Acessibilidade / Reportar erro
Revista Brasileira de Educação Médica, Volume: 48, Número: 4, Publicado: 2024
  • Estudante com perfil de dominância na Aprendizagem Baseada em Problemas: percepção dos docentes e discentes Artigo Original

    Coelho, Weldma Karlla; Araujo, Laryssa Gomes de; Caminha, Maria de Fátima Costa; Falbo, Ana Rodrigues

    Resumo em Português:

    RESUMO Introdução: A Aprendizagem Baseada em Problemas ocorre por meio do trabalho em pequenos grupos, facilitado pelos tutores, devendo haver contribuição de todos para o alcance dos objetivos de aprendizagem. O estudante com perfil dominante pode desequilibrar essa dinâmica do grupo. Objetivo: Este estudo teve como objetivo compreender, na perspectiva da aprendizagem colaborativa, os significados atribuídos pelos docentes e discentes à presença do estudante com perfil dominante no grupo tutorial. Método: Realizaram-se dois estudos, de natureza qualitativa, com tutores e estudantes de uma faculdade do Nordeste do Brasil. O primeiro estudo objetivou compreender a percepção dos docentes sobre presença do estudante dominante no grupo tutorial. Para tanto, utilizaram-se entrevistas semiestruturadas para coleta das informações. A população foi composta por tutoras da graduação de Fisioterapia, com mais de dois anos facilitando grupos tutoriais. O segundo estudo objetivou compreender os significados atribuídos por discentes à presença do perfil de dominância nas tutorias. Utilizou-se o grupo focal como método de coleta. Participaram estudantes de Medicina dos quatro primeiros anos do curso. O processo de análise e interpretação das falas dos dois estudos foi ancorado nos pressupostos teóricos da aprendizagem colaborativa, os quais também serviram de referência para elaboração do roteiro das entrevistas e do grupo focal. Adotou-se a técnica da análise de conteúdo de Bardin. Os estudos foram aprovados pelo Comitê de Ética em Pesquisa com CAAE nº 26191119.5.0000.5569 e CAAE nº 38005320.5.0000.5569, respectivamente. Resultado: Os tutores e estudantes enfatizaram a diversidade encontrada no perfil de dominância. Caracterizaram o estudante com esse perfil como colaborativo, participativo e preparado. Apontaram também características de impaciência, dificuldade em escutar e aceitar colocações contrárias às suas, além de comportamento intrusivo, silenciando e limitando a participação de outros. As tutoras reforçaram a dificuldade em lidar com o estudante dominante, inclusive em dar feedback. Os discentes relataram que os tutores, perante o estudante dominante, não percebiam a ausência de colaboração no grupo e apresentavam insegurança para intervir. Conclusão: Os discentes expressaram tolhimento e insegurança diante da presença do estudante dominante, com prejuízo na construção do conhecimento do grupo e no desempenho individual, bem como decepção quanto à atuação do tutor. Os tutores demonstraram reconhecer as sutilezas dentro do perfil de dominância, apesar de suas dificuldades em intervir adequadamente.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Introduction: Problem-Based Learning occurs through work in small groups, facilitated by tutors, and everyone is expected to contribute to the achievement of the learning objectives. The presence of a dominant profile student could lead to some imbalance in the group dynamics. Objective: to understand, from the perspective of collaborative learning, the meanings attributed by tutors and students to the presence of the dominant profile student in the tutorial group. Methods: two qualitative studies with tutors and students were conducted at a university in northeastern Brazil. The first aimed to understand the tutor’s perception of the presence of the dominant student in the tutorial group. Semi-structured interviews were used to collect information. The population consisted of tutors from the physiotherapy undergraduate course with more than two years facilitating tutorial groups. The second study aimed to understand the meanings attributed by students about the presence of the dominance profile in tutoring. Information was collected by focus group. The study population consisted of medical students from the first four years of the course. The process of analysis and interpretation was anchored in the theoretical assumptions of collaborative learning, which also served as a reference for the development of the interviews and focus group scripts. Bardin’s content analysis technique was adopted. The studies were approved by the Research Ethics Committee, CAAE: 26191119.5.0000.5569 and CAAE: 38005320.5.0000.5569. Results: tutors and students highlighted the diversity within the dominance profile. They characterized the student with this profile as collaborative, participatory and prepared. They also pointed out characteristics of impatience, difficulty in listening and accepting arguments contrary to their own. In addition, they reported intrusive behavior, silencing and limiting the participation of others. The tutors reinforced the difficulty in dealing with the dominant student, especially when giving feedback. The students reported that tutors, when facing the dominant student, did not perceive the lack of collaboration in the group and were insecure to intervene. Conclusion: the students expressed embarrassment and insecurity when faced with presence of the dominant student, leading to losses in the construction of group knowledge and individual performance, as well as disappointment in relation to the tutor’s performance. The tutors showed they recognize subtleties within the dominance profile, despite difficulties in adequately intervening.
  • Empatia e espiritualidade em estudantes e residentes de Medicina Artigo Original

