Araujo et al., 20011212. Araujo I de M, Araujo R de CT, Gracio MCC. Avaliação do aproveitamento do aluno em nefrologia: estudo comparativo entre o método expositivo tradicional e o método de Aprendizado Baseado em Problemas. Rev Bras Educ Med. 2001;25(3):44-55.. Brasil. Revista Brasileira de Educação Médica: “Avaliação do aproveitamento do aluno em nefrologia: estudo comparativo entre o método expositivo tradicional e o método de Aprendizado Baseado em Problemas”. |
• Identificar diferenças no aproveitamento de dois grupos de estudantes do curso médico da Faculdade de Medicina de Marília. |
• Observado melhor desempenho global dos estudantes do quarto ano. |
• Estudo transversal, sem possibilidade de avaliação da intervenção em longo prazo. |
• Dificuldades dos estudantes do segundo ano em questões que avaliavam a profundidade de conhecimento. |
• Dificuldade de reprodução do estudo em outros centros universitários, dada a especificidade do modelo de PBL implantado na instituição. |
• Falta de feedback adequado foi elencado como principal problema da função do grupo tutorial. |
• Uso exclusivo de testes de múltipla escolha como ferramenta de avaliação dos estudantes. |
Arriba et al., 20211313. Arriba G de, Ortiz Arduán A, Rodríguez Pérez JC, Tejedor Jorge A, Santamaría Olmo R, Rodríguez Portillo M. La docencia de la nefrología en el grado de medicina. Nefrología. 2021;41(3):284-303.. Espanha. Nefrología: “La docencia de la nefrología en el grado de medicina”. |
• Conhecer a docência de nefrologia na graduação em Medicina na Espanha. |
• Distribuição heterogênea de leitos por estudante. |
• Por se tratar de uma pesquisa baseada em registros públicos, pode haver informações desatualizadas de profissionais que estejam atuando nas IES. |
• Baixo índice de professores vinculados diretamente às IES. |
• Conhecer o perfil dos professores que ensinam nefrologia na Espanha. |
• Associação das aulas de nefrologia com as aulas de urologia. |
• Por se tratar de estudo de outro país, pode haver categorias de professores que não estão elencados em outros estudos, bem como as formas de contratação de profissionais são díspares. |
• Aumento da disponibilidade de modalidades de metodologias ativas, notadamente durante o período pandêmico. |
Berkoben et al., 20191414. Berkoben M, Roberts JK. The treatment of metabolic acidosis: an interactive Case-Based Learning Activity. MedEdPORTAL. 2019 Jan 27;15(1):1-7. doi: https://doi.org/10.15766/mep_2374-8265.10835. https://doi.org/10.15766/mep_2374-8265.1...
. Estados Unidos. MedEdPORTAL: “The treatment of metabolic acidosis: an interactive case-based learning activity”. |
• Criar uma atividade de aprendizado que utiliza vídeos no estilo quadro-negro seguidos por uma sessão de aprendizado interativa baseada em casos para ajudar o estudante de Medicina a reconhecer, diagnosticar e gerenciar causas comuns de acidose metabólica. |
• Em uma avaliação pré/pós de conhecimento médico, observou-se uma melhora significativa nas pontuações do questionário. |
• Uma das limitações constatadas foi que os estudantes precisavam obrigatoriamente de acesso a um computador ou celular para responder aos questionários. |
• Houve facilitação da sessão de aprendizagem ativa baseada em casos, permitindo a avaliação de habilidades cognitivas de ordem superior relacionadas ao manejo de pacientes com acidose metabólica. |
• Os estudantes de Medicina se sentiram muito satisfeitos e competentes com a conclusão de curso. |
• Os resultados observados no estudo podem não ser generalizados para outras IES do mundo. |
Bijol et al., 20151515. Bijol V, Byrne-Dugan CJ, Hoenig MP. Medical student web-based formative assessment tool for renal pathology. Med Educ. 2015 Jan 31;20(1):1-7. doi: https://doi.org/10.3402/meo.v20.26765. https://doi.org/10.3402/meo.v20.26765...
