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Open-access Revista Brasileira de Educação Médica

Publicação de: Associação Brasileira de Educação Médica
Área: Ciências Da Saúde, Ciências Humanas Versão impressa ISSN: 0100-5502
Versão on-line ISSN: 1981-5271

Sumário

Revista Brasileira de Educação Médica, Volume: 20, Número: 2-3, Publicado: 1996

Revista Brasileira de Educação Médica, Volume: 20, Número: 2-3, Publicado: 1996

Document list
EDITORIAL
UMA NOVA VISÃO DO ENSINO MÉDICO Chaves, Mário M.
ARTIGO ORIGINAL
DESAFIOS DA AVALIAÇÃO DO APRENDIZADO: DIFICULDADES E OPORTUNIDADES Sobral, Dejano Tavares

Resumo em Português:

Resumo: Uma visão construtiva da avaliação do aprendizado leva em conta a identificação de dificuldades e a busca de oportunidades de melhoria na condução do processo. O texto define a problemática e enfatiza dois aspectos do processo avaliador: quais são as facetas do aprendizado a serem aferidas e como medir as evidências pertinentes. Por fim examina-se a relação da avaliação do aprendizado com o desenvolvimento docente.

Resumo em Inglês:

Summary: A constructive vision of the assessment of learning in medical education entals both the identification of difficulties and the search for opportunities of improvement. The article defines the problem-frame of the evaluation process and emphasizes two main points: the features of learning to be assessed and how to assess the related evidence. Finally, the relationship of assessment of learning and teacher development is briefly dealt with.
ARTIGO ORIGINAL
PROMOVENDO O APRENDIZADO DE CIÊNCIA MÉDICA BÁSICA (NEUROFISIOLOGIA) POR RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS (PBL) Bartoszeck, Amaury B.

Resumo em Português:

Resumo: O ensino de ciência, médica básica (neurofisiologia) apoiando na resolução de problemas (problem-based learning) almeja ser um método de aprendizagem ativa que envolve raciocínio, e procura enfrentar a memorização passiva do conhecimento. É apresentado um tutorial de como desenvolver "problemas", com classificação de níveis e uma descrição de experiência em progresso.

Resumo em Inglês:

Summary Basic medical science teaching (neurophysiology) aided by problem-based learning intends to be a method where active learning is applied to cope with a tendency to know facts by heart without reasoning. A tutorial shows how-to create and classify problems and an experience in progress using this procedure is described.
ARTIGO ORIGINAL
A INFORMAÇÃO RETIDA PELO PACIENTE: ESTUDO EM UM HOSPITAL ESCOLA Cataldo Neto, Alfredo Bôas, Patrícia Fuhro Vilas Martins, Fernando Paula Bridi, Luciana de Oliveira Martinho, Maurício Möller Amaral, Paula Carolina Veiga Do Machado, Rita de Cássia Alam

Resumo em Português:

Resumo: O estudo avalia a informação retida pelo paciente no Hospital São Lucas/PUC RS - Porto Alegre. Dos entrevistados, 80,80% sabem qual parte do corpo é afetada; 66,90%, o nome da doença; 48,70%, o nome do médico; 45,20%, afina/idade dos medicamentos; 34,70%, o nome desses; e 20,80%, a causa da doença. Quanto ao atendimento, os pacientes classificaram-no como ótimo (50,4%), bom (43,5%), razoável (4,3%) e ruim (17%). A única variável sócio- demográfica a influenciar o nível de informação/e o grau de instrução atribuída a uma melhor compreensão, a uma melhor informação aos pacientes de nível cultural mais elevado ou a ambas. A diferença entre grau de satisfação, alto e porcentual de informação retida baixo é discutida pelos autores. Citam-se os aspectos médico-legais da informação e são feitas recomendações na tentativa de aumentar a retenção da informação prestada, melhorando com isso a qualidade da relação médico-paciente.

Resumo em Inglês:

Summary This study evaluates the information retained by patients at São Lucas Hospital/PUCRS - Porto Alegre. Of those interviewed, 80,80% know what part of their body is affected, 69,90%; know the name of the disease, 48,70% know the name of/ their physician, 45,20% the purpose o/ the medication, 34,70% the name of the medication and 20,80% the cause of the disease. As to quality of care, the patients rated it as excellent (50,40%), good (43,50%), fair (4,30%) and bad (1,70%) The only social demographic variable which influenced the level of information was schooling, either because they found it easier to understand or because belter information was provided to patients with a higher level of education, or both. The Difference between a high degree of satisfaction and percentage of information retained is discussed by the authors. Legal aspects pertaining to medical information are mentioned in an attempt to increase the ability to recall the information provided, thus improving the doctor patient relationship.
ARTIGO ORIGINAL
AVALIAÇÃO EDUCACIONAL NA ÁREA DA SAÚDE Mezzaroba, Leda

Resumo em Português:

Resumo: O presente trabalho objetivou verificar, entre periódicos indexados e produção científica catalogada, a frequência de publicações que enfocaram a avaliação educacional na Área da Saúde, de 1981 a 1992. A metodologia empregada privilegiou na análise a categorização dos textos segundo gênero, tendência temática e distribuição por sub-área de concentração. Concluiu-se que a procura por cursos de pós-graduação é incipiente; a frequência de publicações sobre o assunto foi relativamente pequena no período levantado e restrita a publicações específicas sobre o Ensino Médico; na maioria dos artigos a temática esteve relacionada à avaliação de disciplinas, ao desempenho do aluno e à mensuração. Detectou-se, porém, um conhecimento em construção que parece buscar a transformação do ato avaliatório em processo contínuo e diagnóstico, indo além da simples classificação.

