Resumo:
Introdução:
Ao final de 2019, um dos grandes desafios do século XXI veio à tona e atingiu o mundo todo. O longo período de isolamento levou as pessoas a se adaptar a uma nova forma de trabalho e estudo. A mesma medida foi adotada pelos cursos de Medicina, o que resultou em novas metodologias de aprendizagem.
Objetivo:
Este estudo teve como objetivo analisar, por meio de uma revisão integrativa, dados referentes ao processo de adaptação da educação médica on-line durante a pandemia.
Método:
Trata-se de uma revisão integrativa de literatura em que se utilizaram os dados das seguintes plataformas: PubMed, Biblioteca Virtual em Saúde (BVS), Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), Scientific Electronic Library Online (SciELO) e Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS). A pesquisa teve início em julho de 2021.
Resultado:
Inicialmente, com a aplicação dos critérios de inclusão, obteve-se um total de 841 artigos oriundos das bases de dados selecionadas. Após a exclusão de artigos duplicados, esse número foi reduzido a 242 artigos. Após a aplicação dos critérios de exclusão, chegou-se a 22 artigos selecionados para o estudo.
Conclusão:
Como a Medicina é um curso prático em sua maioria, é fundamental o contato físico dos estudantes com os pacientes, de modo a desenvolver habilidades essenciais para um médico de qualidade, tanto em técnicas da semiologia médica como na desenvoltura da relação médico-paciente. Porém, a necessidade de um modo de aprendizagem surgiu com a pandemia, e o ensino não podia parar. Diante dos pontos levantados na literatura pesquisada, o senso comum seria a aplicação de um método de ensino híbrido - on-line e presencial - (visando à otimização de tempo e ao rompimento de barreiras geográficas, sem deixar de lado a importância da prática clínica), excepcionalmente on-line (quando houver situações extraordinárias, a exemplo da pandemia de Covid-19) ou somente presencial (em regiões onde é inviável a aplicação do e-learning).
Palavras-chave:
Educação; Medicina; Pandemia; Ensino
Abstract:
Introduction:
At the end of 2019, one of the great challenges of the 21st century emerged, affecting the whole world. The long period in isolation made people adapt to the way they work and study, and this same measure was taken in the medical course, bringing new methodologies and learning.
Objective:
To analyze, through an Integrative Review, data on how the process of adapting online medical education was carried out during the pandemic.
Methods:
This is an Integrative Literature Review and data search was conducted in the PubMed, Virtual Health Library (BVS), Coordination for the Improvement of Higher Education Personnel (CAPES), Scientific Electronic Library Online (SCIELO) and Latin American and Caribbean Literature on Health Sciences (LILACS) databases. The search began in July 2021.
Results:
Initially, with the application of the inclusion criteria, a total of 841 articles were obtained from the selected databases. After excluding duplicate articles, this number was reduced to 242 articles. After applying the exclusion criteria, 22 articles were selected for the study.
Conclusion:
It is known that Medicine is mostly a practical course, the physical contact of students with patients is essential to develop essential skills for a quality physician, both in medical semiology techniques and in the skills necessary to establish the doctor-patient relationship. However, the need for a way of learning arose with the pandemic and teaching could not stop. In view of the points raised in the literature research, the common sense would be the application of a hybrid teaching method - online and face-to-face - (aimed at optimizing time and breaking geographic barriers, without neglecting the importance of clinical practice), exceptionally online (when there are extraordinary situations, such as the COVID-19 pandemic) or only in person (in regions where the application of e-learning is not feasible).
Keywords:
Education; Medicine; Pandemic; Teaching
INTRODUÇÃO
Ao final de 2019, um dos grandes desafios do século XXI veio à tona e atingiu o mundo todo. A Covid-19, doença provocada pelo Sars-Cov-2 (coronavírus da síndrome respiratória aguda), teve o primeiro caso identificado, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), na cidade de Wuhan, na China, onde houve relatos de pessoas com pneumonia de agente desconhecido11. Liu CH, Lin HYH. The impact of Covid-19 on medical education: experiences from one Medical University in Taiwan. J Formos Med Assoc. 2021;120(9):1782-4..
