RESUMO
Relata-se a experiência de construção e implementação do PET – Saúde da Família da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) com a Secretaria Municipal de Saúde de Florianópolis. É importante enfatizar a construção das intervenções, o processo, o conhecimento produzido, as potencialidades, as dificuldades encontradas e as perspectivas futuras. A atuação se dá em atividades coletivas com idosos, adolescentes e escolares, estendendo-se à comunidade. Estimulam-se comportamentos saudáveis, evitam-se os de risco e busca-se fortalecer o protagonismo dos usuários na vida e saúde. Constitui um desafio conciliar horários e diferentes visões. A experiência aponta a necessidade de fortalecimento da integração docente-assistencial, da inserção de outros cursos na atenção básica e do trabalho interdisciplinar, propiciando ao usuário atenção integral. A reflexão sobre a realidade e o diálogo entre profissionais e docentes têm gerado mudanças gradativas na formação e na construção dos currículos, com consequente repercussão na melhoria da qualidade da assistência prestada.
Ensino; Saúde da Família; Pesquisa Interdisciplinar; Educação Médica