Resumo em Inglês:

Summary This work verify the number of scientific publications and journals. Focusing educational evaluation in the Health Area from 1981 to 1992. Text categories were analyzed according to gender, focused theme and distribution of topics in sub-areas. lt was observed that the search for a post-graduation course in the Educational Area by health professionals has been incipient; the number of publications about this subject matter within the period under investigation was somewhat small and restricted to Medical Education and most articles focused only evaluation of disciplines, student 's performance and measurement. However, knowledge which is in process and in search of changing evaluation into a continuous and diagnostic process and not just a simple classification system has been detected.
ARTIGO ORIGINAL
O ENSINO DE GENÉTICA NA MEDICINA: COMO OS ALUNOS PERCEBEM A GENÉTICA CLÍNICA Souza, Carolina F.M Schwartz, Ida V. D. Ruschel, Sílvia P. Puga, Ana Cristina Reis, Alexandre M. Costa, Fabrício S. Dias, Ricardo P. Flores, Renato Z. Schuler, Lavínia

Resumo em Português:

Resumo Considerando a genética como uma área de rápido avanço nas áreas biomédicas e de inclusão recente como disciplina nos currículos das faculdades de medicina, procura-se verificar o grau e o tipo de conhecimento por parte dos alunos de medicina da Universidade Federal do Rio Grande do Sul - Brasil sobre o papel do geneticista como especialista médico, bem como avaliar a influência da disciplina de genética médica na modificação dos conceitos prévios relativos à esta questão .Para tanto, foram aplicados dois questionários padronizados no primeiro e último dia de aula nos semestres de 1992/2 e 1993/1. Nos questionários PRÉ disciplina as principais funções atribuídas ao médico geneticista foram relacionadas a pesquisa e laboratório (32%). Nos questionários PÓS disciplina as atribuições passaram a ser estudo e diagnóstico de síndromes (29,1%). Aconselhamento genético (26,1%) e tratamento (17,2%). As diferenças foram estatisticamente significantes (P<0,01).

Resumo em Inglês:

Summary Genetics has been advanced faster in the biomedical areas and recently had been included as a course in the curriculum of the medicine schools. Taking those facts into consideration, this study intends to verify the type and degree of knowledge of the students of medicine of the Federal University of Rio Grande do Sul (UFRGS) - Brazil in relation to the role of the geneticist as a medical specialist, before and after taking the Medical Genetics course, regularly offered at the Medical School Of UFRGS, and the influence of this course on the modifications of their previous notions on the subject. Two Types of standard questionnaires were applied on the first and the last day of two class semesters (92/2 and 93/1). In PRE questionnaires, the main functions attributed to the clinical geneticist were related to research and laboratory (32%); in POST questionnaires, emphasis was given to study diagnoses (29,1%), genetic counselling (26,1%) and treatment (17,2%). The differences were statistically significant (p<0.01)
ARTIGO ORIGINAL
A FACULDADE DE MEDICINA INFLUENCIA A OPINÃO DOS ESTUDANTES SOBRE O ABORTO? Lucas, Lilian Schwarz Belmonte, Sandra Ferreira Barros, Fernando C. César, Juraci A.

Resumo em Português:

Resumo Um estudo realizado entre 453 estudantes dos dez primeiros semestres da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Pelotas, RS, mostraram que 7,2% destes eram totalmente contrários a práticas abortivas, 17,8% eram totalmente favoráveis e 75% as admitiam sob circunstâncias especiais. As variáveis que estiveram associadas com opiniões mais liberais a respeito de abortamento foram: maior idade dos entrevistados, estudo em semestres mais avançados da Faculdade, experiência sexual e práticas contraceptivas, experiência pessoal com situações de abortamento, e ausência de credo religioso. Embora todas estas variáveis pareçam contribuir para a opinião sobre aborto, é possível que a frequência à Faculdade de Medicina possa ter uma influência independente, uma vez que seu efeito ficou ainda mais forte quando as possíveis variáveis de confusão, já citadas, foram controladas através de regressão logística.

