Siddiqui et al.1010. Siddiqui F, Malik A. Promoting self-regulated learning skills in medical students is the need of time. J Taibah Univ Med Sci. 2019;14(3):277e28. |
Avaliar aptidão dos estudantes de Medicina em quatro componentes essenciais da autorregulação: planejamento, monitoramento, controle e reflexão. |
Estudantes de Medicina |
96 |
Aplicação de questionário de autorregulação composto por 22 itens, preenchido de forma on-line. |
O escore médio de autorregulação foi de 71,56 (± 11,19). O menor escore foi o de planejamento (valor médio de 27,01 ± 1,33). O maior escore foi em reflexão (valor médio 34,08 ± 1,30). |
Explicita-se a necessidade de promover a autorregulação nos alunos por meio de várias metodologias de ensino. |
Stegers-Jager et al.1111. Stegers-Jager KM, Cohen-Schotanus J, Themmen APN. Motivation, learning strategies, participation and medical school performance. Med Educ . 2012 July;46(7):678-88. |
Avaliar relações entre crenças motivacionais (valor e autoeficácia), estratégias de aprendizagem (aprendizagem profunda e gerenciamento de recursos), participação e desempenho do primeiro ano na Faculdade de Medicina. |
Estudantes de Medicina |
672 |
Aplicação de questionário sobre crenças motivacionais e estratégias de aprendizagem e participação em alunos do primeiro ano de Medicina em 2008 e 2009. O dados foram comparados com as notas médias do final do primeiro ano. |
Crenças de participação e autoeficácia foram positivamente associadas ao desempenho no primeiro ano (β = 0,78 e β = 0,19, respectivamente). |
A participação medeia as relações entre motivação e estratégias de aprendizagem e desempenho. Incentivar a participação e fortalecer a autoeficácia pode ajudar a melhorar o desempenho dos estudantes de Medicina. |
Kim et al.1212. Kim KJ, Jang HW. Changes in medical students’ motivation and self-regulated learning: a preliminary study. Int J Med Educ . 2015 Dec 28;6:213-5. |
Avaliar se a motivação dos estudantes de Medicina e a SRL modificam ao longo do curso. |
Estudantes de Medicina |
41 |
Coorte de alunos do primeiro ano respondeu a um questionário de autorrelato sobre motivação e SRL no primeiro ano do curso. O mesmo questionário foi aplicado ao grupo no início segundo ano. |
Observaram-se aumento da ansiedade e piora dos escores de autorregulação entre os dois anos (p < 0,05). |
Mesmo que os estudantes se tornem mais motivados, eles usam menos estratégias autorreguladas ao longo do tempo. Destaca-se a necessidade de implementação de medidas a fim de reduzir a ansiedade dos alunos e facilitar o aprendizado. |
Cheema et al.1313. Cheema MK, Nadeem A, Aleem M. Motivation, cognitive and resource management skills: association of self-regulated learning domains with gender, clinical transition and academic performance of undergraduate medical students. Med Sci Educ. 2019 Mar;29(1):79-86. |
Avaliar se há relação na aprendizagem autorregulada e melhora no desempenho acadêmico. |
Estudantes de Medicina |
339 |
Aplicação do questionário MSLQ em alunos do primeiro, segundo e terceiro anos. |
Observou-se que a pontuação média de orientação extrínseca para metas foi menor em alunos do terceiro ano, em relação àqueles no primeiro e segundo anos (p < 0,001). As pontuações médias para autoeficácia, gerenciamento de tempo/ambiente de estudo, aprendizagem entre pares e busca de ajuda diminuíram gradualmente ao longo desses anos. |
Infere-se a necessidade de revisão de currículos com melhorias nos domínios de aprendizagem autorregulada. |
Lee et al.1414. Lee SS, Samarasekera DD, Sim JH, Hong WH, Foong CC, Pallat V, et al. Exploring the cultivation of self-regulated learning (SRL) strategies among pre-clinical medical students in two medical schools. Med Sci Educ . 2020 Mar;30(1):271-80. |
Avaliar estratégias de SRL e abordagens que possam promover a aprendizagem autorregulada entre estudantes pré-clínicos em duas faculdades de Medicina |
Estudantes de Medicina |
457 |
Estudo misto, por meio da aplicação do MSLQ e de entrevistas semiestruturadas. |
Foi observado que a motivação intrínseca dos alunos geralmente é alta no ano pré-clínico (média de 5,83 e 5,93). As estratégias de metacognição (médias de 4,48 e 4,96) e pensamento crítico (médias de 4,49 e 5,06) apresentaram médias mais baixas. |
Estratégias de metacognição e pensamento crítico devem ser aprimoradas entre os estudantes de Medicina. |
Cho et al.1515. Cho KK, Marjadi B, Langendyk V, Hu W. Medical student changes in self-regulated learning during the transition to the clinical environment. BMC Med Educ . 2017 Mar 21;17(1):59. |
Avaliar a SRL de estudantes de Medicina durante o período de transição entre as fases pré-clínica e clínica do curso. |
Estudantes de Medicina |
72 |
Aplicação do MSLQ no início do ano clínico e dez semanas depois. |
Identificou-se aumento da orientação da meta extrínseca, associada ao gênero masculino (p < 0,033). Contudo, houve redução na autorregulação metacognitiva, sendo negativamente associada à experiência clínica anterior (p < 0,001). |
Mudanças significativas na aprendizagem autorregulada ocorrem durante a transição da aprendizagem pré-clínica para a fase clínica, especialmente nos domínios da orientação de metas extrínsecas e autorregulação metacognitiva. |
Salamonson et al.1616. Salamonson Y, Everett B, Koch J, Wilson I, Davidson P. Learning strategies of first year nursing and medical students: a comparative study. Int J Nurs Stud. 2009 Dec;46(12):1541-7. |
Comparar as estratégias de aprendizagem autorregulada usadas por estudantes de Medicina e Enfermagem. |
Estudantes de Medicina e Enfermagem |
665 |
Aplicação do MSLQ para estudantes de Medicina e Enfermagem. |
Os estudantes de Enfermagem apresentaram pontuação média maior para orientação de metas extrínsecas (p < 0,001). Os estudantes de Medicina obtiveram pontuações médias mais altas em aprendizagem entre pares (p = 0,003), busca de ajuda (p = 0,008), pensamento crítico (p = 0,058) e gestão do tempo e do ambiente de estudo (p < 0,001). |
Embora haja benefícios na educação interprofissional, faz-se necessária uma avaliação individualizada, visto que as diferenças na autorregulação dos alunos podem impactar o processo de aprendizagem. |
Fetter et al.1717. Fetter M, Robbs R, Cianciolo AT. Clerkship curriculum design and USMLE step 2 performance: exploring the impact of self-regulated exam preparation. Med Sci Educ . 2019 Mar;29(1): 265-76. |
Avaliar o estresse e as práticas de preparação de estudantes de Medicina para um exame de certificação. |
Estudantes de Medicina |
40 |
Aplicação do MSLQ e de duas subescalas do Medical Student Stressor Questionnaire. |
Preocupações relacionadas ao exame e tempo de estudos eram elevados. Médias elevadas na regulação do esforço (média = 4,67, DP =1 ,71) e do tempo de estudo (média = 3,85, DP = 1,84) foram associadas a um melhor desempenho no exame. |
Observa-se a necessidade de implementação de currículo baseado na autorregulação, atrelado à avaliação de questões emocionais. |