Resumo em Português:
Resumo: O artigo descreve o desenvolvimento e a aplicação de um inventário para avaliação da adequação de textos didáticos de Medicina. Os itens do instrumento foram derivados de principias da teoria instrucional e de dados empíricos. Na aplicação do instrumento, dezenas de professores de cinco disciplinas cl/nicas distintas responderam ao inventário, examinando o texto apropriado dentre cinco livros correspondentes àquelas disciplinas. A análise das respostas demonstrou a confiabilidade do inventário e revelou três dimensões com sua consistência interna. Verificou-se ainda que o instrumento distinguiu significativamente os textos examinados em termos das dimensões identificadas. As informações gerais obtidas forneceram subsidias incorporados a um documento de análise e avaliação sobre textos didáticos de Medicina.Resumo em Inglês:
Summary: The development and application of an inventory to assess the adequacy of medical textbooks are described. The ten-item tool was derived from empirical data and principles of instructional theory. The inventory was used by a large number of teachers associated with five different clinical courses to assess a particular textbook pertaining to their specialty. The analysis of the responses showed the reliability of the inventory. Factor analysis revealed three dimensions compatible with the internal consistency of the tool. It was also found that the inventory significantly differentiates the textbooks assessed on the basis of the adequacy dimensions identified. The general information obtained contributed data that was incorporated to a report on the analysis and evaluation of medical textbooks.