. Estados Unidos. Medical Education Online: “Medical student web-based formative assessment tool for renal pathology”. |
• Explorar o valor educacional da avaliação formativa usando questionários on-line (quizzes) para aprendizagem de patologia renal em um curso de fisiopatologia renal. |
• A maioria dos estudantes considera que os quizzes melhoram sua experiência de aprendizagem no curso de patologia renal. |
• Dependência dos estudantes em ter acesso a computador ou celular para realizar o quiz. |
• Esforços para revitalizar o material do curso e promover o aprendizado adicionando avaliações formativas on-line interativas melhoraram a experiência de aprendizado dos estudantes em geral. |
• Dificuldade em reproduzir o questionário on-line no mesmo formato em outras IES. |
Drew et al., 20061616. Drew J, Cashman SB, Savageau JA, Stenger J. The visiting specialist model of rural health care delivery: a survey in Massachusetts. J Rural Health. 2006;22(4):294-9. doi: https://doi.org/10.1111/j.1748-0361.2006.00049.x. https://doi.org/10.1111/j.1748-0361.2006...
. Estados Unidos. Journal of Rural Health: “The visiting specialist model of rural health care delivery: a survey in Massachusetts”. |
• Examinar o modelo de atendimento especializado em visitas a Massachusetts, incluindo os motivos pelos quais os especialistas desenvolvem práticas rurais secundárias e as distâncias que viajam, bem como seu grau de satisfação e intenção de continuar o arranjo de visitas. |
• A base de pacientes e a renda foram os motivos mais relevantes relatados que levaram os especialistas visitantes a iniciar uma clínica auxiliar. |
• Observou-se que os especialistas visitantes incluídos no estudo não representavam a totalidade dos especialistas visitantes do estado de Massachusetts. |
• Houve uma correlação negativa significativa entre o número de leitos ocupados em um hospital e o número total de especialistas visitantes que ele hospedava. |
• O objetivo de compatibilizar a oferta de serviços de saúde com a demanda tem sido evasivo. A visita a clínicas especializadas pode representar um elemento de uma estrutura de mercado que expande o acesso aos serviços necessários nas áreas rurais. |
• Os resultados observados nessa pesquisa não podem ser generalizados para outros estados norte-americanos ou outros países. |
Elzubeir, 20121717. Elzubeir MA. Teaching of the renal system in an integrated, problem-based curriculum. Saudi J Kidney Dis Transpl. 2012 Jan 11;23(1):93-8 [acesso em 30 out 2022]. Disponível em: Disponível em: https://www.sjkdt.org/article.asp?issn=1319-2442;year=2012;volume=23;issue=1;spage=93;epage=98;aulast=Elzubeir . https://www.sjkdt.org/article.asp?issn=1...
