.profnurs.2016.07.002. https://doi.org/https://doi.org/10.1016/...
),(2424. Pieters J, Dolmans DHJM, van den Beuken-van Everdingen MHJ, Warmenhoven FC, Westen JH, Verstegen DML. A national, palliative care competency framework for undergraduate medical curricula. Int J Environ Res Public Health. 2020;17(7):2396. doi: https://doi.org/10.3390/ijerph17072396. https://doi.org/https://doi.org/10.3390/...
),(2525. Pieters J, Verstegen D, Dolmans D, Neis E, Warmenhoven F, van den Beuken- van Everdingen M. Spiritual dimension in palliative medicine: a qualitative study of learning tasks: medical students, teachers, educationalists. BMJ Support Palliat Care. 2023;13(e2):e408-e414. doi: 10.1136/bmjspcare-2021-0030 https://doi.org/10.1136/bmjspcare-2021-0...
. |