Resumo em Português:
Resumo: Apresentam-se as atividades realizadas em um programa de promoção a saúde junto ao Projeto dos Meninos, que atende 40 adolescentes em situação de risco psicossocial, ligado a um centro comunitário em Uberaba (MG). As atividades são desenvolvidas por docentes do Departamento de Medicina Social e acadêmicos do primeiro ano de medicina durante um semestre letivo, buscando não somente contribuir para compreensão da realidade circundante, estudando-a em diálogo com outros setores, mas também para incorporação de valores transcendentes, como direitos humanos, solidariedade, e ética e responsabilidade social. Foram realizadas visitas domiciliares e discussão de temas de saúde através de equipe constituída de acadêmicos de medicina, adolescentes e educadores do Projeto, entre outros. Os resultados das discussões são compartilhados com a equipe do Programa de Saúde da família que atua na microárea, servindo de subsidio para que desenvolvam também ações junto àquela população. O processo evidenciou entre os acadêmicos resistência inicial a conhecera realidade social dos meninos, a assumir compromisso com aspectos de saúde-doença daquela comunidade e a desenvolver atividades conjuntas. Durante o processo, ocorreu mudança para comportamento mais afetuoso de ambos os grupos (meninos e estudantes) troca de informações e experiências, bem como elaboração conjunta de eventos educativos. Esta atividade fez com que, de um lado, os alunos pudessem estar atuando na promoção à saúde física e mental dos meninos e, de outro, pudessem estar refletindo sobre seu compromisso social e a importância do trabalho em equipe, habilidades que deverão ser exercidas pelo futuro médico.Resumo em Inglês:
Abstract: This study discusses the activities carried out in a health promotion program conducted with the Boys' Project, which involves 40 adolescents at psychosocial risk affiliated with a community center in Uberaba, Minas Gerais State. The activities, lasting one semester, are conducted by faculty members from the Department of Social Medicine and first-year medicine students, aimed at helping understand the surrounding reality (studying it through a process of dialogue with other social segments) and incorporating more highly-developed values like human rights, solidarity, ethics, and social responsibility. Activities included home visits and discussion of health themes through a team consisting of medical students, adolescents, and teachers from the Boys' Project among others. Results of the discussions are shared with the staff of the Family Health Program working in the area, serving as back-up to develop activities with the target population. The process showed that medical students were initially resistant to learning about the boys' social reality, assuming a commitment vis-à-vis health/disease aspects in the community, or developing joint activities. During the process a change occurred towards a friendlier behavior among both groups (boys and medical students), exchange of information and experiences, and the collaborative preparation of, educational events. Students were thus able to help promote the boys' physical and mental health, while reflecting on their own social commitment and the importance of teamwork, essential skills for their future practice as physicians.Resumo em Português:
Resumo: O ensino médico realizado predominantemente em hospitais não enfatiza a prevenção primária das doenças mais prevalentes. A hipertensão arterial (HA), assintomática e desconhecida pela maioria dos seus portadores, é importante fator de risco para complicações cardiovasculares e renais. A prevenção primária e a detecção precoce são as formas mais efetiva de evitar suas complicações. Neste projeto, estudantes de medicina foram preparados para apresentar palestra aos alunos do ensino médio com o, objetivo de: despertar nos estudantes de medicina, a responsabilidade educativa e a participação social; alertar uma população “livre” da doença para os perigos da HA; reforçar hábitos saudáveis que impedem o aparecimento e a progressão da hipertensão e de outras doenças cardiovasculares; formar multiplicadores da informação e estimar a prevalência de HA nesta população, determinando a pressão arterial (PA) de uma parcela dos alunos. As apresentações conceituam HA, suas causas, consequências e como evitá-la. Há muita receptividade dos alunos e educadores ao projeto. Questionários preenchidos antes e depois das apresentações mostram que o desconhecimento sobre as características da doença é a regra, e o aprendizado muito bom. Em análise de 542 alunos (média de idade de 17 anos), encontramos 15% com PA elevada, predominando nos rapazes e nos alunos com maior índice de massa corporal.Resumo em Inglês:
