Resumo:
Introdução:
A superação da crise mundial do paradigma biomédico tem promovido a inserção de medicinas tradicionais nos sistemas públicos de saúde de muitos países. O Brasil é vanguarda desse movimento e, a partir do lançamento da Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares em 2006, insere oficialmente práticas na atenção à saúde ofertada pelo SUS. Entretanto, a baixa qualificação nessa área dos profissionais que atendem ao SUS tem dificultado a resolubilidade dos serviços. Um dos grandes desafios é a formação de profissionais sensíveis a práticas de saúde provenientes de outras culturas e com paradigma vitalista. A hipótese do estudo é que a inserção de conteúdo sócio-histórico-epistemológico de Racionalidades Médicas no período formativo pode introduzir uma efetiva articulação entre diferentes medicinas, saberes e práticas, promovendo integração do saber convencional com outras culturas em saúde.
Objetivo:
Este estudo teve como objetivo avaliar o interesse dos acadêmicos pelo tema, pouco reconhecido nos cursos de Medicina do Brasil, mas crescentemente valorizado e incorporado na educação médica de muitos países.
Método:
Trata-se de um estudo de abordagem mista. A análise qualitativa de delineamento exploratório-descritivo foi organizada mediante exploração dos dados coletados com perguntas abertas aplicadas aos acadêmicos no primeiro dia de aula e ao final do curso, com respostas manuscritas. A análise quantitativa de delineamento transversal foi feita por meio de informações coletadas em questionário fechado, aplicado no último dia de aula.
Resultado:
Considerando as questões apresentadas aos estudantes no início e ao final da oferta do componente, as expectativas foram superadas, sendo muito bem avaliado ao término. Os participantes do estudo demonstraram interesse em novos conhecimentos no período formativo. As análises permitem afirmar que inserir esse tema aguça a reflexão crítica sobre os paradigmas, mesmo sendo apresentado de forma vertical, pontual e de caráter informativo no contexto do curso estudado. Ficou demonstrado que, na percepção dos estudantes, há grande interesse na inclusão de disciplinas que abordem esse campo científico.
Conclusão:
Este estudo demonstra que, na realidade do curso pesquisado, há boas perspectivas de integração e complementaridade de novos saberes e práticas de saúde na formação médica.
Palavras-chave:
Terapias Complementares; Medicina Tradicional; Educação Médica; Saúde Pública