. Arábia Saudita. Saudi Journal of Kidney Diseases and Transplatation: “Teaching of the renal system in an integrated, problem-based curriculum”. |
• Determinar a efetividade da PBL como uma ferramenta para o ensino de medicina renal na perspectiva de estudantes e tutores de uma nova escola médica em Riyadh e considerar implicações para o desenvolvimento da metodologia. |
• Os casos clínicos que foram expostos aos estudantes apresentaram uma forte similaridade com problemas futuros na carreira. |
• A pesquisa foi feita com um número pequeno de estudantes (somente 50% do total de estudantes responderam ao questionário). |
• Sugere-se que os casos clínicos foram bons direcionadores de aprendizado. |
• A união de várias disciplinas no bloco de doenças renais no método PBL é ilustrativa da autenticidade nesse campo. |
Hilburg et al., 20201818. Hilburg R, Patel N, Ambruso S, Biewald MA, Farouk SS. Medical education during the coronavirus disease-2019 pandemic: learning from a distance. Adv Chronic Kidney Dis. 2020; 27(5):412-7.. Estados Unidos. Advances in Chronic Kidney Disease: “Medical education during the coronavirus disease-2019 pandemic: learning from a distance”. |
• Descrever o impacto disruptivo da pandemia no currículo de ensino médico existente e propor adaptações ao distanciamento social e o balanço entre aprendizado e bem-estar durante o período. |
- A pandemia desafiou a estrutura vigente e a entrega de conteúdos aos graduandos de Medicina; |
• Trata-se de um artigo de opinião, com baixo nível de evidência. |
• Adaptações na educação médica incluíram o uso de softwares de videoconferências, plataformas de redes sociais e ferramentas on-line. |
• As experiências presenciais apresentaram dificuldades de ser replicadas pessoalmente, e as experiências perdidas representam desafios futuros no treinamento da futura força de trabalho. |
• Existem evidências anedóticas de que as adaptações de atividade de ensino em ambiente virtual possam ser efetivas para adaptar experiência virtuais de ensino de nefrologia. |
• Desafios da educação médica na pandemia incluem engajamento nas videoconferências e ferramentas de redes sociais, balanço entre vida doméstica e trabalho, e levantaram preocupações por síndrome de burnout em provedores de cuidados. |
Hoenig et al., 20131919. Hoenig MP, Shapiro E, Hladik GA. Lessons learned from the ASN renal educator listserv and survey. Clin J Am Soc Nephrol. 2013;8(6):1054-60.. Estados Unidos. Clinical Journal of American Society of Nephrology: “Lessons learned from the ASN renal educator listserv and survey”. |
• Descrever a experiência da criação da ASN Renal Educators Listserv, utilizada para determinar a demografia e o arcabouço profissional de educadores, estrutura de curso e formatos, métodos de ensino, conteúdo curricular e suporte institucional. |
• Dos diretores de curso de nefrologia, 40% são não nefrologistas. |
• Somente 50% das escolas médicas contactadas responderam ao questionário (o que corresponde a 46% do total de escolas médicas dos Estados Unidos). |
• Baixa representatividade de diversidade nos cargos de liderança. |
• Observou-se que o interesse na nefrologia é sustentado quando os nefrologistas levam os estudantes às enfermarias, induzindo a possibilidade de mentorá-los durante os estágios de internato. |
• Foi observada também a ausência de comentários em alguns itens pesquisados. |
• Os diretores de curso informaram uma significativa parcela de não apoio institucional para o aprendizado. |
• Métodos de ensino que estimulem o aprendizado (incorporando simulação clínica, contato com o paciente e cenários clínicos) são recomendados como meios para estimular o interesse dos estudantes. |
Kibble et al., 20162020. Kibble JD, Bellew C, Asmar A, Barkley L. Team-based learning in large enrollment classes. Adv Physiol Educ. 2016;40:435-42. doi: https://doi.org/10.1152/advan.00095.2016. https://doi.org/10.1152/advan.00095.2016...
. Estados Unidos. Advances in Physiology Education: “Team-based learning in large enrollment classes”. |
• Destacar os elementos-chave necessários para implantar com sucesso a Aprendizagem Baseada em Equipes (TBL) em qualquer classe, mas especialmente em classes com muitos estudantes, onde uma logística suave é essencial. |
• Apresentou-se, pela ótica de educadores médicos, a percepção sobre a implantação da TBL como método de ensino. Observou-se a possibilidade de estimular o debate e o discussão em condições de limites profissionais bem estabelecidos. A TBL permitiu a facilitação da discussão e do manejo em classes com maior número de estudantes. |
• Por se tratar de estudos de caso, a pesquisa possui um grau de evidência limitado para maiores análises. |
• Notou-se, em alguns momentos dos estudos de caso, um certo desacordo entre estudantes e professores sobre a implementação do método de ensino. |
Leehey et al., 20162121. Leehey DJ, Daugirdas JT. Teaching renal physiology in the 21st century: focus on acid-base physiology. Clin Kidney J . 2016 Apr 1;9(2):330-3. doi: https://doi.org/10.1093/ckj/sfv138. https://doi.org/10.1093/ckj/sfv138...