Abstract: Medical education is predominantly hospital-based and fails to emphasize primary prevention of the most prevalent diseases. Hypertension, which is asymptomatic and unknown to most hypertensive individuals, is an important risk factor for cardiovascular and renal complications. Primary prevention and early detection are the most effective approaches to avoid such complications. In this project, medical students were trained to give talks to high school students, with the following objectives; to develop social responsibility in medical students; to alert a disease-free population to the dangers of hypertension; to reinforce healthy life styles in order to avoid the development and progression of hypertension and other cardiovascular diseases; to create multipliers of this knowledge; and to estimate the prevalence of hypertension by measuring blood pressure in a sample of students. Presentations focus on the concept of hypertension, its causes and consequences, and how to prevent it. Both students and teachers were highly receptive to the project. Pre- and post-questions showed that ignorance of the disease is the rule and that the learning experience was highly positive. An analysis of 542 students (mean 17 years) showed 15% with high blood pressure, predominantly in males and those with higher body mass index.Resumo em Português:
Resumo: Os currículos atuais dos diversos cursos de graduação médica quase nunca valorizam o aperfeiçoamento pedagógico dos seus formandos. A qualificação profissional do professor, o simples conhecimento da matéria que se deve ensinar é apenas uma condição necessária, mas não suficiente, ao desenvolvimento do trabalho pedagógico. O desempenho dos professores da disciplina de Bases da Técnica Cirúrgica e da Anestesia foi avaliado pelos alunos do sexto semestre de graduação da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Ceará, que haviam cursado a disciplina no semestre anterior. Eles responderam um questionário de 15 itens, utilizando uma escala de pontuação que variava de 0 = “não sei” a 5 = “sempre”. O desempenho dos professores (média = 3,289, DP = 0,679) foi considerado, de maneira geral, adequado, principalmente no estímulo ao estudo e preocupação com o aprendizado. A preocupação maior concentrou-se na qualidade e conteúdo das aulas formais e na afeição de conhecimentos. Apesar do elevado percentual de titulação acadêmica stricto sensu, apenas um dos professores tinha formação pedagógica superior. Foi demonstrada preocupação com a qualidade das aulas, a assiduidade e a postura ética, em detrimento de maior atenção ao estudante na sola de aula e fora dela.Resumo em Inglês:
Abstract: Most medical curricula emphasize the various medical practices and skills, but little relevance is ascribed to the development of teaching knowledge and experience during undergraduate training. Whenever medical professors select strategies to achieve proposed learning objectives, they are applying a known teaching methodology. Medical knowledge and academic degrees alone do not turn highly skilled physicians into competent teachers. More is needed to attain teaching proficiency. Student´s perception of the actual role of faculty members was used to evaluate their teachers´ performance. Students that had completed their introductory surgical training were asked to rate the professors' work. They answered 15 different questions, using a 5-point scale with 0 = “don’t know” and 5 = “always”. Overall teacher performance was considered satisfactory (mean = 3,289, SD = 0.679). However, attention to the development of students' intellectual skills and effective learning was extremely low according to the students´ evaluation. Although most teachers have academic degrees (Master´s or PhDs), their evaluation by students highlighted the need to improve undergraduate teaching methodology.Resumo em Português:
Resumo: Realizou-se uma enquete com 51 estudantes de medicina presentes ao XXXV Congresso Brasileiro de Educação Médica com o objetivo de identificar as atitudes de estudantes interessados em ensino médico em relação a quatro práticas médicas heterodoxas (PMHs) mais usadas no Brasil. Foram investigados o grau de conhecimento, eficácia, interesse na aprendizagem, utilidade e recomendação para implantação nos currículos das escolas médicas e nos serviços públicos de saúde da acupuntura, fitoterapia, hipnose e homeopatia. Mais da metade dos estudantes manifestaram alto interesse em conhecer melhor as PMHs e consideram que elas deveriam ser ensinadas nas Escolas Médicas Brasileiras, de forma opcional (86%) ou obrigatória (9%). Embora mais de 80% dos entrevistados admitisse estar pouco ou nada informado sobre as PMHs, 60% entendem que elas são bastante ou extremamente eficazes. Para dois terços da amostra, a homeopatia, a fitoterapia e a acupuntura deveriam estar disponíveis na rede pública de saúde, cabendo aos médicos a responsabilidade pela prescrição ou uso das PMHs. Os estudantes de medicina interessados em educação médica admitem conhecer pouco, porém acreditam que as PMHs podem ser bastante eficazes, devem ser oferecidas rotineiramente na rede pública de saúde e querem ser mais bem treinados ou informados sobre elas durante o curso de graduação.Resumo em Inglês:
Abstract: Heterodox or complementary medicines are prescribed by many Braziljan physicians but are not regularly taught m medical schools. We conducted a survey of 51 Brozilian medical students attending a national congress on medical education to determine their attitudes towards four complementary medicines prescribed by physicians in Brazil. Questions were asked of extent of knowledge, efficacy, interest in learning, usefulness, and recommendation for implementation in medical school curricula and public health services in relation to acupuncture, homeopathy, hypnosis and phytotherapy. More than half of the students showed laugh interest in learning complementary medicines and felf that courses should be taught in Brazilian medical schools, whether as optional (86%) or mandatory credits (9%). Although more than 80% of the sample admitted to having little or no information on complementary medicines, 60% claimed they were very or extremely effective. According to two-thirds of the sample, physicians should generally be responsible for prescribing complementary medicines and public health services should routinely offer them to benefit patients. Brazilian medical students interested in medical education are poorly informed about complementary medicines and believe they can be very effective and should be provided routinely in public health services. They also wish to be better trained or informed about them.Resumo em Português:
Resumo: Estudou-se o perfil do egresso da Faculdade de Medicina de São José do rio Preto (Famerp), graduado de 1973 a 1998, com relação a dados sociodemográficos, estudos pós-graduados, escolha de especialidade em carreira, inserção no mercado de trabalho, nível de satisfação profissional, retorno financeiro, acesso à informação técnico-científica e percepção atual de sua formação acadêmica. Utilizou-se um questionário auto-aplicável, remetido pelo correio a uma amostra aleatória de 1.200 ex-alunos, com retorno de 302 respostas. Os dados apontam um formando jovem, aumento do contingente de mulheres ao longo das décadas, tendência a aumento da jornada de trabalho, formas diversas de atuação e permanência no interior do estado de São Paulo. Mostram também uma maioria satisfeita com sua área de especialidade, baixa evasão da profissão e tendência à busca de aprimoramento, o que corrobora dados da literatura.Resumo em Inglês:
Abstract: This study focused on the profile of gradutes from the São José do Rio Preto School of Medicine (Famerp), São Paulo State, from 1973 to 1998 in relation to sociodemographic data, graduate studies, choice of career specialty, participation in the labor market, level of professional satisfaction, financial return, access to technical and scientific information, and current perception of undergraduate training. A self-answered questionnaire was used, sent by mail to a random sample of 1.200 alumni/ae, with 302 responses. The data indicate young graduates, an increase in the female contingent in recent decades, a trend towards an increased work load, various forms of professional activity, and that most graduates had remained in the interior of the State of São Paulo. The majority were also satisfied with their field of specialty, with a low attrition rate and a search for continuing education, which corroborates data from the literature.Resumo em Português:
Resumo: A investigação abrange, no conjunto, a percepção e a avaliação da formação médica na UFRJ por cinco segmentos nela envolvendo direta (alunos docentes, gestores e egressos da Faculdade de Medicina) ou indiretamente (usuários das unidades hospitalares da UFRJ). São apresentados os resultados parciais do segmento dos alunos, cuja análise forneceu indicadores teóricos para a investigação dos demais segmentos. Categorias teóricas comuns subsidiam a elaboração dos instrumentos de avaliação a serem aplicados aos demais grupos, de modo a obter um panorama global da formação. O estudo desenvolvido nessa fase consistiu em: a) seleção da amostra; b) formação, pré-testagem e aplicação dos questionários; c) análise dos resultados dos questionários aplicados. Os critérios de interpretação derivaram do cruzamento entre as demandas e críticas dos alunos e os objetivos e proposições do currículo vigente, sem perder de vista as condições da formação do médico na UFRJ, objeto da pesquisa. Os pontos que emergiram desse cruzamento foram agrupados em temas.Resumo em Inglês:
Abstract: This research covers the perception and evaluation of medical training at the Federal University in Rio de Janeiro (UFRJ) by groups directly involved (students, faculty, administrators, and alumni) or indirectly involved (user of University hospital services). The article discusses partial results for students, proving theoretical indicators for investigating the others groups. Common theoretical categories supported the elaboration of evaluation instruments to be applied in the other groups, in such a way as to obtain an overview of medical training. The study developed in this phase consisted of the following: a) sample selection; b) formulation, pre-testing, and application of questionnaires, and c) analysis of results of questionnaires. The interpretation criteria resulted from a cross-analysis of the demands and criticisms by students and the objectives and proposals of the prevailing curriculum, without losing sight of physician training conditions at UFRJ, the object of the study. The points emerging from this cross-analysis were grouped thematically.Resumo em Português:
Resumo: São comentadas as possibilidades, necessidades e oportunidades de inserção do aluno de medicina no Sistema de Saúde durante o período da graduação.Resumo em Inglês:
Abstract: The author describes the Possibility and necessity of medical students participating directly in the health system during their undergraduate training.Resumo em Português:
Resumo: Discorre-se sobre a desumanização das relações professor-estudante-médico-paciente e a necessidade de seu resgate. São apontados sinais da deformação do ensino e dadas algumas sugestões para preservar, no produto final da escola médica, o profissional comprometido com a pessoa do paciente.Resumo em Inglês:
Abstract The author comments on the lack of humanity in physician-patient and faculty-student relationships and the need to restore such values. She identifies some distortion in the physician training process and provides suggestions to keep professionals committed to the patient as a person.Resumo em Português:
Resumo: Ainda persistem as discussões sobre se a medicina possui uma moral interna, que estaria representada pela bioética. Alternativamente a bioética tem sido considerada como um método para resolver problemas éticos na clínica. Este artigo apoia o caráter disciplinar da bioética e sua função em refletir sobre a moral interna das práticas biomédicas. O principialismo não oferece uma análise suficiente rigorosa, como tampouco fazem as propostas mals pragmáticas. Baseado na mudança de caráter que está modificando a prática da medicina, se propõe redesenhar o currículo com base em 06 temas que estão marcando o futuro da medicina: o predomínio do econômico, sofisticação tecnocientífica, a erosão entre saúde e enfermidade e entre medicina terapêutica e medicina dos desejos, a ênfase na medicina preventiva e pública e, finalmente, as repercussões de todas estas mudanças na realidade sanitária latinoamericana. Estes novos desafios requerem um debate axiológico renovado, mediado por uma bioética rigorosamente disciplinar, que amplie o âmbito moral dos educandos mals além do que somente dar-lhes uma competência alogorítmica para resolver problemas ético-clínicos.Resumo em Espanhol:
Resumen: Aún persisten discusiones acerca de si la medicina posee una moral interna, que estaría representada por la bioética. Alternativamente, la bioética ha sido considerada como un método para resolver problemas éticos en clínica. El presente artículo apoya el carácter disciplinario de la bioética y su función en reflexionar sobre la moral interna de las prácticas biomédicas. El principialismo no ofrece un análisis de suficiente rigor, como tampoco lo hacen las propuestas más pragmáticas. Baseado en el cambio de carácter que está modificando la práctica de la medicina, se propone rediseñar el currículo en base a 6 temas que están marcando el futuro de la medicina: el predominio de lo económico, la sofisticación tecnocientífica, la erosión entre salud y enfermedad y entre medicina terapéutica y medicina desiderativa, el énfasis en medicina preventiva y pública y, finalmente, las repercusiones de todos estos cambios en la realidad sanitária latinoamericana. Estos nuevos desafíos requieren un debate axiológico renovado, mediado por una bioética rigurosamente disciplinada, que amplíe el ámbito moral de los educandos más allá de sólo darle una competência algorítmica para resolver problemas ético-clínicos.Resumo em Inglês:
Abstract: The internal morality of medicine is still under debate, as is the role of bioethics in representing this morality or, alternatively, serving as a problem-solving method. The present artiele supports the disciplinary character of bioethics and its function in reflecting upon the internal morality of medical practice. Principlism, as well as the more pragmatic approaches, lack analytic rigour to create a solid theoretical background for bioethics. Based on manifest changes in the medical paradigm, a restructuring in the teaching of bioethics is suggested, which takes into account the following areas of impending change in medical practice: the predominance of economic factor, the high-tech sophistication of medicine, the erosion of the distinction between health and disease and between needs and desires, the increasing influence of preventive medicine and public health and, finally, the repercussions of these changes on the health-care scenario in Latinamerica. All these challenges require a new approach to values involved, and a disciplinary bioethical reflection almed at enlarging the moral realm of medical students way beyond the mere competency of solving ethical problems in elinical situations.