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Integração ensino-serviço-comunidade no âmbito rural em Toledo, no Paraná

Teaching-service-community integration in the rural scope in Toledo, in Paraná

Resumo

Introdução:

A integração ensino-serviço com vivências que incluam ambientes rurais na prática clínica é fundamental para o ensino de uma realidade mais próxima ao Sistema Único de Saúde.

Objetivo:

Este estudo teve como objetivo analisar a visão dos usuários, estudantes de Medicina e profissionais de saúde de uma unidade de saúde sobre a integração ensino-serviço-comunidade no âmbito rural.

Método:

Trata-se de um estudo qualitativo realizado com esse público, sendo 15 entrevistas ao todo, em que se utilizou o referencial teórico fenomenológico-hermenêutico para construção das categorias de análise.

Resultado:

Os estudantes e profissionais identificaram como vantagens da Estratégia Saúde da Família na área rural o menor número de pessoas adscritas e o melhor acesso ao serviço. Tal fato contribui para a longitudinalidade do cuidado e a adesão dos usuários às propostas terapêuticas.

Conclusão:

O estudo aponta questões relevantes para fomentarmos o estágio rural nos currículos de escolas médicas, como a possibilidade de vínculos mais estruturados com a comunidade e com a equipe de saúde.

Palavras-chave:
Educação Médica; Serviços de Saúde Rural; Atenção Primária

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