Em razão do alto contágio dessa infecção e por causa das poucas informações sobre ela, os órgãos governamentais deliberaram que a medida mais apropriada para o dado momento, a fim de conter o número de contaminados, era o isolamento social22. Hossain MM, Sultana A, Purohit N. Mental health outcomes of quarantine and isolation for infection prevention: a systematic umbrella review of the global evidence. Epidemiol Health. 2020;42(2):1-11.. O longo período de isolamento levou as pessoas a se adaptar a uma nova forma de trabalho e estudo, em que se utilizaram tecnologias digitais de informação e comunicação para que as atividades fossem continuadas, com o intuito de minimizar os danos causados pela Covid-1933. Park H, Shim S, Lee YM. A scoping review on adaptations of clinical education for medical students during Covid-19. Prim Care Diabetes. 2021;15(6):958-76..
A mesma medida foi tomada nos cursos de Medicina. Com a finalidade de proteger os docentes e discentes do contágio e não afetar os alunos com a longa prorrogação do término do curso, o Ministério da Educação (MEC) autorizou que as aulas fossem substituídas pelo modelo remoto durante o período de pandemia. Contudo, essa situação levou ao surgimento de indagações sobre o futuro e a qualidade da formação desses profissionais, tendo em vista que o contato direto com o paciente é de suma importância na construção de médicos humanizados44. Gomes VTS, Rodrigues RO, Gomes RNS, Gomes MS, Viana LVM, Silva FS. A pandemia da Covid-19: repercussões do ensino remoto na formação médica. Rev Bras Educ Med. 2020;44(4):1-10.. Além disso, os fatores intrínsecos associados a esse método de ensino incluem dificuldade de manter o foco, falta de motivação e redução na comunicação, o que pode gerar ainda o aumento dos sentimentos de isolamento, ansiedade e estresse entre os estudantes55. Park, A., & Awan, O. A. COVID-19 and Virtual Medical Student Education. Academic radiology.2023;30(4), 773-775..
Para um melhor aprofundamento sobre a funcionalidade do método de aulas remotas do curso de Medicina, é interessante comparar os métodos utilizados entre países desenvolvidos e em desenvolvimento, tendo como base a classificação do Índice de Desenvolvimento Humano (IDH). Essa comparação expõe que, dependendo da situação social econômica do país, as condições de estudo são discrepantes. Exemplo disso é o fato de que, em países com menor desenvolvimento, as universidades e os discentes podem não ter os equipamentos mínimos necessários para realização das aulas66. Rotar-Pavlic D, Erzar A, Ustar B, Maksuti A. Medical students’ perception of distance-based education during the Covid-19 pandemic in Slovenia: a qualitative study. Int J Educ Res Open. 2022;3(1):100-35..
A relevância do tema está baseada em identificar falhas e estabelecer melhorias sobre o ensino médico on-line na graduação, não só na situação atual da pandemia de Covid-19, mas também em questões futuras.
Portanto, este estudo tem como objetivo analisar, por meio de uma revisão integrativa, dados referentes ao processo de adaptação da educação médica on-line durante a pandemia.
MÉTODO
Trata-se de uma revisão integrativa de literatura, a qual objetiva fazer uma síntese de uma série de estudos sobre a temática das implicações do ensino remoto sobre o curso de Medicina. Adota-se uma posição crítica acerca das principais consequências desse método sobre a qualidade do processo ensino-aprendizagem e por meio de uma avaliação entre os países com diferentes níveis de desenvolvimento.
O estudo consiste no seguimento de seis etapas diferentes: a identificação do tema e a elaboração da hipótese/questão de pesquisa, o estabelecimento de critérios de inclusão e exclusão na busca dos estudos, a definição das informações que devem ser retiradas dos estudos escolhidos (categorização dos estudos), a avaliação dos estudos selecionados para a revisão, a interpretação dos resultados obtidos e, por fim, a apresentação da revisão final77. Mendez KDS, Silveira RCCP, Galvão CM. Revisão integrativa: método de pesquisa para a incorporação de evidências na saúde e na enfermagem. Texto & Contexto Enferm. 2008;17(4):758-64..
Para o levantamento dos artigos na literatura, utilizaram-se as buscas de dados PubMed, Biblioteca Virtual em Saúde (BVS), Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), Scientific Electronic Library Online (SciELO) e Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS). A pesquisa teve início em julho de 2021.
