Fundamentação, contexto e definição de competência cultural |
K1. Define race, ethnicity, and culture. |
C1. Definir raça, etnia e cultura. |
K2. Identify how race and culture relate to health. |
C 2. Identificar como raça e cultura relacionam-se à saúde. |
K3. Identify patterns of national data on disparities. |
C 3. Identificar padrões de dados nacionais sobre disparidades. |
K4. Describe health data with immigration context. |
C 4. Descrever os dados de saúde no contexto da imigração. |
S1. Discuss race & culture in the medical interview. |
H1. Discutir raça, etnia e cultura numa entrevista médica. |
S2. Use physician assessment tools. |
H 2. Utilizar ferramentas de avaliação médica. |
S3. Concretize epidemiology of disparities. |
H 3. Constituir a epidemiologia de disparidades |
A1. Describe own cultural background and biases
|
A1. Descrever o próprio histórico cultural e preconceito. |
A2. Value link between communication & care. |
A2. Valorizar a conexão entre comunicação e cuidado. |
A3. Value importance of diversity in health care. |
A3. Valorizar a importância da diversidade no cuidado em saúde. |
Aspectos-chave da competência cultural |
K1. Describe historical models of health beliefs. |
C1. Descrever os modelos históricos de crenças em saúde. |
K2. Recognize patients’ healing traditions & beliefs. |
C2. Reconhecer tradições e crenças de cura dos pacientes. |
K3. Describe cross-cultural communication challenges. |
C3. Descrever desafios da comunicação transcultural. |
K4. Demonstrate knowledge of epidemiology. |
C4. Demonstrar conhecimento sobre epidemiologia. |
K5. Describe population health variability factors. |
C5. Descrever os fatores de variabilidade da saúde da população. |
S1. Outline a framework to assess communities. |
H1. Delinear um modelo para avaliar comunidades. |
S2. Ask questions to elicit patient preferences. |
H2. Fazer perguntas para identificar preferências do paciente. |
S3. Elicit information in family-centered context. |
H3. Extrair informações relacionadas ao contexto familiar. |
S4. Collaborate with communities to address needs. |
H4. Obter informações relacionadas ao contexto familiar para o mapeamento de necessidades. |
S5. Recognize institutional cultural issues. |
H5. Reconhecer questões culturais institucionais. |
A1. Exhibit comfort when discussing cultural issues. |
A1. Demonstrar conforto ao discutir questões culturais. |
A2. Listen nonjudgmentally to health beliefs. |
A2. Ouvir sem julgamento sobre crenças em saúde. |
A3. Value & address social determinants of health. |
A3. Valorizar e abordar determinantes sociais de saúde. |
A4. Value curiosity, empathy, and respect. |
A4. Valorizar a curiosidade, a empatia e o respeito. |
Impacto do estereótipo na tomada de decisão médica |
K1. Describe social cognitive factors. |
C1. Descrever os fatores cognitivos sociais. |
K2. Identify physician bias and stereotyping. |
C2. Identificar enviesamento e estereotipagem médica. |
K3. Recognize physicians’ own potential for biases. |
C3. Reconhecer o potencial do médico aos próprios preconceitos. |
K4. Describe the physician-patient power imbalance. |
C4. Descrever o desequilíbrio na relação de poder entre médico e paciente. |
K5. Describe physician effect on health disparities. |
C5. Descrever a influência de médicos nas disparidades em saúde. |
K6. Describe community partnering strategies. |
C6. Descrever as estratégias de parceria com a comunidade. |
S1. Demonstrate strategies to address/reduce bias. |
H1. Demonstrar ter estratégias para abordar/reduzir preconceitos dos outros. |
S2. Describe strategies to reduce physician biases. |
H2. Descrever estratégias para reduzir preconceitos de médicos. |
S3. Show strategies to address bias in others. |
H3. Demonstrar ter estratégias para abordar preconceitos nos outros. |
S4. Engage in reflection about own beliefs. |
H4. Refletir sobre suas próprias crenças. |
S5. Use reflective practices when in patient care. |
H5. Utilizar práticas reflexivas para o cuidado do paciente. |
S6. Gather and use local data as in HP2010. |
H6. Coletar e utilizar dados do Datasus. |
A1. Identify physician biases that affect clinical care. |
A1. Identificar preconceitos médicos que afetam cuidados clínicos. |
A2. Recognize how physician biases impact care. |
A2. Reconhecer como preconceitos médicos influenciam o cuidado. |
A3. Describe potential ways to address bias. |
A3. Descrever formas de lidar com o preconceito. |
A4. Value the importance of bias on decision-making. |
A4. Atribuir valor à importância do preconceito na tomada de decisão. |
A5. Value the need to address personal bias. |
A5. Valorizar a necessidade de lidar com seus próprios preconceitos. |
O impacto do estereótipo na tomada de decisão médica |
K1. Describe factors that impact health. |
C1. Descrever fatores que impactam a saúde. |
K2. Discuss social determinants on health. |
C2. Discutir determinantes sociais sobre a saúde. |
K3. Describe systemic & medical encounter issues. |
C3. Descrever questões de sistêmicas e médicas. |
K4. Identify and discuss key areas of disparities. |
C4. Identificar e discutir as principais áreas de disparidades. |
K5. Describe elements of community experiences. |
C5. Descrever elementos sobre experiências comunitárias. |
K6. Discuss barriers to eliminating health disparities. |
C6. Discutir barreiras à eliminação das desigualdades em saúde. |
S1. Critically appraise literature on disparities. |
H1. Avaliar criticamente a literatura sobre desigualdades. |
S2. Describe methods to identify community leaders. |
H2. Descrever métodos para identificar líderes comunitários. |
S3. Propose a community-based health intervention. |
H3. Propor uma intervenção de saúde baseada na comunidade. |
S4. Strategize ways to counteract bias. |
H4. Traçar estratégias para combater preconceitos. |
A1. Recognize disparities amenable to intervention. |
A1. Reconhecer disparidades passíveis de intervenção. |
A2. Realize the historical impact of racism. |
A2. Compreender o impacto histórico do racismo. |
A3. Value eliminating disparities. |
A3. Valorizar a eliminação de disparidades. |
Habilidades clínicas transculturais |
K1. Identify community beliefs & health practices. |
C1. Identificar crenças e práticas em saúde na comunidade. |
K2. Describe cross-cultural communication models. |
C2. Descrever modelos de comunicação transculturais. |
K3. Understand physician-patient negotiation. |
C3. Compreender a negociação entre paciente e médico. |
K4. Describe the functions of an interpreter. |
C4. Descrever as funções de um intérprete. |
K5. List effective ways of working with interpreter. |
C5. Listar maneiras eficazes de trabalhar com intérpretes. |
K6. List ways to enhance patient adherence. |
C6. Listar maneiras de melhorar a aderência do paciente. |
S1. Elicit a culture, social, and medical history. |
H1. Elicitar o histórico médico, social e cultural. |
S2. Use negotiating and problem-solving skills. |
H2. Utilizar habilidades de negociação e de solução de problemas. |
S3. Identify need for & collaborate with interpreter. |
H3. Identificar a necessidade de intérpretes e colaborar com eles. |
S4. Assess and enhance patient adherence. |
H4. Avaliar e melhorar a adesão de pacientes. |
S5. Recognize and manage the impact of bias. |
H5. Reconhecer e gerenciar o impacto de preconceitos. |
A1. Respect patient’s cultural beliefs. |
A1. Respeitar as crenças culturais dos pacientes. |
A2. Acknowledge the impact of physician biases. |
A2. Reconhecer o impacto de preconceitos médicos. |