Acessibilidade / Reportar erro

UMA PROPOSTA PARA O ENSINO DA ÉTICA NAS FACULDADES DE MEDICINA

Resumo:

O ensino da ética, quando se faz nas escolas médicas brasileiras, é em geral feito de forma superficial e deslocado da prática nas Disciplinas de Medicina Legal e Deontologia.

Sugere-se no presente trabalho uma adaptação curricular na qual o ensino da ética seja feito em duas fases: a primeira no ciclo pré-clinico, na disciplina de Farmacologia, e a segunda no ciclo clínico, em disciplina de Introdução à Medicina, com um conteúdo de propedêutica e outra de ética médica.

Em etapas posteriores, o ensino da ética médica deveria ser feito através de seminários nos Departamentos de Clínica Médica, Cirurgia, Medicina Preventiva, Obstetrícia e Ginecologia, Pediatria, Psiquiatria e Medicina Legal. No internato e residência, esse ensino deveria ser predominantemente exemplar e doutrinário, de acordo com os casos clínicos estudados, enquanto na pós-graduação ele deveria ser vinculado à disciplina de Metodologia Científica, com um forte conteúdo ético, moral e filosófico.

Associação Brasileira de Educação Médica SCN - QD 02 - BL D - Torre A - Salas 1021 e 1023 | Asa Norte, Brasília | DF | CEP: 70712-903, Tel: (61) 3024-9978 / 3024-8013, Fax: +55 21 2260-6662 - Brasília - DF - Brazil
E-mail: rbem.abem@gmail.com