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O raciocínio clínico dos estudantes de medicina em uma universidade pública do Brasil

Esta pesquisa teve como intuito compreender o raciocínio desenvolvido pelos estudantes de Medicina de uma universidade pública do Brasil. Trata-se de uma pesquisa educacional, que abrangeu filmagens da resolução de dez casos clínicos e entrevista semiestruturada. A amostra foi formada por 16 internos, que responderam aos casos, apresentados em um notebook com webcam, e foram instruídos a verbalizar todo pensamento neste procedimento. Para a análise foi realizada a transcrição das falas e a observação da filmagem. Os dados quantitativos foram avaliados pelo Teste do Qui-Quadrado com correção de Yates, e os descritivos, por análise de discurso. O tema trabalhado na prática do raciocínio foi: percepções dos alunos de sua prática clínica. Entre as 160 resoluções, 57% foram por raciocínio analítico e 43% por não analítico. O processo hipotético-dedutivo foi empregado por 31% dos internos, e o indutivo por 69% dos participantes do estudo. A acurácia diagnóstica foi de 81% de acertos nos casos fáceis e de 85% de acertos nos casos difíceis. Observamos duas categorias empíricas: o universo cognitivo do estudante e o contexto do paciente.

Diagnóstico; Resolução de Problemas; Métodos; Pesquisa Qualitativa; Educação Médica; Internato e Residência


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