Na busca de artigos, utilizaram-se os seguintes descritores: low-income countries, high-income countries, middle-income countries, Covid-19, medical education e medical teaching. No processo de busca, fizeram-se combinações tanto na língua portuguesa quanto na inglesa.
Incluíram-se no estudo artigos publicados a partir do início da pandemia, no final de 2019. Adotaram-se os seguintes critérios de exclusão: textos duplicados, artigos que não se adequaram diretamente ao tema, trabalhos realizados com estudantes que estavam na pós-graduação, relatos de caso, artigos de perspectiva, artigos de ponto de vista, artigos de opinião, artigos de revisão, cartas ao editor e artigos que não apresentassem os pontos positivos e negativos, simultaneamente, sobre o estudo on-line (Figura 1).
Aplicou-se a estratégia PVO para determinar os critérios de inclusão: P (problema): “Covid”; V (conflito): “estudantes em Medicina”; e (outcomes): “Quais foram os pontos positivos e negativos e as limitações dos países em relação ao ensino médico on-line na pandemia?”.
Em seguida, realizou-se a categorização dos estudos, de modo a extrair, organizar e sumarizar as informações deles (autor, ano, país, respectivos IDH, título, tipo de estudo, objetivos e resultados - enfatizando os pontos positivos e negativos na aplicabilidade do ensino on-line). Tabularam-se os dados, e, a partir deles, um banco de dados foi formado.
De acordo com a última atualização do IDH mundial, em 2019 os países com IDH superior ou igual a 0,804 foram considerados muito desenvolvidos, compreendendo 66 nações. Já os países com valores entre 0,796 e 0,703 foram classificados como alto desenvolvimento humano, com 53 nações incluídas nessa categoria. Os países com médio desenvolvimento humano compreendem os valores entre 0,697 e 0,554, apresentando 37 nações nessa categoria. Finalmente, os países com IDH entre 0,546 e 0,394 se encaixam como baixo desenvolvimento humano, compreendendo 33 nações. Ao todo, 189 países são analisados e classificados de acordo com o IDH obtido88. Freire D. Veja o ranking completo dos 189 países por IDH. CNN Brasil; 15 dez 2020 [acesso em 5 ago 2021]. Disponível em: Disponível em: https://www.cnnbrasil.com.br/internacional/vejao-ranking-completo-de-todos-os-paises-por-idh/ .
https://www.cnnbrasil.com.br/internacion...
.
RESULTADOS
Inicialmente, com a aplicação dos critérios de inclusão, obteve-se um total de 841 artigos oriundos das bases de dados selecionadas. Após a exclusão de artigos duplicados, esse número foi reduzido a 242 artigos. Após a aplicação dos critérios de exclusão, chegou-se a 22 artigos selecionados para o estudo. Os resultados estão apresentados no Quadro 1, para uma visualização mais clara e objetiva dos principais dados levantados dos artigos utilizados nesta pesquisa.
DISCUSSÃO
Com base nas informações adquiridas nos estudos avaliados, constatou-se que a melhor alternativa para que não houvesse a interrupção da formação médica no período de pandemia foi o emprego do ensino remoto. Essa situação foi responsável por renovar a grade curricular e incorporar a tecnologia no ensino médico. Além disso, a área da saúde necessitava com urgência de profissionais médicos para combater a pandemia de Covid-192929. Menon UK, Gopalakrishnan S, Unni CS, Ramachandran R, Poornima B, Sasidharan A, et al. Pilot of a questionnaire study regarding perception of undergraduate medical students towards online classes: process and perspectives. J Family Med Prim Care. 2021 ;10(5): 2016-21.),(3030. Abbasi S, Ayoob T, Malik A, Memon SI. Perceptions of students regarding e-learning during Covid-19 at a private medical college. Pak J Med Sci. 2020 ;36(COVID19-S4): S57-S61..
