Com respeito ao artigo “Avaliação do aproveitamento do aluno em Nefrologia: estudo comparativo entre o método expositivo tradicional e o método de aprendizagem baseado em problemas”, do professor Ivan de Mello Araújo, da Faculdade de Medicina de Marilia - FAMEMA e das professoras Rita de Cássia Tibério Araújo e Maria Cláudia Cabrini Grácio da Faculdade de Filosofiia e Ciências da Universidade Estadual Paulista, tecemos breves comentários.
É louvável a tentativa da condução de estudos comparativos avaliando o desempenho de estudantes que desenvolvem diferentes currículos, contudo devemos ter em mente que o olhar dirigido a projetos político-pedagógicos com ideologias e metodologias diversas pressupõe cuidados vitais na análise de quaisquer dados ou informações colhidas.
A visão disciplinar do currículo tradicional se contrapõe à óptica interdisciplinar do currículo em construção no Curso de Medicina da FAMEMA; a pedagogia da transmissão de conhecimentos contrasta-se com metodologias ativas como a aprendizagem baseada em problemas - ABP, onde não há “aprendizado”, finito, estanque, mas sim aprendizagem, processo contínuo, busca permanente, que valoriza o estudante (de studiu, aplicação zelosa, a dor) enquanto sujeito de sua própria aprendizagem, em oposição ao “aluno” (de alumnu, “criança que se dava para criar”) que recebe passivamente a instrução.
Assim, submeter estudantes em processos e momentos distintos de formação a uma provo de conhecimentos com 40 testes de múltipla escolha, e comparar seu desempenho na disciplina de Nefrologia constitui de fato uma análise válida de “aproveitamento”?
Resposta a questões com “intensidade alta na categoria atualidade” permitem medir a utilização de periódicos pelos estudantes submetidos a exposições diferentes aos conteúdos avaliados?
Currículo e formação são movimento, e necessitam de estudos que registrem esta dinâmica. Eis o desafio da avaliação de estudantes que desenvolvem diferentes currículos: estamos querendo comparar o incomparável?
Ricardo Shoiti Komatsu
Datas de Publicação
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Publicação nesta coleção
23 Jun 2021 -
Data do Fascículo
Jan-Apr 2002