Resumo em Inglês:

Summary A survey conducted among 453 medical students enrolled in the first ten semesters at the Faculty of Medicine of the Universidade Federal de Pelotas, RS, Brazil, showed that 7.2% were completely against abortion, 17,8% positioned themselves as totally favorable, and the remaining 75% admitted abortive practices under special circumstances. Variable associated with a more liberal opinion about abortion were: increased age, longer attendance to the Faculty of Medicine, sexual experience and contraceptive practices, personal experience with abortion situations, and agnosticism. lt is possible that the effect of the Faculty of Medicine on the liberalization of opinion about abortion may be independent from the other variables, as this effect became even stronger after adjusting for possible confounding variables, through logistic regression analysis.
ARTIGO ORIGINAL
AVALIAÇÃO DE HABILIDADES CLÍNICAS POR EXAME OBJETIVO ESTRUTURADO POR ESTAÇÕES, COM EMPREGO DE PACIENTES PADRONIZADOS: Descrição de dois métodos (Parte I) Troncon, Luiz Ernesto de Almeida Foss, Norma Tiraboschi Voltarelli, Julie César Dantas, Roberto Oliveira

Resumo em Português:

Resumo Neste trabalho, descreve-se a sistemática adotada para a aplicação, de dois métodos inovadores de avaliação objetiva de habilidades clínicas. A técnica de exame clínico objetivo estruturado por estações, com o uso de pacientes padronizados, foi preparada para ser aplicada na avaliação final dos estudantes que concluirem uma disciplina que visa ensinar a realização da Observação Clínica (Anamnese e Exame Físico) na Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto. Foram elaboradas 6 estações com duração de 6 minutos cada. Duas estações foram ocupadas por pacientes simulados, para avaliação de tomada de história clínica. As 4 estações restantes foram ocupadas com pacientes reais para a avaliação de aspectos do exame físico. Em todas as estações previu-se também, avaliar a interação do estudante com os pacientes. Nas 4 estações de exame físico, o estudante tem, ainda, que responder a questões breves sobre os achados encontrados. O desempenho dos estudantes em cada estação será avaliado por docentes com o emprego de protocolos de observação estruturados e padronizados, cujos conteúdos são descritos neste artigo.

Resumo em Inglês:

Summary: We describe the procedures adapted for the application, of an Objective Structured Clinical Examination (OSCE) using Standardized Patients (SP) for the assessment of basic clinical skills of junior medical students at Ribeirão Preto Medical School. This OSCE comprised 6 stations lasting 6 min each. Two stations were staffed by Sps for evaluation of history-taking skills. The other stations had real patients with true signs, for assessment of physical examination skills. Performance of the examinees was evaluate by faculty members using detailed checklists, the contents of which are fully described in this paper.
ARTIGO ORIGINAL
AVALIAÇÃO DE HABILIDADES CLÍNICAS POR EXAME OBJETIVO ESTRUTURADO POR ESTAÇÕES, COM EMPREGO DE PACIENTES PADRONIZADOS; Uma aplicação no Brasil (parte lI) Troncon, Luiz Ernesto de Almeida Foss, Norma Tiraboschi Voltarelli, Julio César Dantas, Roberto Oliveira

Resumo em Português:

Resumo: Neste trabalho, descrevemos os resultados da aplicação, do exame clínico objetivo estruturado por estações, com emprego de pacientes padronizados, para avaliação final de 41 estudantes que concluíram a disciplina de Semiologia Geral da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto . Foram construídas 6 estações, com duração de 6 minutos cada, para avaliação de aspectos da tomada da história clínica em pacientes simulados e da realização do exame clínico em pacientes reais. Uma semana após o exame, os estudantes responderam a um questionário com itens sobre sua percepção da prova. A aplicação destes métodos permitiu a obtenção de informações muito detalhadas, tanto sobre o desempenho geral dos estudantes, como sobre virtudes e defeitos da disciplina que os mesmos haviam acabado de cursar. A percepção dos estudantes sobre aspectos gerais do exame, como seleção de tarefas, casos e conteúdos foi satisfatória. No entanto, relataram dificuldades importantes com o controle do tempo em cada estação e referiram que o exame foi muito estressante. Estes fatores, que podem estar ligados a aspectos de ordem cultural mais amplos, devem ser levados em consideração quando da introdução, em outros centros, destes métodos inovadores de avaliação de habilidades clínicas, já consagrados em outros países.

Resumo em Inglês:

Summary We describe the application of an Objective Structured Clinical Examination (OSCE) Standardized Patients (SP) for the assessment of basic clinical skills of Junior medical students at Ribeirão Preto Medical School. This OSCE comprised 6 stations lastng 6 min each. Two stations were staffed by Sps for evaluation of history-taking skills. The other stations had real patients with true signs, for assessment of physical examination skills. Performance of the examinees was evaluated by faculty members using detailed checklists. One week later, students answered a questionnaire with items on their perception of the examination. Faculty members were impressed with the quality of the information provided by the exam, which allowed them to confidently discriminate students regarding their performance level. Also, the assessment revealed a number of flaws in the course, which prompted the relevant corrections backed by objective data. Students were fairly comfortable with clinical cases, tasks and contents, but reported serious difficulties with time management and regarded the examination to be remarkably stressful. These factors, which might be associated with broader cultural aspects, should be taken into consideration when running OSCEs for the first time.
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