AutoresRef.
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Local |
Tipo de estudo |
Público-alvo |
Estratégias pedagógicas |
Klasen et al.99. Klasen JM, Vithyapathy A, Zante B, Burm S. “The storm has arrived”: the impact of SARS-CoV-2 on medical students. Perspect Med Educ. 2020 Jun;9(3):181-5. doi: 10.1007/s40037-020-00592-2. https://doi.org/10.1007/s40037-020-00592...
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Suíça, Áustria e Canadá |
Relato de experiência |
Estudantes e professores |
Inserção dos estudantes no trabalho clínico, com equilíbrio entre a importância do contato direto com o paciente e o risco de exposição ao vírus. Utilizaram-se a supervisão, o feedback e a avaliação. |
Sahu2525. Sahu P. Closure of universities due to coronavirus disease 2019 (COVID-19): impact on education and mental health of students and academic staff. Cureus. 2020 Apr 4;12(4):e7541. doi: 10.7759/cureus.7541. https://doi.org/10.7759/cureus.7541...
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Trinidad e Tobago |
Revisão de literatura |
Estudantes |
Adoção da tecnologia e avaliação das experiências dos alunos. Serviços de aconselhamento devem estar disponíveis para apoiar a saúde mental e o bem-estar dos alunos. Devem garantir alimentação e acomodação para estudantes estrangeiros. |
Ashokka2626. Ashokka B, Ong SY, Tay KH, Loh NHW, Gee CF, Samarasekera DD. Coordinated responses of academic medical centres to pandemics: sustaining medical education during COVID-19. Med Teach . 2020;42(7):762-71. |
Malásia/ Singapura |
Revisão de literatura |
Estudantes |
Modos remotos de educação médica, manutenção da integridade das avaliações formativas e somativas e desenvolvimento de planos para a manutenção de atividades essenciais. |
Akers, Blough et al.2727. Akers A, Blough C, Iyer MS. COVID-19 Implications on clinical clerkships and the residency application process for medical students. Cureus . 2020 Apr 23;12(4):e7800. doi: 10.7759/cureus.7800. https://doi.org/10.7759/cureus.7800...
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Estados Unidos |
Revisão de literatura |
Estudantes |
As rotações clínicas foram suspensas e as aulas transferidas para plataforma virtual. A situação atual exige adaptabilidade. |
Arandjelovicet al.22. Arandjelovic A, Arandjelovic K, Dwyer K, Shaw C. COVID-19: considerations for medical education during a pandemic. Med Ed Publish. 2020;9(1):87. |
Austrália |
Revisão de literatura |
Estudantes |
Ensino e telessaúde baseados na internet. Pode haver necessidade de os estudantes contribuírem voluntariamente para a resposta da Covid-19. Adaptação do currículo para incluir gerenciamento de pandemia. |
Zayapragassarazan1717. Zayapragassarazan Z. COVID-19: strategies for engaging remote learners in medical education [version 1; not peer reviewed]. F1000Research 2020;9:273. doi: 10.7490/f1000research.1117846.1. doi: 10.7490/f1000research.1117846.1...
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Índia |
Reflexão |
Estudantes |
A tecnologia usada como ferramenta eficaz. Atividades ativas de ensino-aprendizagem promoverão bons hábitos de estudo. Esse tipo de ensino requer envolvimento do corpo docente, plataformas digitais apropriadas e planejamento de atividades educacionais. |
Lall e Singh3131. Lall S, Singh N. Covid-19: unmasking the new face of education. International Journal of Research in Pharmaceutical Sciences. 2020;11(1):48-53. |
Índia |
Observacional descritivo |
Estudantes |
Ensino por plataformas remotas. A maioria dos estudantes é favorável, mas sente necessidade de vínculo com atividades extracurriculares. |
Moszkowicz, Duboc et al.1010. Moszkowicz D, Duboc H, Dubertret C, Roux D, Bretagnol F. Daily medical education for confined students during COVID-19 pandemic: a simple videoconference. Clin Anat. 2020;33(6):927-8. doi: 10.1002/ca.23601. doi: 10.1002/ca.23601...
