Atividade |
Críticas e sugestões |
Seminários |
Textos muito longos e complexos |
Deficiente coordenação do professor, às vezes limitando-se a tirar dúvidas |
Ênfase da discussão deveria ser dada a aspectos clínicos e terapêuticos, não a imunopatogenia |
Avaliações melhor colocadas no final da discussão, não antes |
Há pouco tempo para estudo devido a plantões |
Complementá-los com aulas teóricas |
Visitas à enfermaria |
Atividade que reúne maior número de críticas, porque os alunos se consideram marginalizados das discussões |
Relação médico-paciente às vezes inadequada |
Discussões de casos clínicos na enfermaria |
Pequeno número |
Integração difícil com a Imunologia Básica e com as outras áreas da Medicina, ainda pouco conhecidas |
Dar mais enfoque à terapêutica; discutir mais doenças comuns |
Deveriam ser preparadas pelos alunos antecipadamente |
Ambulatórios (atendimento de casos novos) |
Atividade mais proveitosa do curso |
Número excessivo de alunos (às vezes 3) por paciente |
Seria útil atender retornos, ou assistir ao atendimento feito pelo residente e acompanhar a evolução dos doentes atendidos |
Deveria haver a discussão de um caso assistida por todos os alunos |
Demonstrações |
Aumentar o número e tempo destinado a elas |
Permitir ao aluno realizar alguns testes laboratoriais, não se limitar à demonstração |
Textos programados de auto-instrução |
Instrumento útil para recordação da parte básica |
Deveriam ser feitos com assistência do docente |
Estão desatualizados e requerem muito tempo |
Avaliação do desempenho dos alunos |
Há excesso de avaliações e cobrança dos professores, tornando o curso estressante, mas estimula o estudo |
Avaliação prática deveria ser feita ao longo do curso, e não nos dois últimos ambulatórios |
Prova final é dispensável, já que o aprendizado teórico é avaliado nos seminários |
Comentários gerais |
É um dos melhores cursos do 3.º-4.º ano, porque oferece oportunidade de participação do aluno em atividades práticas |
Algumas noções necessárias ao atendimento dos doentes (diagnóstico diferencial e terapêutica das artrites e da asma brônquica, laboratório em doenças reumáticas etc.) deveriam ser dadas logo no início do curso |
O curso exige muito do aluno e nem sempre a orientação dos professores e a relação professor-aluno são adequadas (“menos auto-instrução e mais orientação”) |
“Dá para sair daqui e diagnosticar e tratar muita artrite e asma brônquica” |