    Dedivitis, Rogério Aparecido; Matos, Leandro Luongo de; Castro, Mario Augusto Ferrari de; Castro, Andrea Anacleto Ferrari de; Giaxa, Renata Rocha; Tempski, Patricia Zen

    Resumo em Português:

    RESUMO Introdução: A empatia tende a diminuir ao longo da formação médica. A relação entre espiritualidade e empatia não tem sido amplamente explorada. Objetivo: Este estudo teve como objetivo correlacionar empatia e religiosidade/espiritualismo por meio de questionário voluntário, entre estudantes e residentes de Medicina. Método: Trata-se de um estudo transversal exploratório por meio de um questionário online para preenchimento voluntário entre estudantes de medicina e residentes, composto por: dados sociodemográficos, questionário de empatia e questões sobre religiosidade/espiritualismo. Resultado: De 1.550 convites, 273 participantes voluntários responderam (17,6%). A maioria era católica (103 - 37,7%), seguida de agnósticos (84 - 30,8%), protestantes e kardecistas (27 - 9,9% cada). A Escala de Empatia de Jefferson apresentou pontuação média de 120,4 (de 90 a 140). Não se constatou correlação entre a crença religiosa e o grau de empatia. Ambos os conceitos não indicaram diferença significativa ao longo do período da educação médica. Conclusão: Empatia e religiosidade/espiritualismo não apresentaram correlação entre estudantes e residentes de Medicina.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Introduction: Empathy tends to decline throughout the course of medical training. The relationship between spirituality and empathy has not been widely explored. Objective: To correlate empathy and religiosity/spiritualism by means of a voluntary questionnaire applied to medical students and residents. Methods: This is an exploratory cross-sectional study using an online questionnaire completed on a voluntary basis by medical students and residents, consisting of: socio-demographic data, an empathy questionnaire and questions about religiosity/spiritualism. Results: From 1,550 invitations, 273 volunteer participants responded (17.6%). Most were Catholic (103 - 37.7%), followed by agnostics (84 - 30.8%), and Protestants and Kardecists (27 - 9.9% each). The Jefferson Empathy Scale had a mean score of 120.4 (from 90 to 140). Religious belief and degree of empathy did not present any correlation. Neither concept presented significant difference over the course of medical training. Conclusion: Empathy and religiosity/spiritualism did not present any correlation among medical students and residents.
  • Estudo sobre fatores que influenciaram concluintes do curso de Medicina na futura carreira Artigo Original

    Onuki, Maria Eduarda Oliveira; Alves, Marcela Lourenço; Skylis, Robert Reis; Amorim, Eduarda Gomes de; Bizetti, Gabriel Bertoldi; Abujamra, Julia; Figueira, Laura Jesus Pedrosa; Focaccia, Roberto

    Resumo em Português:

