Resumo:
As Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Medicina reforçam a articulação entre a Educação Superior e a Saúde. A faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo definiu, em 1998, princípios muito semelhantes àqueles das Diretrizes formação generalista e humanista , crítica e reflexiva , com capacitação para atuar baseando-se em princípios éticos no processo de saúde doença em seus diferentes níveis de atenção , com ações de promoção , prevenção , recuperação e reabilitação , na perspectiva da integridade da assistência , com senso de responsabilidade social e compromisso com a cidadania , como promotor da saúde integral do ser humano . Este artigo documenta as impressões dos alunos do curso médico da FMUSP sobre algumas das propostas curriculares de 1998 presentes nas Diretrizes Nacionais Na FMUSP ocorre maior concentração didática em ambiente hospitalar. Esse contato não sensibiliza o estudante a conhecer os fundamentos do Sistema Único de Saúde. A metodologia de ensino predominante é a tradicional, com aulas expositivas e laboratórios de atividades. A integração entre as disciplinas tem sido limitada. A inserção dos alunos em projetos de iniciação científica e em atividades de monitoria pode estimular tal integração.
Palavra-chave:
Educação Médica; Escolas Médicas; Curriculo; Diretrizes