Wesley et al. (2018)2424. Wesley T, Hamer D, Karam G. Implementing a narrative medicine curriculum during the internship year: an internal medicine residency program experience. Perm J . 2018;22:17-187. |
Estados Unidos, Baton Rouge |
Analisar a implementação da MN como área curricular durante o internato médico. |
18 internos de Medicina de uma universidade pública. |
Estudo qualitativo. |
- Crescimento de reflexões pessoais e consciência/empatia sobre os sentimentos dos pacientes. |
- Desenvolvimento do profissionalismo e acolhimento na relação médico-paciente. |
- Respeito e reconhecimento da importância de outros profissionais no cuidado destinado à saúde. |
Lekhtsier et al. (2017)3434. Lekhtsier V, Gotlib A. Narrative medicine in the framework of empirical social research: the Russian context. Salud Colect. 2017;13(2):239-52. |
Rússia, Samara |
Analisar as perspectivas de médicos e estudantes de Medicina quanto ao uso da MN no cenário hospitalar. |
600 pacientes, 30 estudantes de Medicina de uma universidade pública e 35 médicos identificados em um hospital. |
Estudo quanti-qualitativo. |
- Os pacientes relatam falta de empatia e descaso dos médicos em relação aos aspectos psicossociais, características que se enquadram no modelo biomédico. |
- Inviabilidade, por parte dos médicos, no desenvolvimento da MN dentro do cenário prático, uma vez que não acreditam que essa ferramenta seja importante no processo de diagnóstico e tratamento da doença. |
- Os estudantes de Medicina mostram-se encantados com os avanços tecnológicos no diagnóstico e tratamento da medicina moderna, ao mesmo tempo que não acreditam que a MN seja útil na prática clínica. |
Peixoto et al. (2016)2929. Peixoto MM, Mourão ACN, Serpa Júnior OD. O encontro com a perspectiva do outro: empatia na relação entre psiquiatras e pessoas com diagnóstico de esquizofrenia. Cienc Saude Colet . 2016;21(3):881-90. |
Brasil, Rio de Janeiro |
Analisar a dimensão empática na relação médico-paciente. |
18 pacientes diagnosticados com esquizofrenia e nove médicos em centros de atenção psicossocial. |
Estudo qualitativo, do tipo relato de experiência. |
- Desenvolvimento de empatia voltada para a individualidade e particularidade do paciente em cada cenário clínico. |
- As perspectivas dos usuários instigaram os psiquiatras a refletir sobre suas práticas clínicas e a questionar os seus conceitos. |
Benedetto et al. (2018)2323. Benedetto MACD, Gallian DMC. The narratives of medicine and nursing students: the concealed curriculum and the dehumanization of health care. Interface Comun Saúde Educ. 2018;22(67):1197-207. |
Brasil, Botucatu |
Investigar a efetividade da utilização de diferentes de tipos de narrativas como fonte de reflexão. |
25 estudantes de Medicina e Enfermagem de uma universidade pública. |
Estudo qualitativo. |
- Desenvolvimento de emoções e sentimentos voltados para a formação de vínculos e empatia. |
- Ampliação e aplicabilidade do tema humanização em saúde segundo as narrativas apresentadas. |
Claro et al. (2018)2525. Claro LBL, Mendes AAA. Uma experiência do uso de narrativas na formação de estudantes de Medicina. Interface Comun Saúde Educ . 2018;22(65):621-30. |
Brasil, Niterói |
Descrever uma experiência de utilização da abordagem narrativa como uma disciplina. |
80 estudantes de Medicina de uma universidade pública. |
Estudo qualitativo. |
- Aumento da admiração dos estudantes pelos pacientes no que concerne à postura destes diante da doença. |
- Desenvolvimento da habilidade de comunicação oral e dificuldade em lidar com as próprias emoções, causando sensações como insegurança, angústia, sofrimento e ansiedade quanto ao cenário prático. |
Yang et al. (2018)3636. Yang N, Xiao H, Cao Y, Li S, Yan H, Wang Y. Does narrative medicine education improve nursing students’ empathic abilities and academic achievement? A randomised controlled trial. J Int Med Res. 2018;46(8):3306-17. |
China, Wuhan |
Determinar a efetividade da MN como intervenção educacional para o desenvolvimento de habilidades acadêmicas e empáticas. |
180 estudantes de Enfermagem de uma universidade pública. |
Estudo quantitativo com aplicação de um pré e um pós-teste. |
- Desenvolvimento significativo de competências narrativas que envolvem habilidades de empatia e escuta qualificada entre aqueles estudantes que trabalharam a MN em suas dimensões teóricas e práticas. |
Miller et al. (2014)1717. Miller E, Balmer D, Hermann N, Graham G, Charon R. Sounding narrative medicine: studying students’ professional identity development at Columbia University College of Physicians and Surgeons. Acad Med . 2014;89(2):335-42. |
Estados Unidos, Nova York |
Analisar o impacto de diversas abordagens da MN no desenvolvimento profissional dos alunos. |
130 estudantes de Medicina de uma universidade privada. |
Estudo qualitativo. |
- Aumento da integração entre a MN e a prática clínica, evidenciando aspectos importantes do processo biopsicossocial sem a interferência ou instruções dos docentes. |
- Maior facilidade de entendimento de outros assuntos correlatos à prática médica. |
- Favorece o processo de aprendizagem de outros assuntos correlatos à prática médica. |
- Desenvolvimento de reflexões sobre as habilidades médicas e o desenvolvimento de empatia. |
- Desenvolvimento de empatia e atitudes reflexivas no cenário prático. |
Daryazadeh et al. (2020)2222. Daryazadeh S, Adibi P, Yamani N, Mollabashi R. Impact of a narrative medicine program on reflective capacity and empathy of medical students in Iran. J Educ Eval Health Prof. 2020;17(3): 1-7. |
Irã, Isfahan |
Avaliar o impacto do programa de MN nas capacidades reflexiva e empática. |
135 internos de Medicina de uma universidade pública. |
Ensaio quase experimental com a aplicação de um pré e um pós-teste. |
- Aumento significativo de competências narrativas envolvendo a singularidade e empatia, mediante intervenção da MN no processo saúde-doença, após aplicação do pós-teste. |
Bastos et al. (2018)3535. Bastos DF, Cunha AJLA, Souza AN. Family medicine interns’ experience conducting McGill Illness Narrative Interview with non-compliant chronic patients. Rev Bras Educ Med . 2018;42(3):16-26. |
Brasil, Rio de Janeiro |
Analisar o potencial de entrevistas baseadas na MN na educação médica, compreendendo melhor a experiência da doença. |
14 estudantes de Medicina de uma universidade pública. |
Estudo qualitativo. |
- Reconhecimento da MINI e de sua utilidade no entendimento da experiência do adoecimento. |
- Construção de estratégias acolhedoras que facilitam a abordagem em relação ao paciente. |
- Aumento da autoconfiança no cuidado destinado às pessoas e melhoria na adesão do paciente ao tratamento crônico da doença. |