. Estados Unidos. Clinical Kidney Journal: “Teaching renal physiology in the 21st century: focus on acid-base physiology”. |
• Avaliar o ensino dos distúrbios ácido-base na graduação médica. |
• As abordagens para o ensino de fisiologia renal incluem aprendizagem colaborativa, aprendizagem baseada em computador e aprendizagem baseada em laboratório. |
• Os dados reportados pela pesquisa foram obtidos por meio de questionários, o que limita o grau de evidência da pesquisa. |
• Os aplicativos de aprendizagem baseados em computador estão se tornando cada vez mais populares e podem ser úteis, mas têm mais sucesso quando incorporam componentes interativos. |
• Alguns conceitos da fisiologia renal e, em particular, da fisiologia ácido-básica podem ser ensinados por meio da autoexperimentação estruturada, uma prática com uma longa tradição que possivelmente deveria ser revitalizada. |
Li et al., 20142222. Li AS, Berger KI, Schwartz DR, Slater WR, Goldfarb DS. Facilitating the transition from physiology to hospital wards through an interdisciplinary case study of septic shock. BMC Med Educ . 2014 Dec 12;14(1):1-8 [acesso em 30 out 2022]. Disponível em: Disponível em: https://bmcmededuc.biomedcentral.com/articles/10.1186/1472-6920-14-78 . https://bmcmededuc.biomedcentral.com/art...
. Estados Unidos. BMC Medical Education: “Facilitating the transition from physiology to hospital wards through an interdisciplinary case study of septic shock” |
• Descrever um exercício desenvolvido para a parte pré-clínica do currículo da faculdade de Medicina para unir as ciências básicas e o currículo clínico, usando os princípios de integração horizontal e vertical. |
• A resposta dos participantes foi extremamente positiva, com muitos indicando que o exercício integrou o material entre os sistemas orgânicos e fortaleceu sua apreciação do papel da fisiologia na compreensão das apresentações da doença e na orientação da terapia apropriada. |
• Uma limitação da pesquisa é que o conhecimento dos estudantes foi mensurado por um questionário subjetivo de autoavaliação. |
• A integração horizontal e vertical pode ser apresentada de forma eficaz por meio de um estudo de caso de sessão única, com casos complexos de pacientes envolvendo múltiplos sistemas de órgãos. |
• A presença de vários médicos de diferentes especialidades discutindo o caso juntos pode reforçar a questão da integração entre vários sistemas de órgãos e disciplinas na mente dos estudantes. |
• Diante da limitação metodológica da pesquisa, torna-se difícil replicar o estudo em outras IES. |
Pawłowicz et al., 20202323. Pawłowicz E, Kulesza M, Szymańska A, Masajtis-Zagajewska A, Bartczak M, Nowicki M. “I hear and I forget. I see and I remember. I do and I understand” - incorporating high-fidelity medical simulation into the undergraduate nephrology course. Ren Fail . 2020;42(1):1184-91.. Polônia. Renal Failure: “‘I hear and I forget. I see and I remember. I do and I understand’ - incorporating high-fidelity medical simulation into the undergraduate nephrology course”. |
• Analisar a opinião dos estudantes sobre o modelo de simulação clínica na nefrologia e reação a ele. |
• A análise temática revelou que os estudantes consideraram o módulo “interessante”, “útil” e “informativo”, mas julgam o número de aulas insuficiente. |
• O foco nas opiniões e impressões dos estudantes é um potencial limitador da pesquisa. |
• Os estudantes pontuaram que, por causa da baixa ênfase do currículo atual em aspectos práticos (vias de administração de drogas e conversão de doses), eles não puderam aproveitar plenamente a simulação clínica. |
• A simulação clínica é uma variável consistente do curso de nefrologia. Embutir uma ênfase aumentada nos estágios iniciais do treinamento dos estudantes pode ampliar o benefício deles nos modelos de simulação clínica. |
• As afirmações contidas no questionário aplicado poderiam influenciar as respostas dos estudantes, independentemente de suas consciências e intenções. |
Peiman et al., 20172424. Peiman S, Mirzazadeh A, Alizadeh M, Mortaz Hejri S, Najafi MT, Tafakhori A, et al. A case based-shared teaching approach in undergraduate medical curriculum: a way for integration in basic and clinical sciences. Acta Med Iran. 2017 Apr;55(4):259-64 [acesso em 30 out 2022]. Disponível em: Disponível em: https://acta.tums.ac.ir/index.php/acta/article/view/5513 . https://acta.tums.ac.ir/index.php/acta/a...
