Acessibilidade / Reportar erro

Transtornos mentais comuns em estudantes de medicina: prevalência e fatores associados

Resumo

Objetivo:

Este estudo teve como objetivo estimar a prevalência de transtornos mentais comuns (TMC) entre estudantes de Medicina e os fatores associados a esse agravo.

Método:

Trata-se de um estudo de corte transversal, do tipo censo, realizado com estudantes de Medicina, do primeiro ao oitavo semestre, de uma universidade pública na Bahia. Utilizou-se um questionário autoaplicável contendo Self-Reporting Questionnaire (SRQ-20), International Physical Activity Questionnaire (IPAQ - forma longa) e variáveis sociodemográficas, escolares, ocupacionais e de saúde. A análise multivariada foi efetuada usando a regressão de Cox para estudos transversais.

Resultado:

Avaliaram-se 556 estudantes (289 mulheres e 267 homens), o que representa 90,2% da população-alvo. A prevalência geral de TMC encontrada foi de 53,3%, 78,8% dos estudantes afirmaram que se sentem nervosos, 56,8% mencionaram que dormem mal, e 6,5% apontaram que têm ideias de acabar com a própria vida. Após análise multivariada, os seguintes fatores mantiveram associação com maior prevalência de TMC: não possuir graduação prévia (49% a mais de TMC), ter uma autopercepção de saúde desfavorável (53%), não ser dessemestralizado (20%) e fazer uso de tabaco (19%). Neste estudo, atividade física não teve efeito protetor para os TMC.

Conclusão:

A prevalência de TMC entre os estudantes de Medicina mostrou-se elevada e se associou principalmente à autopercepção de saúde desfavorável. Os resultados obtidos demonstram a necessidade de que as políticas institucionais voltadas à saúde mental e à diminuição do sofrimento psíquico dos estudantes sejam mantidas e ampliadas.

Palavras-chave:
Transtornos Mentais; Estudantes de Medicina; Saúde Mental; Exercício Físico; Estudos Transversais

Associação Brasileira de Educação Médica SCN - QD 02 - BL D - Torre A - Salas 1021 e 1023 | Asa Norte, Brasília | DF | CEP: 70712-903, Tel: (61) 3024-9978 / 3024-8013, Fax: +55 21 2260-6662 - Brasília - DF - Brazil
E-mail: rbem.abem@gmail.com