RESUMO
Introdução:
O atendimento médico de emergência é uma situação complexa, na qual o paciente necessita de cuidado seguro e de alta qualidade. Para evitar falhas, é necessário não apenas o conhecimento técnico, mas também competências não técnicas. O Crisis Resource Management (CRM) é um método de treinamento criado na aviação que tem ganhado amplo uso em diversos cenários médicos, com o intuito de diminuir erros e falhas, garantindo um atendimento mais efetivo e aprimorando as competências de CRM.
Objetivo:
Este estudo teve como objetivo comparar o desempenho de estudantes de Medicina em atendimento simulado de emergência antes e depois de um debriefing estruturado com conceitos de CRM.
Método:
Trata-se de estudo transversal, analítico e quase-experimental com abordagem quantitativa, com avaliação antes e depois de debriefing com conceitos de CRM, em um mesmo grupo de participantes. Os participantes receberam treinamento prévio sobre competências técnicas, para nivelamento. Utilizaram-se um formulário de avaliação de competências técnicas e um formulário de avaliação de competências de CRM. Os dados foram apresentados em análises descritivas e as comparações de variáveis contínuas com distribuição normal foram analisadas pelo teste t de Student. O nível de significância foi de p < 0,05.
Resultados:
Participaram 21 estudantes de Medicina. As competências técnicas, avaliadas em grupo, apresentaram melhora sem variação significativa. Na análise do desempenho individual relacionado às competências de CRM, a maioria dos itens teve aumento da pontuação média após a realização do treinamento sobre CRM, com diferenças estatisticamente significantes.
Conclusão:
O debriefing, como ferramenta de ensino de princípios de CRM, é capaz de aumentar o desempenho de equipes quando analisadas competências de CRM, fato que tem importante impacto na melhoria da qualidade assistencial e segurança do paciente, durante atendimento de emergência.
Palavras-chave:
Treinamento por Simulação; Segurança do Paciente; Medicina de Emergência; Educação de Graduação em Medicina