Os países encontrados para esta pesquisa foram muito desenvolvidos (Estados Unidos, Arábia Saudita, Hong Kong, Alemanha, Reino Unido, Coreia, Portugal e Catar), países desenvolvidos (China, Irã, Brasil, Jordânia, Líbia e Egito) e países com médio desenvolvimento (Índia). Não se encontraram pesquisas de países de baixo desenvolvimento nos estudos avaliados99. Foo CC, Cheung B, Chu KM. A comparative study regarding distance learning and the conventional face-to-face approach conducted problem-based learning tutorial during the Covid-19 pandemic. BMC Med Educ. 2021;21(1):1-6.)-(3030. Abbasi S, Ayoob T, Malik A, Memon SI. Perceptions of students regarding e-learning during Covid-19 at a private medical college. Pak J Med Sci. 2020 ;36(COVID19-S4): S57-S61..
Os principais pontos positivos referentes ao estudo on-line no curso de Medicina nos estudos avaliados99. Foo CC, Cheung B, Chu KM. A comparative study regarding distance learning and the conventional face-to-face approach conducted problem-based learning tutorial during the Covid-19 pandemic. BMC Med Educ. 2021;21(1):1-6.)-(3030. Abbasi S, Ayoob T, Malik A, Memon SI. Perceptions of students regarding e-learning during Covid-19 at a private medical college. Pak J Med Sci. 2020 ;36(COVID19-S4): S57-S61. foram: flexibilidade do tempo para estudo; melhor comunicação e interação (professor-estudante, estudante-estudante ou estudante-coordenação); autocontrole do estudo por parte do estudante; maior pontuação dos estudantes nos exames avaliativos; plataforma com qualidade aumentada; maior disponibilidade de tempo dos estudantes para atividades de lazer, como tempo para prática de exercícios, tempo com a família, entre outros; apresentação de feedback mais rápido e de maior qualidade para os alunos e professores; diminuição da ansiedade dos estudantes com exames avaliativos; superação de barreiras geográficas para ampliar o estudo; conhecimento especializado e aplicado; economia financeira com deslocamento; capacidade de adaptação; avaliação dos professores e estudantes.
Em contrapartida, os principais pontos negativos encontrados nos estudos avaliados99. Foo CC, Cheung B, Chu KM. A comparative study regarding distance learning and the conventional face-to-face approach conducted problem-based learning tutorial during the Covid-19 pandemic. BMC Med Educ. 2021;21(1):1-6.)-(3030. Abbasi S, Ayoob T, Malik A, Memon SI. Perceptions of students regarding e-learning during Covid-19 at a private medical college. Pak J Med Sci. 2020 ;36(COVID19-S4): S57-S61. sobre esse método de ensino foram: desafios técnicos, como acesso à internet e à tecnologia adequada, entre outros; dificuldades com exames avaliativos de forma geral; prejuízo do comprometimento e foco dos alunos; comunicação e interação prejudicadas (professor-estudante, estudante-estudante ou estudante-coordenação); percepção dos estudantes de que a qualidade do curso está reduzida; dificuldade em monitorar os estudantes; falta de treinamento prático para os estudantes; maior tempo em frente às telas; distrações no ambiente caseiro durante as aulas; aumento e desenvolvimento da ansiedade; aumento da carga de trabalho para os professores.
Quanto às estratégias utilizadas para atividades didático-pedagógicas, a literatura estudada99. Foo CC, Cheung B, Chu KM. A comparative study regarding distance learning and the conventional face-to-face approach conducted problem-based learning tutorial during the Covid-19 pandemic. BMC Med Educ. 2021;21(1):1-6.)-(3030. Abbasi S, Ayoob T, Malik A, Memon SI. Perceptions of students regarding e-learning during Covid-19 at a private medical college. Pak J Med Sci. 2020 ;36(COVID19-S4): S57-S61.) aponta as seguintes: uso de plataformas de videoconferência para encontros virtuais realizados de acordo com o ensino problematizado; divisão de pequenos grupos para o ensino, o que facilita a interatividade; uso da sala de aula invertida; corpo docente mediando os conteúdos e as informações a que os alunos devem acessar antes da aula; pré-gravação das aulas; uso de chat assíncrono; agendamento de horários síncronos para supervisão e apoio pedagógico-pedagógico; utilização de mapa mental do exame, diagnóstico diferencial e resumo de conduta, com links para recursos a serem empregados em casos clínicos, bem como fóruns de discussão assíncronos; simpósio que facilita as interações sociais e a presença do professor; portfólio de aprendizagem que facilite aspectos de objetivos pessoais e reflita o domínio organizacional; apresentação de casos virtuais pelos próprios alunos; rodas virtuais de discussão; e suporte aos alunos por meio de acompanhamento síncrono e assíncrono por especialistas. Seminários on-line e videoconferências baseados na resolução de problemas, geralmente acompanhados de resultados de pesquisas ou de um longo diálogo com o paciente, também foram relatados como estratégias.