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França |
Relato de experiência |
Estudantes |
Videoconferência de ensino pelo Google Hangouts. Pode ser aplicado a lições clínicas e de anatomia. Métodos de aprendizagem e ferramentas educacionais modernas como resposta à falta de comparecimento às palestras. |
Schneider e Council1818. Schneider SL, Council ML. Distance learning in the era of COVID-19. Arch Dermatol Res. 2020 May 8:1-2. doi: 10.1007/s00403-020-02088-9. https://doi.org/10.1007/s00403-020-02088...
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Estados Unidos |
Comunicação |
Estudantes de dermatologia |
A educação a distância (EaD) ou on-line se tornou a norma, e várias sociedades acadêmicas combinaram recursos para garantir que a educação médica ocorra durante esse período. |
Pather et al.3030. Pather N, Blyth P, Chapman JA, Dayal MR, Flack NAMS, Fogg QA, et al. Forced disruption of anatomy education in Australia and New Zealand: an acute response to the Covid-19 pandemic. Anat Sci Educ. 2020;13(3):284-300. doi: 10.1002/ase.1968. https://doi.org/10.1002/ase.1968...
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Austrália / Nova Zelândia |
Qualitativo |
Estudantes de anatomia |
Os educadores de anatomia foram mobilizados para ajustar suas abordagens de ensino. As principais oportunidades incluem: possibilitar ensino síncrono, expandir as ofertas para o espaço de aprendizado remoto e adotar novas pedagogias. |
Tretter et al.2828. Tretter JT, Windram J, Faulkner T, Hudgens M, Sendzikaite S, Blom NA, et al. Heart university: a new online educational forum in paediatric and adult congenital cardiac care. The future of virtual learning in a post-pandemic world? Cardiol Young 2020;30(4):560-7. doi: 10.1017/S1047951120000852. https://doi.org/10.1017/S104795112000085...
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Estados Unidos, Canadá, Lituênia, Holanda, Irlanda, Índia, Reino Unido e Suécia |
Revisão de literatura |
Estudantes |
A Heart University pretende ser o recurso on-line para estudar doenças cardíacas em pediatria. É uma biblioteca de acesso aberto organizada e com material pedagógico. |
Cleland, Tan et al.1919. Cleland J, Tan ECP, Tham KY, Low-Beer N. How Covid-19 opened up questions of sociomateriality in healthcare education. Adv Health Sci Educ Theory Pract. 2020;25(2):479-82. doi: 10.1007/s10459-020-09968-9. doi: 10.1007/s10459-020-09968-9...
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Singapura |
Reflexão |
Estudantes |
Mudança para aprendizagem on-line. Reduziram-se os tamanhos das turmas e executam-se aulas repetidamente. Introduziram-se simulações inovadoras para preparar os alunos do último ano. |
Mukhopadhyay et al.2929. Mukhopadhyay S, Booth AL, Calkins SM, Doxtader EE, Fine SW, Gardner JM, et al. Leveraging technology for remote learning in the era of COVID-19 and social distancing: tips and resources for pathology educators and trainees. Arch Pathol Lab Med. 2020;144(9):1027-1036. doi:10.5858/arpa.2020-0201-ED https://doi.org/10.5858/arpa.2020-0201-E...
