Acessibilidade / Reportar erro

AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO DOCENTE BASEADA NAS PERCEPÇÕES DOS ALUNOS: EFEITOS DA MUDANÇA NO ESTILO DO ENSINO

Resumo:

O autor apresenta um estudo avaliador sobre o desempenho de uma equipe docente numa disciplina. Os propósitos do estudo foram a identificação de características da efetividade no ensino e a apreciação dos efeitos da renovação no estilo de ensino, mediada pela adoção do enfoque de aprendizagem orientada por problemas. A avaliação foi baseada na aferição, pelos estudantes, de características específicas do ensino, tendo-se utilizado um questionário de catorze itens, validados em análise prévia, respondido por turmas sucessivas. Os resultados identificam os itens que contribuem para as discrepâncias entre as expectativas dos estudantes e suas percepções da realidade, em cinco dimensões do ensino. Indicam, principalmente, mudanças significantes e positivas nas percepções dos estudantes, em relação a itens críticos do desempenho docente, associados à renovação na estrutura do ensino. Os achados contribuem para a apreciação da potencialidade da aferição pelos alunos na análise e no aprimoramento da proficiência docente.

Associação Brasileira de Educação Médica SCN - QD 02 - BL D - Torre A - Salas 1021 e 1023 | Asa Norte, Brasília | DF | CEP: 70712-903, Tel: (61) 3024-9978 / 3024-8013, Fax: +55 21 2260-6662 - Brasília - DF - Brazil
E-mail: rbem.abem@gmail.com