A pandemia de Covid-19 teve um efeito profundo na educação clínica para estudantes de Medicina. Enquanto os alunos relataram impactos negativos em sua educação e seu desenvolvimento de carreira, eles também destacaram os aspectos positivos de aprender a se adaptar, encontrar significado em suas experiências e o desejo de servir como educadores e defensores da saúde pública. Será valioso ver como esses alunos integrarão essas lições em sua prática quando se tornarem médicos independentes1212. Kelly EL, Casola AR, Smith K, Kelly S, La-Cruz MSD. A qualitative analysis of third-year medical students’ reflection essays regarding the impact of Covid-19 on their education. BMC Med Educ . 2021;21(1):1-9..
Adaptações educacionais inovadoras têm sido essenciais, porém é necessária uma avaliação adicional antes da adoção permanente. É preciso ainda uma transição direta da forma convencional de ensino para um formato on-line, de modo a reduzir os impactos, assim sendo não levando em consideração o índice de desenvolvimento99. Foo CC, Cheung B, Chu KM. A comparative study regarding distance learning and the conventional face-to-face approach conducted problem-based learning tutorial during the Covid-19 pandemic. BMC Med Educ. 2021;21(1):1-6..
É relevante destacar que, dentro da classificação realizada pelo IDH 2019, todas as categorias apresentaram em seus resultados limitações técnicas ao ensino e-learning. Entre as dificuldades relacionadas a essas limitações, destacam-se: baixa conectividade, limitação de acesso à plataforma de reuniões e desconhecimento tecnológico dos docentes e discentes. Foi observado também que a flexibilidade das aulas e do tempo estava presente em todas as categorias consideradas positivas do ensino on-line.
Além da Covid-19, prevemos uma maior incorporação de métodos de ensino on-line na educação médica tradicional. Isso pode acompanhar a mudança observada na prática médica para consultas virtuais1111. Dost S, Hossain A, Shehab M, Abdelwahed A, Al-Nusair L. Perceptions of medical students towards online teaching during the Covid-19 pandemic: a national cross-sectional survey of 2721 UK medical students. BMJ Open. 2020;10(1):e042378..
Dificuldades na comunicação foram apontadas por 25% dos estudos, dos quais 12,5% mencionaram aumento de sintomas depressivos e de ansiedade, ausência de aulas práticas, falta de comprometimento dos alunos, ausência de confiabilidade no ensino on-line, ampliação de horas gastas e problemas para adaptar-se ao novo ensino. Trata-se de um ponto antagônico nos resultados encontrados entre as categorias. Havia a expectativa de que a comunicação seria a característica mais facilitada por meio do ensino on-line, o que de fato foi demonstrado em algumas pesquisas, contudo outras expressaram que a comunicação teve uma piora.
Há necessidade de pesquisas não apenas para mapear, mas também para explicar o efeito dessas medidas secundárias na aprendizagem e no bem-estar mental dos alunos1010. Reinhart A, Malzkorn B, Döing C, Beyer I, Jünger J, Bosse HM. Undergraduate medical education amid Covid-19: a qualitative analysis of enablers and barriers to acquiring competencies in distant learning using focus groups. Med Educ Online. 2021;6(1):1-13 .)-(1212. Kelly EL, Casola AR, Smith K, Kelly S, La-Cruz MSD. A qualitative analysis of third-year medical students’ reflection essays regarding the impact of Covid-19 on their education. BMC Med Educ . 2021;21(1):1-9.. Os educadores médicos recomendam que se devem incorporar as lições aprendidas desse ponto de inflexão educacional único para melhorar os currículos no futuro1313. Thom ML, Kimble BA, Qua K, Wish-Baratz S. Is remote near-peer anatomy teaching an effective teaching strategy? Lessons learned from the transition to online learning during the Covid-19 pandemic. Anat Sci Educ. 2021;14(5):552-61..