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Estados Unidos |
Guia |
Estudantes de patologia |
Utilizaram-se plataformas de videoconferência, sites de patologia, recursos educacionais on-line gratuitos, incluindo mídias sociais e coleções de imagens para as patologias anatômica e clínica. |
Sahi, Mishra et al.2020. Sahi PK, Singh T, Mishra T. Medical education amid the COVID-19 pandemic. Indian Pediatr . 2020;57:652-7. |
Índia |
Reflexão |
Estudantes |
A continuidade da educação médica é imperativa. As inovações pedagógicas envolvem ensino baseado em tecnologia e simulação (palestras on-line, vinhetas em vídeo, simuladores virtuais, webcasting, salas de bate-papo on-ine). Os educadores médicos devem desenvolver e avaliar a sustentabilidade e aplicação dessas inovações em ambientes clínicos. |
Singh, Srivastav et al.1111. Singh K, Srivastav S, Bhardwaj A, Dixit A, Misra S. Medical education during the COVID-19 pandemic: a single institution experience. Indian Pediatr. 2020;57(7):678-9. |
Índia |
Relato de experiência |
Estudantes |
Foi implementada uma nova plataforma de sala de aula on-line. O programa atraiu feedback dos alunos. Pode servir de modelo para ensino e treinamento. |
Tokuç e Varol1212. Tokuç B, Varol G. Medical education in Turkey in time of COVID-19. Balkan Med J. 2020 Jun 1;37(4):180-1. doi: 10.4274/balkanmedj.galenos.2020.2020.4.003. https://doi.org/10.4274/balkanmedj.galen...
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Turquia |
Editorial/ relato de experiência |
Estudantes |
Todas as faculdades médicas fizeram transição das lições teóricas para on-line. Práticas clínicas e exames foram adiados, e preparou-se um novo calendário acadêmico. As faculdades exigiram infraestrutura tecnológica e equipe técnica de assistência médica. |
Regier, Smith et al.2121. Regier DS, Smith WE, Byers HM. Medical genetics education in the midst of the COVID-19 pandemic: shared resources. Am J Med Genet. 2020;182A:1302-8. |
Estados Unidos |
Reflexão |
Estudantes de genética |
A comunidade genética está preparada para preencher a lacuna educacional com a criação de atendimento de telemedicina e módulos de aprendizado on-line. |
Menon, Klein et al.2222. Menon A, Klein EJ, Kollars K, Kleinhenz ALW. Medical students are not essential workers: examining institutional responsibility during the COVID-19 pandemic. Acad Med. 2020;95(8):1149-51. doi: 10.1097/ACM.0000000000003478. doi: 10.1097/ACM.0000000000003478...
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Estados Unidos |
Reflexão |
Estudantes |
A retirada dos estudantes do atendimento direto ao paciente contribuirá para reduzir as transmissões e o desperdício de equipamentos de proteção individual. |
Rasmussen, Sperling et al.1313. Rasmussen S, Sperling P, Poulsen MS, Emmersen J, Andersen S. Medical students for health-care staff shortages during the COVID-19 pandemic. Lancet. 2020;395(10234):e79-e80. doi: 10.1016/S0140-6736(20)30923-5. https://doi.org/10.1016/S0140-6736(20)30...
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Dinamarca |
Correspondência / relato de experiência |
Estudantes |
Mudança para plataforma digital. Empregar estudantes do último ano como residentes temporários e iniciar cursos em terapia ventilatória. |
Gaber, Shehata et al.1414. Gaber DA, Shehata MH, Amin HAA. Online team-based learning sessions as interactive methodologies during the pandemic. Med Educ. 2020;54(7):666-7. doi: 10.1111/medu.14198. https://doi.org/10.1111/medu.14198...
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Egito |
Relato de Experiência |
Estudantes |
Aulas na plataforma Zoom, dividindo os alunos em equipes. Reuniões com o líder de cada equipe que criou um grupo do WhatsApp para facilitar a comunicação. O material de leitura foi previamente disponibilizado e os alunos se uniram ao tutor para feedback. |
Liang, Ooi et al.2323. Liang ZC, Ooi SBS, Wang W. Pandemics and their impact on medical training: lessons from Singapore. Acad Med . 2020;95(9):1359-61. |
Singapura |
Reflexão |
Estudantes |
Tecnologia, videoconferência e plataformas on-line são usadas para ministrar palestras ou tutoriais por meio de dispositivos portáteis e laptops. Teleconferência pode ser usada para demonstrar procedimentos médicos e técnicas cirúrgicas. |
Stokes1515. Stokes DC. Senior medical students in the COVID-19 response: an opportunity to be proactive. Acad Emerg Med. 2020;27(4):343-5. doi: 10.1111/acem.13972. doi: 10.1111/acem.13972...