. Irã. Acta Medica Iranica: “A case based-shared teaching approach in undergraduate medical curriculum: a way for integration in basic and clinical sciences” |
• Apresentar a implementação de uma metodologia de ensino baseada em discussão de casos clínicos nos estágios pré-clinicos do curso de Medicina, promovendo a oportunidade de discussão da aplicação do conhecimento na prática médica. |
• A maioria dos estudantes concorda fortemente que a prática clínica contribui positivamente para o seu aprendizado e provê melhor entendimento e aplicação dos materiais apreendidos em sala de aula. |
• Trata-se de um estudo transversal, sem condições de avaliação temporal do impacto da metodologia de ensino. |
• Os estudantes acreditam que as sessões de prática clínica afetam positivamente a sua visão sobre a medicina e que devem ser continuadas nas próximas turmas. |
• Outro limitador do estudo é não possuir uma ferramenta efetiva para avaliação de competências do estudante. |
Rein et al., 20202525. Rein JL, Sparks MA, Hilburg R, Farouk SS. Tackling acid-base disorders, one Twitter poll at a time. Adv Physiol Educ . 2020;44:706-8. doi: https://doi.org/10.1152/advan.00099.2020. https://doi.org/10.1152/advan.00099.2020...
. Estados Unidos. Advances in Physiology Education: “Tackling acid-base disorders, one Twitter poll at a time”. |
• Descrever o uso de pesquisas de uma única pergunta no Twitter para fornecer educação suplementar sobre distúrbios ácido-básicos. |
• A maioria dos participantes concordou que as pesquisas eram uma maneira conveniente de aprender sobre os distúrbios ácido-básicos. |
• Obrigatoriedade de o estudante possuir um computador ou celular para participar da pesquisa. |
• Demonstrou-se uma ferramenta viável, envolvente e amplamente acessível para ensinar um tópico desafiador para estagiários e médicos. |
• As pesquisas e respostas do Twitter ácido-base do NephSIM demonstraram alto grau de engajamento, participação e satisfação entre os usuários. |
• Por se tratar de questionários fechados, não havia a possibilidade de comentários abertos dos participantes da pesquisa. |
Roberts et al., 20152626. Roberts JK, Hargett CW, Nagler A, Jakoi E, Lehrich RW. Exploring student preferences with a Q-sort: the development of an individualized renal physiology curriculum. Adv Physiol Educ . 2015;39:149-57. doi: https://doi.org/10.1152/advan.00028.2015. https://doi.org/10.1152/advan.00028.201...