Outro destaque levantado nos estudos é que estamos diante da geração Z. Eles projetaram mais inovações nos métodos de ensino e aprendizagem, especialmente aplicando o aprendizado invertido1414. Park H, Lee YM, Ho MJ, Han HC. How the coronavirus disease 2019 pandemic changed medical education and deans’ perspectives in Korean medical schools. Korean J Med Educ. 2021;33(2):65-74.. Recomendam-se mais treinamento dos alunos e tutores, melhor concepção do ensino, mais interação, motivação e aprendizagem combinada1616. Hanafy SM, Jumaa MI, Arafa MA. A comparative study of online learning in response to the coronavirus disease 2019 pandemic versus conventional learning. Saudi Med J. 2021;42(3):324-31.),(1717. Ibrahim NK, Al-Raddadi R, Al-Damarsi M, Al-Ghamdi A, Gaddoury M, Al-Bar HM, et al. Medical students’ acceptance and perceptions of e-learning during the Covid-19 closure time in King Abdulaziz University, Jeddah. J Infect Pub Health. 2021;14(1):17-23..
Com os avanços nas tecnologias e nas mídias sociais, o ensino a distância é uma abordagem nova e em rápido crescimento para profissionais de graduação, pós-graduação e assistência médica. Pode representar uma solução ideal para manter os processos de aprendizado em situações excepcionais e emergenciais. Como os recursos técnicos e de infraestrutura são apontados como um grande desafio para a implementação do ensino a distância, entender as barreiras tecnológicas, financeiras, institucionais, dos educadores e dos alunos é essencial para o sucesso da implementação do ensino a distância na educação médica1919. Khalil R, Mansour AE, Fadda WA, Almisnid K, Aldamegh M, Al-Nafeesah A, et al. The sudden transition to synchronized online learning during the Covid-19 pandemic in Saudi Arabia: a qualitative study exploring medical students’ perspectives. BMC Med Educ . 2020;20(1):1-10.),(2020. Jaam M, Nazar Z, Rainkie DC, Hassan DA, Hussain FN, Kassab SE, et al. Using Assessment Design Decision Framework in understanding the impact of rapid transition to remote education on student assessment in health-related colleges: a qualitative study. PLoS One. 2021;16(7):e0254444.),(2323. Chandrasinghe PC, Siriwardana RC, Kumarage SK, Munasinghe BNL, Weerasuriya A, Tillakaratne S, et al. A novel structure for online surgical undergraduate teaching during the Covid-19 pandemic. BMC Med Educ . 2020;20(1):1-7.),(2525. Al-Balas M, Al-Balas HI, Jaber HM, Obeidat K, Al-Balas H, Aborajooh EA, et al. Distance learning in clinical medical education amid Covid-19 pandemic in Jordan: current situation, challenges, and perspectives. BMC Med Educ . 2020;20(1):1-7..
A pesquisa explorou extensivamente os benefícios e as barreiras relacionados aos métodos de ensino on-line com o propósito de fornecer às escolas médicas uma direção para o desenvolvimento de recursos. O desenvolvimento de projetos educacionais inovadores foi iniciado para aprimorar a educação médica remota1111. Dost S, Hossain A, Shehab M, Abdelwahed A, Al-Nusair L. Perceptions of medical students towards online teaching during the Covid-19 pandemic: a national cross-sectional survey of 2721 UK medical students. BMJ Open. 2020;10(1):e042378.. A hora da mudança é agora, e deve haver apoio e entusiasmo para fornecer soluções válidas2626. Alsoufi A, Alsuyihili A, Msherghi A, Elhadi A, Atiyah H, Ashini A, et al. Impact of the Covid-19 pandemic on medical education: medical students’ knowledge, attitudes, and practices regarding electronic learning. PLoS One . 2020 ;15(11):e0242905..
CONCLUSÃO
Como a Medicina é um curso prático em sua maioria, é essencial o contato físico dos estudantes com os pacientes, de modo a desenvolver habilidades essenciais para um médico de qualidade, tanto em técnicas da semiologia médica como na desenvoltura da relação médico-paciente. Porém, a necessidade de um modo de aprendizagem surgiu com a pandemia, e o ensino não podia parar. Diante dos pontos levantados na literatura pesquisada, o senso comum seria a aplicação de um método de ensino híbrido - online e presencial - (visando à otimização de tempo e ao rompimento de barreiras geográficas, sem deixar de lado a importância da prática clínica), excepcionalmente on-line (quando houver situações extraordinárias, a exemplo da pandemia de Covid-19) ou somente presencial (em regiões onde é inviável a aplicação do e-learning).
