Anderson et al.
(2009)
Reino Unido
|
Aprendizado baseado em problemas |
90 |
Med., Enf. e SS |
Questionário fechado (escala Likert) e grupo focal |
VE; PR; CIP; TE |
Transformada em atividade curricular e valorização da EIP. |
Brashers et al.
(2016)
Estados Unidos
|
Simulação + workshop
|
458 |
Med. e Enf. |
Questionários fechados: CBOATs/ ITOSCEs/ TSS e perguntas abertas |
VE; PR; CIP; TE |
Valorização das equipes no fornecimento seguro e eficaz assistência ao paciente. |
Doucet et al.
(2012)
Canadá
|
Mixed learning = e-learning + reuniões |
650 |
Vários |
Informações de feedback on-line (ND) |
VE; PR; CIP; TE |
Geração de modelo de EIP para ampla colaboração dentro e entre profissões, faculdades, instituições e comunidades. |
Feather et al.
(2017)
Estados Unidos
|
Simulação TeamSTEPPS |
18 |
Med. e Enf. |
IUICR e IUTCR |
CIP |
Habilidades de comunicação individual e em equipe aumentaram significativamente. |
Neville et al.
(2013)
Austrália
|
Observação |
94 |
Med. e Enf. |
RIPLS/IEPS questionários GRPQ e NRPQ |
PR; TE |
Percepção positiva do próprio papel e de outras profissões. Aumento na dinâmica de equipe e tomada de decisões positiva e produtiva. |
Shiyanbola et al.
(2012)
Estados Unidos
|
Prática clínica |
63 |
Med., Enf., Farm. e Nut. |
Perguntas, escala Likert e perguntas abertas |
PR |
Melhorias significativas na compreensão dos alunos sobre os papéis dos profissionais de saúde e no conhecimento sobre cuidados com diabetes. |
Sweeney et al.
(2018)
Estados Unidos
|
Mixed learning: e-learning e simulação |
594 |
Med. Enf. Fono, SS e outros |
IEPS/ Questionário sobre Etiqueta de Saúde em Telessaúde/ Questionário de experiência em imersão e Grupo Focal |
PR; TE |
Aumento da capacidade de diferenciar o cuidado em silos e o colaborativo interprofissional. Telessaúde. impacta positivamente nos cuidados e no avanço na assistência médica. |
Wamsley et al.
(2012)
Estados Unidos
|
Simulação (ISPE) |
101 |
Med., Enf., Odont., Farm. e Fisio |
ATHCT/ grupo focal |
PR; TE |
Benefícios sobre papéis dos profissionais de saúde e melhora nas atitudes no trabalho em equipes IP, valor e eficiência, mas não para papel compartilhado do médico nas equipes. |
Amerongen et al.
(2015)
Estados Unidos
|
E-learning
|
351 |
Med., Enf. e Farm. |
Questionários (escala Likert) e comentários abertos |
PR; CIP |
Após minicurso, aumento no conhecimento de papéis e comportamentos dos profissionais Estudantes expressaram forte apreço pela EPI. |
Anderson et al.
(2018)
Reino Unido
|
Workshop “Oficina da Escuta” |
40 |
Med., Enf., Fono e SS |
Grupo Focal |
VE; PR |
Desconforto dos estudantes com o papel do paciente como cotutor. |
Baker et al.
(2008)
Canadá
|
Simulação |
143 |
Med. e Enf. |
IEPSe Grupo Focal |
PR |
Simulação eleva escores positivos de atitudes para EIP. |
Dumont et al.
(2010)
Canadá
|
Três disciplinas sequências |
215 |
Med., Enf., Farm., Nut., TO e Fisio |
Questionário escala Likert |
TE |
Aumento de 30% em medidas de benefícios com a EIP. |
Hall et al.
(2014)
Canadá
|
Prática clínica |
104 |
Med., Enf., Farm., Fono, TO, SS e Psic. |
ATHT / Experiência de aprendizado interprofissional (escala Likert) e questões abertas: Knowledgetest
|
TE |
Módulo humanidades pode melhorar o trabalho em equipe. |
Hall et al.
(2006)
Canadá
|
Seminário + simulação |
8 |
Med. e Enf. |
Grupo focal |
PR; TE |
Positivo para compreensão de papéis e trabalho em equipe. |
Imafuku et al.
(2018)
Japão
|
Aprendizado baseado em problemas |
26 (104 reflexões) |
Med., Odont. Farm., Enf., Fisio e TO |
e-portfólio |
VE; PR; CIP; TE |
Compreensão da comunicação, trabalho em equipe e formação da identidade. profissional em saúde. |
Kutt et al.