    RESUMO Introdução: Os avanços da medicina desencadearam um aumento significativo do grau de especialização dos médicos. Entretanto, apesar da crescente procura dos médicos por especialização, existe escassez de profissionais em determinadas áreas, o que torna relevante compreender os fatores e as barreiras que influenciam os alunos de Medicina na tomada da carreira futura. Essa decisão passa por inúmeras reflexões, e o tema tem sido extensamente abordado no mundo tudo. Objetivo: Esta pesquisa visou estudar os principais fatores e motivações que levaram os estudantes do sexto ano da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Metropolitana de Santos (Unimes) a escolher a especialidade médica. Método: Trata-se de um estudo observacional transversal com abordagem quantitativa. Foi realizada uma análise estatística não paramétrica em que se utilizaram a linguagem R versão 4.2.3 e o teste exato de Fisher para testar as hipóteses. Dos 106 alunos matriculados, apenas 90 participaram voluntariamente da pesquisa. Resultado: Na pesquisa, 57 alunos identificaram-se como do gênero feminino e 33 como do masculino, sendo a maioria entre 23 e 26 anos. A grande área médica mais desejada foi a clínica médica (35,6%), seguida da clínica cirúrgica (23,2%), ginecologia e obstetrícia (22,2%) e pediatria (11,1%), sendo as duas últimas escolhidas, majoritariamente, pelo gênero feminino. Entre as especialidades citadas, destacou-se a anestesiologia (13,3%). Os principais fatores e motivações de influência foram: “qualidade de vida e retorno financeiro” (55,6%) e “presença de docente do internato” (53,3%), porém sem significância estatística como as especialidades escolhidas. A área da clínica médica se correlacionou estatisticamente com “oferecer maior envolvimento integral com o paciente, permitindo melhor assistência, além de prática ambulatorial” e a clínica cirúrgica e ginecologia e obstetrícia com “prática de procedimentos invasivos e atendimento de emergência, e predomínio de prática hospitalar”. Dos concluintes, 30% mudaram de opinião durante a graduação e 32,3% pretendem atuar como médicos generalistas e realizar especialização posterior. Conclusão: Este estudo demonstra como diversos fatores dentro da graduação exercem influência direta na escolha da carreira médica pelos estudantes de Medicina. Estudos adicionais são necessários, assim como estratégias de aconselhamento acadêmico, com a finalidade de esclarecer as oportunidades possíveis para cada área médica.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Introduction: Advances in medicine have triggered a significant increase in the degree of specialization of doctors. However, despite the growing demand for doctors to specialize, there is a shortage of professionals in certain areas, urging the need to understand the factors and barriers that influence medical students’ decision-making about their future careers. Such decisions are subject to countless reflections and the topic has been extensively discussed worldwide. Objective: This research aimed to study the main factors and motivations that led sixth-year students at Medical Sciences College of the Metropolitan University of Santos (UNIMES,2023) to choose their medical specialty. Method: This is a cross-sectional, observational study with a quantitative approach. Non-parametric statistical analysis was performed using the R language version 4.2.3 and Fisher’s exact test was used on hypotheses. Of the 106 enrolled students, only 90 voluntarily participated in the study. Result: Of the participants, 57 identified as female and 33 as male, with the majority aged between 23 and 26 years. The most desired large medical area was General Internal Medicine (35.6%), followed by Surgery (23.2%), Gynecology and Obstetrics (22.2%), Pediatrics (11.1%), the latter two being favored primarily by women. Prominent among the specialties mentioned was Anesthesiology (13.3%). The main influencing factors and motivations were: “quality of life and financial return” (55.6%) and “presence of teaching staff at the internship” (53.3%), however, with no statistically significance for the chosen specialties. The area of the General Internal Medicine was correlated statistically with “Offers more comprehensive involvement with the patient, allowing better care, in addition to outpatient practice” while Surgery and GO correlated with “Practice of invasive procedures and emergency care, and predominance of hospital practice”. Thirty percent of the graduates changed their minds during undergraduate training and 32.3% intend to work as general practitioners and specialize at a later stage in their career. Conclusion: This study demonstrates how several factors within undergraduate training have a direct influence on students’ choice of medical career. Further studies are needed, as well as academic counseling strategies, in order to clarify the possible opportunities for each medical area.
  • Efeito de grupos de apoio entre pares na saúde mental de estudantes da saúde Artigo Original