REFERÊNCIAS
-
1Liu CH, Lin HYH. The impact of Covid-19 on medical education: experiences from one Medical University in Taiwan. J Formos Med Assoc. 2021;120(9):1782-4.
-
2Hossain MM, Sultana A, Purohit N. Mental health outcomes of quarantine and isolation for infection prevention: a systematic umbrella review of the global evidence. Epidemiol Health. 2020;42(2):1-11.
-
3Park H, Shim S, Lee YM. A scoping review on adaptations of clinical education for medical students during Covid-19. Prim Care Diabetes. 2021;15(6):958-76.
-
4Gomes VTS, Rodrigues RO, Gomes RNS, Gomes MS, Viana LVM, Silva FS. A pandemia da Covid-19: repercussões do ensino remoto na formação médica. Rev Bras Educ Med. 2020;44(4):1-10.
-
5Park, A., & Awan, O. A. COVID-19 and Virtual Medical Student Education. Academic radiology.2023;30(4), 773-775.
-
6Rotar-Pavlic D, Erzar A, Ustar B, Maksuti A. Medical students’ perception of distance-based education during the Covid-19 pandemic in Slovenia: a qualitative study. Int J Educ Res Open. 2022;3(1):100-35.
-
7Mendez KDS, Silveira RCCP, Galvão CM. Revisão integrativa: método de pesquisa para a incorporação de evidências na saúde e na enfermagem. Texto & Contexto Enferm. 2008;17(4):758-64.
-
8Freire D. Veja o ranking completo dos 189 países por IDH. CNN Brasil; 15 dez 2020 [acesso em 5 ago 2021]. Disponível em: Disponível em: https://www.cnnbrasil.com.br/internacional/vejao-ranking-completo-de-todos-os-paises-por-idh/
» https://www.cnnbrasil.com.br/internacional/vejao-ranking-completo-de-todos-os-paises-por-idh/ -
9Foo CC, Cheung B, Chu KM. A comparative study regarding distance learning and the conventional face-to-face approach conducted problem-based learning tutorial during the Covid-19 pandemic. BMC Med Educ. 2021;21(1):1-6.
-
10Reinhart A, Malzkorn B, Döing C, Beyer I, Jünger J, Bosse HM. Undergraduate medical education amid Covid-19: a qualitative analysis of enablers and barriers to acquiring competencies in distant learning using focus groups. Med Educ Online. 2021;6(1):1-13 .
-
11Dost S, Hossain A, Shehab M, Abdelwahed A, Al-Nusair L. Perceptions of medical students towards online teaching during the Covid-19 pandemic: a national cross-sectional survey of 2721 UK medical students. BMJ Open. 2020;10(1):e042378.
-
12Kelly EL, Casola AR, Smith K, Kelly S, La-Cruz MSD. A qualitative analysis of third-year medical students’ reflection essays regarding the impact of Covid-19 on their education. BMC Med Educ . 2021;21(1):1-9.
-
13Thom ML, Kimble BA, Qua K, Wish-Baratz S. Is remote near-peer anatomy teaching an effective teaching strategy? Lessons learned from the transition to online learning during the Covid-19 pandemic. Anat Sci Educ. 2021;14(5):552-61.
-
14Park H, Lee YM, Ho MJ, Han HC. How the coronavirus disease 2019 pandemic changed medical education and deans’ perspectives in Korean medical schools. Korean J Med Educ. 2021;33(2):65-74.
-
15Ponti R, Marazzato J, Maresca AM, Rovera F, Carcano G, Ferrario MM. Pre-graduation medical training including virtual reality during Covid-19 pandemic: a report on students’ perception. BMC Med Educ . 2020;20(1):1-7.
-
16Hanafy SM, Jumaa MI, Arafa MA. A comparative study of online learning in response to the coronavirus disease 2019 pandemic versus conventional learning. Saudi Med J. 2021;42(3):324-31.