. Estados Unidos. Advances in Physiology Education: “Exploring student preferences with a Q-sort: the development of an individualized renal physiology curriculum”. |
• Avaliação do curso de fisiologia renal por meio de uma pesquisa Q-sort. |
• Três fatores dominantes foram fortemente definidos pelas preferências de aprendizagem: “leitores” preferem usar notas, um livro didático, e evitar palestras; “aprendizes socioauditivos” preferem assistir a palestras, interatividade e trabalhar com colegas; e os “estudantes visuais” preferem estudar imagens e diagramas, e visualizar materiais on-line. Um quarto fator menor representou um pequeno grupo de estudantes contrários fortemente à fisiologia renal e nefrologia. |
• O uso de uma Q-metodologia implica uma dificuldade de compreensão da aplicação da metodologia, o que pode impactar a análise dos resultados. |
• A pesquisa Q-sort identificou e, em seguida, descreveu em detalhes os pontos de vista dominantes dos estudantes. |
• Somente 53% dos estudantes participantes responderam ao questionário. Por conta disso, a análise pode não ser representativa de toda a classe de estudantes. |
Shafi et al., 20102727. Shafi R, Quadri KHM, Ahmed W, Mahmud SN, Iqbal M. How we teach experience with a theme-based integrated renal module for a second-year MBBS class. Adv Physiol Educ . 2010;34:15-9.. Paquistão. Advances in Physiology Education: “How we teach experience with a theme-based integrated renal module for a second-year MBBS class”. |
• Descrever experiência com o módulo renal no segundo ano, em um currículo de graduação em Medicina de cinco anos. |
• A maioria dos estudantes concordou que a ciência básica e os conceitos clínicos eram bem equilibrados e integrados. |
• Por se tratar de um estudo de caso, o grau de evidência da pesquisa torna-se limitado. |
• Os estudantes acreditavam que questões importantes de aprendizagem podiam ser identificadas e que a participação e o pensamento crítico eram incentivados durante as sessões de pequenos grupos. |
• O módulo renal integrado foi bem recebido por estudantes e professores, e pode ser usado com sucesso na educação médica de graduação em países em desenvolvimento. |
• Limitações de recursos educacionais, conflitos de agendas e resistência dos estudantes por aspectos culturais foram fatores de dificuldade para a implementação do novo módulo de ensino. |
Yang et al., 20212828. Yang F, Lin W, Wang Y. Flipped classroom combined with case-based learning is an effective teaching modality in nephrology clerkship. BMCMed Educ . 2021 May 15;21(1):1-7 [acesso em 30 out 2022]. Disponível em: Disponível em: https://bmcmededuc.biomedcentral.com/articles/10.1186/s12909-021-02723-7 https://bmcmededuc.biomedcentral.com/art...
. China. BMC Medical Education: “Flipped classroom combined with case-based learning is an effective teaching modality in nephrology clerkship”. |
• Investigar a eficácia da sala de aula invertida (FC) no ensino de nefrologia por meio da comparação com o ensino tradicional baseado em aulas expositivas (LBT). |
• Os participantes do grupo FC tiveram melhor desempenho no questionário do que aqueles do grupo LBT com pontuações totais mais altas, particularmente as pontuações das questões relacionadas à análise de caso. |
• Uma das limitações do estudo foi não investigar as atividades posteriores à implementação das metodologias ativas. |
• Mais estudantes consideraram a FC benéfica para a compreensão, o pensamento crítico, o gerenciamento do paciente e o trabalho em equipe em comparação com a LBT. |
• Há impacto positivo da FC combinada com a abordagem CBL na educação em nefrologia, pois fornece um formato alternativo de pré-aula e em sala de aula para a implementação da FC. |
• Outro fator limitante foi avaliar somente os resultados de curto prazo da implementação de metodologias ativas de ensino-aprendizagem. |
Lista de siglas: |
ASN - American Society of Nephrology |
CBL - Challenge-Based Learning
|
DRC - Doença renal crônica |
FC - Flipped classroom
|
IES - Instituições de ensino superior |
IRA - Injúria renal aguda |
LBT - Learning Based Technique (ensino tradicional de aulas expositivas) |
PBL - Problem-Based Learning
|
TBL - Team-Based Learning
|