(2019)
Canadá
|
Observação /exposições + discussão de casos em pequenos grupos |
331 |
Med., Odont., Farm., Enf., Fisio, Fono e outros 12 cursos |
Questionários escala Likert + questões abertas = RIPLS + IEPS + HPCCPS (EIP) + CHBQ |
TE |
Resultados positivos para trabalho em equipe e cuidado centrado no paciente. |
Lachmann et al.
(2013)
Suécia
|
Prática clínica |
37 |
Med., Enf., Fisio e TO |
Questionários CASS |
PR; TE |
Aumento do aprendizado com o trabalho colaborativo, em alto nível de abordagem trialogical da criação do conhecimento, que é construção individual e coletiva e mediação de práticas que apoiam o avanço do conhecimento. |
Liaw et al.
(2019)
Cingapura
|
Mixed learning: e-learning e simulação |
207 |
Med., Enf., Farm., Fisio, TO e SS |
ATIHCT e ISVS |
PR; TE |
A sequência instrucional de uma abordagem combinada impacta os resultados de aprendizagem dos alunos, a maioria dos participantes preferiu “WI-VR-SE”, instruções pela web e depois simulação. |
Lin et al.
(2013)
Taiwan
|
Aprendizado baseado em problemas + palestras + discussão de casos |
36 |
Med. e Enf. |
ICCQ, SDLS, CTS e SPIPTSQ |
VE |
Satisfação de 80% dos participantes e 82% consideram que a estratégia aumenta a compreensão ética. |
Lindh et al.
(2015)
Suécia
|
Aplicação de questionários |
488 |
Med., Enf., TO e Fisio |
Questionário escala Likert |
VE; PR |
Estágio positivo para a formação da identidade profissional. Estudantes médicas consideram que precisam trabalhar mais para ter legitimidade. |
Lindqvist et al.
(2005)
Reino Unido
|
Discussão de casos |
96 |
Med., Enf. TO e Fisio. e outro |
AHPQ |
TE |
Mudança na percepção do grupo como mais cuidadores. Antes os médicos eram menos cuidadores e subservientes. |
Partecke et al.
(2016)
Alemanha
|
Simulação |
240 |
Med. e Enf. |
Questionário (escala 1 a 5) e entrevistas sobre papéis |
PR |
Alta satisfação e aceitação em relação ao curso de EIP. |
Reilly et al.
(2014)
Estados Unidos
|
Discussão de grupos + seminário |
84 |
Med., TO, Farm., Fisio e SS |
RIPLS (Readiness for Interprofessional Learning Survey) |
PR |
Atitudes positivas diferenças significativas e tendências positivas foram observadas no final do ano. |
Shrader et al.
(2018)
Estados Unidos
|
Revisão retrospectiva de prontuário |
382 |
Med., Farm., Fisio, TO, SS e Psic. |
Questionário pré e pós- satisfação do estudante |
PR; TE |
Apesar da satisfação dos estudantes, o impacto em três agravos dos pacientes não pôde ser comprovado. |
Singh et al.
(2018)
Estados Unidos
|
Discussão de casos + simulação + workshop
|
505 |
Med., Enf., Farm., Fisio, TO, Fono, Psic. e SS |
Questionários (escala 1 a 5) |
VE; PR; CIP; TE |
Avaliação positiva da EIP em todas as métricas, na compreensão das funções, no respeito pelos diferentes, no atendimento e na segurança do paciente e na comunicação eficaz. |
Snyman e Geldenhuys
(2019)
África do Sul
|
Workshop + oficina + grupos de IP a comunidades carentes |
396 |
Med., Fisio. e Nut. |
Questionário escala Likert |
VE; PR; TE |
Foi catalisador para contextualizar determinantes em saúde no indivíduo e na comunidade. |
Garcia-Huidobro et al.
(2013)
Chile
|
Prática clínica + visitas domiciliares |
72 |
Med. Enf. e Psic. |
Questionários com escalas e questões abertas |
VE; PR; CIP; TE |
Satisfação global dos alunos, alto desempenho dos objetivos do curso e alta aprovação da metodologia. |
Tamayo et al.
(2017)
Chile
|
Observação direta |
704 |
Med., Farm., Odont., Enf., Nut., Fisio, SS, Psic., TO e Fono |
Questionário escala Likert |
TE |
Considerado importante pela maioria, mas ocorreram declarações de menos importância pela universidade. |