-
17Ibrahim NK, Al-Raddadi R, Al-Damarsi M, Al-Ghamdi A, Gaddoury M, Al-Bar HM, et al. Medical students’ acceptance and perceptions of e-learning during the Covid-19 closure time in King Abdulaziz University, Jeddah. J Infect Pub Health. 2021;14(1):17-23.
-
18Fatani TH. Student satisfaction with videoconferencing teaching quality during the Covid-19 pandemic. BMC Med Educ . 2020;20(1):1-8.
-
19Khalil R, Mansour AE, Fadda WA, Almisnid K, Aldamegh M, Al-Nafeesah A, et al. The sudden transition to synchronized online learning during the Covid-19 pandemic in Saudi Arabia: a qualitative study exploring medical students’ perspectives. BMC Med Educ . 2020;20(1):1-10.
-
20Jaam M, Nazar Z, Rainkie DC, Hassan DA, Hussain FN, Kassab SE, et al. Using Assessment Design Decision Framework in understanding the impact of rapid transition to remote education on student assessment in health-related colleges: a qualitative study. PLoS One. 2021;16(7):e0254444.
-
21Hayat AA, Keshavarzi MH, Zare S, Bazrafcan L, Rezaee R, Faghihi SA, et al. Challenges and opportunities from the Covid-19 pandemic in medical education: a qualitative study. BMC Med Educ . 2021;21(1):1-13
-
22Serra ST, Taquette SR, Bteshe M, Corrêa LM, Mattos AVV. Necesidad de cambios en la educación médica y la percepción de profesores antes de la pandemia de Covid-19. Interface. 2021; 25 (Supl. 1):e200868.
-
23Chandrasinghe PC, Siriwardana RC, Kumarage SK, Munasinghe BNL, Weerasuriya A, Tillakaratne S, et al. A novel structure for online surgical undergraduate teaching during the Covid-19 pandemic. BMC Med Educ . 2020;20(1):1-7.
-
24Li W, Gillies R, He M, Wu C, Liu S, Gong Z, et al. Barriers and facilitators to online medical and nursing education during the Covid-19 pandemic: perspectives from international students from low- and middle-income countries and their teaching staff. Hum Resour Health. 2021 ;19(1):1-14.
-
25Al-Balas M, Al-Balas HI, Jaber HM, Obeidat K, Al-Balas H, Aborajooh EA, et al. Distance learning in clinical medical education amid Covid-19 pandemic in Jordan: current situation, challenges, and perspectives. BMC Med Educ . 2020;20(1):1-7.
-
26Alsoufi A, Alsuyihili A, Msherghi A, Elhadi A, Atiyah H, Ashini A, et al. Impact of the Covid-19 pandemic on medical education: medical students’ knowledge, attitudes, and practices regarding electronic learning. PLoS One . 2020 ;15(11):e0242905.
-
27Mortagy M, Abdelhameed A, Sexton P, Olken M, Hegazy MT, Gawad MA, et al. Online medical education in Egypt during the Covid-19 pandemic: a nationwide assessment of medical students’ usage and perceptions. BMC Med Educ . 2022;22(1):1-13.
-
28Desai D, Sen S, Desai S, Desai R, Dash S. Assessment of online teaching as an adjunct to medical education in the backdrop of Covid-19 lockdown in a developing country: an online survey. Indian J Ophthalmol. 2020 ;68(11):2399-403.
-
29Menon UK, Gopalakrishnan S, Unni CS, Ramachandran R, Poornima B, Sasidharan A, et al. Pilot of a questionnaire study regarding perception of undergraduate medical students towards online classes: process and perspectives. J Family Med Prim Care. 2021 ;10(5): 2016-21.
-
30Abbasi S, Ayoob T, Malik A, Memon SI. Perceptions of students regarding e-learning during Covid-19 at a private medical college. Pak J Med Sci. 2020 ;36(COVID19-S4): S57-S61.
-
2
Avaliado pelo processo de double blind review.
-
FINANCIAMENTO
Declaramos não haver financiamento.
Editado por
Datas de Publicação
-
Publicação nesta coleção
10 Jul 2023 -
Data do Fascículo
2023
Histórico
-
Recebido
13 Fev 2023 -
Aceito
30 Mar 2023