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Estados Unidos |
Editorial / relato de experiência |
Estudantes |
Realização de atividades não clínicas em ambientes on-line sem experiências clínicas precoces. Para estudantes em treinamento clínico, as implicações são menos claras. |
Longhurst et al.3232. Longhurst GJ, Stone DM, Dulohery K, Scully D, Campbell T, Smith CF. Strength, weakness, opportunity, threat (SWOT) analysis of the adaptations to anatomical education in the United Kingdom and Republic of Ireland in response to the Covid-19 pandemic. Anat Sci Educ . 2020;13(3):301-11. doi: 10.1002/ase.1967. https://doi.org/10.1002/ase.1967...
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Irlanda / Reino Unido |
Quantitativo / transversal |
Estudantes |
Anatomia enfrenta desafios com a EaD especialmente pela falta de exposição cadavérica. Os acadêmicos mencionaram que o tempo pode restringir a qualidade e eficácia dos recursos de EaD. |
Naik, Finkelstein et al.3333. Naik N, Finkelstein RA, Howell J, Rajwani K, Ching K. Telesimulation for COVID-19 ventilator management training with social-distancing restrictions during the coronavirus pandemic. Simul Gaming. 2020;51(4):571-7. doi: 10.1177/1046878120926561. https://doi.org/10.1177/1046878120926561...
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Estados Unidos |
Experimental |
Estudantes |
Desenvolveu-se um modelo de telessimulação híbrida para ensinar estratégias de gerenciamento de ventilador. Os alunos foram prestadores de cuidados a pacientes não pertencentes à unidade de terapia intensiva (UTI), com experiência limitada para o gerenciamento de ventiladores. O uso de tutorial em vídeo e telessimulação interativa foi bem-sucedida. |
Calhoun et al.55. Calhoun KE, Yale LA, Whipple ME, Allen SM, Wood DE, Tatum RP. The impact of COVID-19 on medical student surgical education: implementing extreme pandemic response measures in a widely distributed surgical clerkship experience. Am J Surg. 2020;220(1):44-7. doi: 10.1016/j.amjsurg.2020.04.024. https://doi.org/10.1016/j.amjsurg.2020.0...
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Estados Unidos |
Relato de experiência |
Estudantes |
Foi criada uma secretaria virtual inovadora. Realizou-se esforço para incluir os locais de rotação nas decisões críticas que impactarão tanto os estudantes de Medicina quanto os professores. |
Liu et al.1616. Liu Y, Jin GF, Wang JM, Xia YK, Shen HB, Wang CQ, et al. Thoughts on the reform of preventive medicine education in the context of new medicine. Zhonghua Yu Fang Yi Xue Za Zhi. 2020;54(6):593-596. doi: 10.3760/cma.j.cn112150-20200328-00461. doi: 10.3760/cma.j.cn112150-20200328-004...
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China |
Relato de experiência |
Estudantes |
Criou-se um sistema de pesquisa para apoiar a formação de talentos inovadores em saúde pública de alto nível. Formulação de programa de treinamento de “integração médica e preventiva”. |
Hall et al.2424. Hall AK, Nousiainen MT, Campisi P, Dagnone JD, Frank, JR, Kroeker, KI, et al. Training disrupted: practical tips for supporting competency-based medical education during the COVID-19 pandemic. Med Teach. 2020;42(7):756-61. doi: 10.1080/0142159X.2020.1766669. doi: 10.1080/0142159X.2020.1766669...
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Canadá |
Reflexão |
Professores |
Adaptação dos programas de ensino para maximizar o aprendizado. Com um foco contínuo no bem-estar dos alunos/professores, os educadores médicos terão que otimizar as experiências de treinamento existentes, adaptar aquelas que não são mais viáveis, empregar novas tecnologias e ser flexíveis na avaliação de competências. |