    Campos, Rosana Teresa Onocko; Val, Matheus Drummond do

    Resumo em Português:

    RESUMO Introdução: Os grupos de apoio entre pares se valem do construto do apoio social e são formados por membros que apresentam características comuns. Os grupos podem ser utilizados em diversos contextos para a manutenção da saúde mental de seus participantes. Em 2020, criaram-se os grupos de apoio entre pares da FCM/Unicamp, nos quais, para avaliar os efeitos na saúde mental de seus participantes, foi realizada a pesquisa apresentada neste artigo. Objetivo: Este estudo teve como objetivo avaliar o efeito dos grupos de apoio entre pares na saúde mental de estudantes universitários da área da saúde, visando compreender as percepções deles, assim como comparar o apoio social percebido pelos participantes e não participantes dos grupos. Método: Para análise qualitativa, realizaram-se entrevistas em profundidade com os participantes dos grupos, que posteriormente foram submetidas à análise temática. Resultado: Observou-se que a criação de uma identidade grupal e a identificação de problemas comuns aos participantes auxiliaram na construção do vínculo que, por sua vez, foi essencial para o exercício da função de apoio social dos grupos. Conclusão: Tem-se reforçado o efeito benéfico e protetivo dos grupos para a saúde mental de seus participantes. Assim, concluímos que os grupos de apoio entre pares são uma estratégia de apoio social versátil e viável de se aplicar em ambientes universitários, podendo auxiliar na manutenção do bem-estar psicológico de seus participantes.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Introduction: Peer support draws on social support and is formed by members who share common characteristics; the group can be used in different contexts to maintain the participants’ mental health. FCM/Unicamp peer support groups were created in 2020. This research was conducted to assess the effects of these groups on the participants’ mental health. Objective: To evaluate the effects of peer support groups on the mental health of health students; to understand the views of those students and compare the view of participants and non-participants regarding social support. Method: For qualitative analysis, in-depth interviews were carried out with participants and subsequently subjected to thematic analysis. Results: It was observed that the creation of a group identity and identification of common problems helped to build bonds which, in turn, were essential for the groups’ social support function. Conclusion: Qualitative analysis reinforced the beneficial and protective effect of the groups on the participants’ mental health. Thus, we conclude that peer support is a versatile and viable social support strategy to be applied in university environments, helping to maintain the participants’ psychological well-being.
  • Mentoria entre pares na transição para ciclo clínico na Famed/UFVJM: percepções dos estudantes participantes Artigo Original

    Melillo, Vitória Teixeira; Chagas, Afonso Pena de Azevedo; Leite, Roberta Vasconcelos

    Resumo em Português:

    RESUMO Introdução: Na educação médica, programas de mentoria entre pares fomentam que alunos mais experientes ajudem colegas iniciantes no seu desenvolvimento. Mentorear o indivíduo durante sua vida universitária é uma maneira de oferecer suporte especialmente em momentos de transição, possibilitando o debate de tópicos relevantes muitas vezes não contemplados no currículo formal, como desempenho acadêmico, saúde mental e soft skills. Objetivo: Este estudo teve como objetivo compreender as contribuições da mentoria entre pares na transição para o ciclo clínico desenvolvida em uma escola médica, a partir da percepção dos estudantes participantes. Método: Trata-se de estudo transversal, descritivo, com abordagem qualiquantitativa. Foram realizadas três jornadas de mentoria entre pares, com quatro a seis encontros semanais entre grupos de discentes mentores do sexto ao décimo período e mentorados do quarto. Houve atividades voltadas ao aprendizado de habilidades médicas, discussão de casos clínicos, treinamento de anamnese e comunicação médica, além do compartilhamento de vivências. Os alunos participantes foram convidados a responder, anonimamente, a questionários online autoaplicados antes do início e após o último encontro. Realizaram-se análises estatísticas simples, frequências absoluta e relativa das variáveis concernentes às questões fechadas, e análise temática das respostas às questões abertas. Resultado: Participaram das três jornadas 144 estudantes: 99 mentorados e 45 mentores. Destes, 66% dos mentorados e 86% dos mentores responderam aos questionários. Pela visão da ampla maioria, a mentoria se mostrou efetiva, trazendo benefícios para mentorados e mentores. Os mentorados mencionaram que se sentiram mais preparados para as próximas atividades envolvendo atendimento ambulatorial e mais satisfeitos com o próprio desenvolvimento acadêmico e com as atividades de capacitação em habilidades de comunicação médica ofertadas pelo curso. Os mentores relataram que seus mentorados também os prepararam para avançar no curso e que auxiliaram no desenvolvimento pessoal e acadêmico. Conclusão: A mentoria entre pares na transição para o ciclo clínico revelou-se estratégia promotora de desenvolvimento acadêmico e pessoal, na percepção dos participantes, estimulando o engajamento dos estudantes, tanto mentores quanto mentorados, no processo de ensino-aprendizagem. Mais estudos com metodologias diversas, como aplicação de escalas, acompanhamento prospectivo ou análise de indicadores de êxito, podem incrementar a compreensão das contribuições da mentoria entre pares para a formação dos futuros médicos.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Introduction: In medical education, peer mentoring programs encourage more experienced students to help beginner colleagues in their development. Mentoring the individual during university life is a way of offering support, especially during periods of transition, enabling the debate of relevant topics often not covered in the formal curriculum, such as academic performance, mental health and soft skills. Objective: To understand the contributions of peer mentoring in the transition to clinical rotations at a medical school, based on the views of the participating students. Method: Cross-sectional, descriptive study with quantitative and qualitative approach. There were 3 mentoring journeys between peers, with 4 to 6 weekly meetings between groups of student mentors from the third to fifth year and mentees from the second year. There were activities focused on learning medical skills, discussing clinical cases, training in anamnesis and medical communication, in addition to sharing experiences. Participants were invited to anonymously answer self-applied online questionnaires before the beginning and after the last meeting. Simple statistical analyses were performed, absolute and relative frequencies of the variables concerning the objective questions; and thematic analysis of responses to discursive questions. Result: 144 students participated in the 3 journeys: 99 mentees, 45 mentors. 66% of mentees and 86% of mentors answered the questionnaires. The vast majority reported a view that showed mentoring to be effective, bringing benefits to mentees and mentors. The mentees expressed feeling more prepared for the next activities involving outpatient care, more satisfied with their own academic development and with the training activities in medical communication skills offered by the course. Mentors reported that their mentees also prepared them to advance in the course and that they helped with personal and academic development. Conclusion: According to the views of the participants, the peer mentoring in the transition to clinical rotations proved to promote academic and personal development, stimulating the engagement of students, both mentors and mentees, with the teaching-learning process. More studies with different methodologies, such as the application of scales, prospective follow-up or analysis of success indicators may enhance our understanding of the contributions of peer mentoring to the training of future physicians.
  • Avaliação de programa de residência em medicina de família e comunidade pela ótica dos médicos residentes Artigo Original

    Guimarães, Samuel Carvalho; Guimarães, Emanoella Pessoa Angelim; Souza Júnior, Otenberg Nogueira de; Machado, Maria de Fátima Antero Sousa; Freitas, Roberto Wagner Júnior Freire de; Nuto, Sharmênia de Araújo Soares

    Resumo em Português:

    RESUMO Introdução: A residência médica (RM) é considerada acadêmica e profissionalmente o método padrão ouro no ensino de médicos egressos da universidade. O Programa Integrado de Residência em Medicina de Família e Comunidade (PIRMFC) de Fortaleza, no Ceará, reúne os programas da Universidade Federal do Ceará, da Escola de Saúde Pública do Ceará e da prefeitura, e é o primeiro do gênero em larga escala, contando com cerca de 70 residentes na primeira edição, implantado em uma capital, paralelamente ao processo de implantação da rede de serviços da Estratégia Saúde da Família (ESF) pela prefeitura. Objetivo: Este estudo teve como objetivo avaliar um PIRMFC a partir da ótica dos residentes. Método: Trata-se de uma pesquisa exploratória, com abordagem qualitativa, utilizando o modelo de Kirkpatrick no seu primeiro nível: reação e satisfação dos residentes. A coleta de dados foi realizada com a participação de 18 residentes (R2) em cinco grupos focais, no segundo semestre de 2020. Aplicaram-se também questionários com perguntas fechadas para caracterização da amostra, seguidas de questões de múltipla escolha graduadas em escala Likert. Os dados qualitativos foram examinados pela técnica de análise temática, e os quantitativos, por meio de frequências simples e percentuais. Resultado: Identificaram-se as seguintes categorias principais: estratégias de ensino-aprendizagem, avaliação do processo ensino-aprendizagem, produção de autonomia, transferência da formação para a prática, fragilidades e potencialidades da residência. Os residentes compreendem a responsabilidade que têm no atendimento médico diário, ainda que como aprendizes. Eles demonstram insegurança como sujeitos da formação, sentindo-se mais confortáveis quando são colocados no papel passivo. Contudo, os discentes do programa reconhecem a metodologia ativa de ensino-aprendizagem como adequada para o ensino de adultos, mas precisam que as estratégias estejam voltadas para a resolução de problemas comuns à prática profissional deles. Conclusão: O programa não conseguiu firmar bases para o engajamento dos residentes em algumas estratégias ativas simuladas de ensino-aprendizagem, como grupos tutoriais. É preciso valorizar as experiências e competências adquiridas heterogeneamente pelos residentes para compor momentos de equalização do aprendizado, buscando o protagonismo do aluno em vez da imposição de conhecimentos.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Introduction: Medical Residency (MR) is considered, both academically and professionally, the gold standard method in teaching university graduates. The Integrated Residency Program in Family and Community Medicine (PIRMFC) in Fortaleza-CE brings together the programs of Universidade Federal do Ceará, the School of Public Health of Ceará and the City Hall of Fortaleza and is the first of its kind on a large scale, with about 70 residents in the first edition, implemented in a capital city, concomitantly with the process of implementation of the Family Health Strategy (ESF) service network by the City Hall. Objective: To evaluate an Integrated Residency Program in Family and Community Medicine, from the perspective of resident doctors. Method: This is an exploratory study, with a qualitative approach, using the Kirkpatrick model in its first level, reaction and satisfaction of residents. Data collection was carried out with the participation of 18 residents (R2) in five Focus Groups, in the second half of 2020. Questionnaires with closed questions were also applied to characterize the sample, followed by multiple-choice questions graded on a Likert scale. The qualitative data were analyzed by the Thematic Analysis technique and quantitative data through simple frequency and percentage. Results: The following main categories were identified: Teaching-learning strategies, Evaluation of the teaching-learning process, Production of autonomy, Transfer of training into practice, Weaknesses and Potentialities of the residency. Residents understand the responsibility they have in daily medical care, even if they are apprentices. They felt insecure as training subjects, feeling more comfortable when they are placed in the passive role. On the other hand, the program students recognize the active teaching-learning methodology as adequate for teaching adults but need strategies to be used to solve common problems in their professional practice. Conclusion: The Program was not able to establish the basis for the engagement of residents in some simulated active teaching-learning strategies, such as Tutorial Groups. It is necessary to value the experiences and competences heterogeneously acquired by the residents to constitute moments of equalization of learning, seeking the student’s protagonism instead of the imposition of knowledge.
Associação Brasileira de Educação Médica SCN - QD 02 - BL D - Torre A - Salas 1021 e 1023 | Asa Norte, Brasília | DF | CEP: 70712-903, Tel: (61) 3024-9978 / 3024-8013, Fax: +55 21 2260-6662 - Brasília - DF - Brazil
E-mail: rbem.abem@gmail.com